AFOGADOS DA INGAZEIRA - MEMÓRIAS Guest Book

Caso você queira colocar seu registro, clique aqui!


 Registros de 1401 a 1440 do total de 5233 [Anterior] [Próximo]

Júnior Queiroz

Amigos, o ditado mais certo, e é incrível crer que é um ditado certo, diz: PORQUE DEUS MUITO O AMOU, CEDO O CHAMOU.
Meu Deus, como é difícil perder pessoas amigas. Porque os melhores amigos é que vão? Não tenho palavras, escrita e muito menos o saber para dizer o meu sentimento com a perda de um grande amigo. De nada vale dizer que estive com Junior pela manhã e a noite ligar para Fabiano e saber do lamentável acidente.
Indo para Petrolina, onde iria participar da Fenagri, recebi a triste notícia e de logo voltei, não porque o traria de volta, como ninguém traria, mas vim para o último adeus ao meu amigo Junior Queiroz.
Quem o conhecia de perto feito eu, sabe da falta que sentiremos deste ser humano, de personalidade forte e de ação por demais.
Vai amigo, se o nosso Pai te chamou é porque Ele está precisando de alguém para construir caminhos e abrir estradas para os corações bondosos.
Saudades de você sentiremos meu amigo.

Pedro Araújo
Afogados da Ingazeira, PE Brasil - 26-Maio-2012 / 19:37:11


Milhares de pessoas acompanharam o sepultamento do jovem empresário afogadense Júnior Queiroz no final desta tarde de sábado 26, em Afogados da Ingazeira.

Fernando Pires
Afogados da Ingazeira, PE Brasil - 26-Maio-2012 / 18:55:34

Yane Marques garante o bronze em última competição antes de Londres
Destaque do pentatlo brasileiro, atleta pernambucana conquista na China sua segunda medalha em finais da Copa do Mundo

Yane Marques encerrou sua temporada de competições antes dos Jogos Olímpicos de Londres subindo ao pódio. A pentatleta garantiu neste sábado a medalha de bronze da etapa de Chengdu, na China, a última da Copa do Mundo. Esta foi a segunda vez que a atleta brasileira ficou entre as três primeiras colocadas da competição.
Sempre entre as 10 primeiras colocadas, a brasileira Yane Marques, presença garantida em Londres 2012, foi a única brasileira a se classificar para a final da etapa chinesa. Na combinação dos cinco esportes, a pernambucana somou 5.200 pontos e ficou atrás apenas da lituana Laura Asadauskaite (ouro) e da atleta da Grã-Bretanha Heather Fell.
A primeira prova disputada foi a esgrima, onde a pernambucana acumulou 954 pontos e fez a quarta melhor campanha, com 23 vitórias. Já na natação, Yane fez o segundo melhor tempo (2m15s59). No hipismo, cometeu algumas penalidades, somando mais 1.096 pontos. Mas foi o combinado que garantiu o terceiro lugar da brasileira.
Desde a sua estreia em Copas do Mundo, em 2008, essa é a quarta vez que a pentatleta brasileira vai a uma final. Além do bronze, conquistado nesse sábado, Yane subiu ao pódio em 2009, quando levou a prata na edição carioca do evento. [Por GLOBOESPORTE.COM - Chengdu, China]

_______________________________________________________

Yane Marques conquista medalha de bronze em mundial na China
Com o resultado, pernambucana está na sexta colocação no ranking mundial

A pernambucana de Afogados da Ingazeira Yane Marques fez bonito neste sábado (26) em Chengdu, na China, ao conquistar a medalha de bronze na última etapa do Mundial de Pentatlo Moderno. Ela disputou a prova com 36 atletas de 22 países e seu melhor desempenho aconteceu na natação, quando obtve o segundo lugar. O resultado deixou Yane na sexta posição do ranking da União Internacional de Pentatlo Moderno.
Foi a segunda vez que Yane subiu ao pódio neste circuito internacional e a última prova antes dos Jogos Olímpicos de Londres. Mais que o excelente resultado final, a terceira colocação geral dá confiança à sertaneja na disputa por medalha na Olimpíada. O ouro neste fim de semana ficou com a lituana Laura Asadauskaite, e a prata para a britânica Heather Fell. [Do JC Online]

Fernando Pires
Afogados da Ingazeira, PE Brasil - 26-Maio-2012 / 17:56:11
Às famílias Góes, Araújo e Queiroz, o meu lamento pela precoce perda de mais um conterrâneo.
Assim é a vida.

Tadeu Góes <jt.goes@bol.com.br>
Recife, PE Brasil - 26-Maio-2012 / 13:49:22
Levamos o nosso abraço fraterno a D. Carmem e familiares, nesse momento de dor e luto, rogando a Deus que conforte a todos.

Hélio Ferreira <heliofls@uol.com.br>
Araripina, PE Brasil - 26-Maio-2012 / 10:10:22
Venho em nome da minha Familia Patriota dirigir à família Queiroz os nossos sentimentos pela perda de seu filho querido Moacir Junior.
Deus dê muita força para vcs.....

Vera Lucia Patriota e Sousa <verapatriota@yahoo.com.br>
São Paulo, SP Brasil - 26-Maio-2012 / 1:59:00
À familia Queiroz, nossas condolências.
Deus dará a força necessária a todos.
Família Albuquerque

Jaci Albuquerque <jacialbuquerque13@hotmail.com>
Recife, PE Brasil - 25-Maio-2012 / 20:30:45
Aos familiares de Junior Queiroz apresentamos nossas condolências.

Edson Bigodão <edsoncsiqueira@yahoo.com.br>
Caruaru, PE Brasil - 25-Maio-2012 / 14:58:45
Eu, em nome da minha família, venho por meio desta mensagem expor todo nosso sentimento pela perda de Moacyr Júnior. Carmen e família, que Deus ilumine e console a vida de vocês!
VALENTE
É preciso ser valente para entender um Deus Que nos leva de repente a mesma vida que deu / Que plantou essa semente, com a própria mão colheu / É preciso
É preciso ser valente para enxergar no escuro / Ver a vida como é e acreditar que há futuro / Se pra nós o fruto é verde, pra Deus deve estar maduro / É preciso
Não morre não, não morre não, / Apenas se encantou / De homem virou estrela, / Em estrela se disfarçou
É preciso ser valente pra aceitar sua vontade / Mesmo quando dói na gente, rouba nossa mocidade, / Ontem estava aqui presente, hoje já virou saudade / É preciso
É preciso ser valente para enfrentar o mundo / Compreender que ele nasce e morre a cada segundo / O que nos parece o fim, pra ele é começo de tudo. / É preciso (Maria Célia Monteiro, Nizan Guanaes & Grace Gomes)

Sineide <sineide@zipmail.com.br>
Salvador, BA Brasil - 25-Maio-2012 / 14:48:45
Neste momento de dor enviamos nossos votos de condolências à família Queiroz, pelo falecimento de Júnior, às 13h de hoje, em Caruaru. Para sua mãe D.Carmem, sua esposa, filhos e irmãos, pedimos que o Pai lhes dê o conforto necessário à superação neste momento tão difícil.
Danizete, Betânia, Patrícia e Darlan.

Danizete Siqueira de Lima <danizete_siqueira@hotmail.com>
Recife, PE Brasil - 25-Maio-2012 / 13:54:27

Moacyr de Queiroz Leite Jr
* 31.07.1972
† 25.05.2012

Faleceu às 13h desta sexta-feira, aos 39 anos, na Clínica Santa Efigênia em Caruaru, o jovem empresário afogadense Junior Queiroz. Anteontem, quarta-feira 23, ele sofreu um acidente em trilha de Jeep em Afogados da Ingazeira, tendo o fígado rompido com a violência.
Levado a Caruaru, ontem teve uma queda de pressão, sinalizando um possível infarto que aconteceu, levando-o à morte.

Fernando Pires
Afogados da Ingazeira, PE Brasil - 25-Maio-2012 / 13:25:42
Fernando tudo bem? Fiquei triste com a noticia do acidente envolvendo o Junior, conheço-o desde criança, quando trabalhei com o pai dele. Vi a foto ele parece com o pai.
Peço a Deus que abençoe que ele logo esteja bem. DEUS ABENÇOE A TODOS.

Fatima Almeida Marques <almeida.marques10@hotmail.com>
Paulinia, SP Brasil - 25-Maio-2012 / 9:57:04

O Preço da imbecilidade

No dia 07/11/2010, aqui neste espaço, escrevi uma matéria com esse mesmo título mostrando a minha indignação pela forma preconceituosa como a paulista Mayara Petruso, estudante de Direito, tinha tratado os Nordestinos.
Inconformada com a derrota do seu candidato, em 31 de outubro de 2010, horas após o anúncio da vitória da então candidata Dilma Rousseff (PT), no segundo turno da eleição presidencial daquele dia, com votação significativa no Nordeste, a estudante colocou em seu perfil no Twitter a seguinte mensagem: “Nordestino não é gente, faça um favor a São Paulo, mate um nordestino afogado”. Que ódio hein?
A mensagem repercutiu em todo o Brasil e provocou indignação não apenas no Nordeste. Mayara que estagiava num escritório de advocacia de renome na capital paulista, foi demitida, abandonou a faculdade e mudou de cidade com medo de represálias. Hoje ela trabalha como operadora de telemarketing. Como não poderia ser diferente, dada a gravidade da ofensa, a seccional pernambucana da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-PE), através do seu presidente Henrique Mariano, apresentou uma notícia- crime ao Ministério Público Federal em São Paulo, pedindo providências.
Hoje, 17.05.2012, folheando o Jornal do Commercio, fiquei felicíssimo ao ver estampado em uma de suas páginas a seguinte manchete: JOVEM CONDENADA POR DISCRIMINAR NORDESTINO. Isso mesmo: A estudante foi condena pela Justiça Federal em São Paulo, a um ano, cinco meses e 15 dias de reclusão, pena convertida em prestação de serviço comunitário e pagamento de multa. A sentença foi proferida pela juíza federal Mônica Aparecida Bonavina Camargo, da 9ª Vara Federal Criminal de São Paulo, no último dia 03.
Seria muito bom que toda história tivesse um desfecho igual a esta. Só assim outras Mayaras da vida pensariam duas vezes antes de destilarem o seu veneno, e a razão jamais daria espaço às idiotices e arrogâncias de quem se julga superiores aos seus semelhantes.

Danizete Siqueira de Lima <danizete_siqueira@hotmail.com>
Recife, PE Brasil - 25-Maio-2012 / 8:42:20

Sobre as Ações do Ministério Público em Afogados da Ingazeira

Coletiva com o Dr. Agnaldo Fenelon, procurador geral do Ministério Público de Pernambuco, Dra. Norma Sales, presidente da AMPPE e o Dr. André Silvani, CAOPE, área do Meio Ambiente, em Afogados da Ingazeira-PE, no dia 22.05.2012

- 1ª parte

- 2ª parte

Fernando Pires
Afogados da Ingazeira, PE Brasil - 24-Maio-2012 / 19:11:36

NOTA PÚBLICA SOBRE AÇÕES EM DEFESA DO RIO PAJEÚ

Os Promotores de Justiça de Afogados da Ingazeira vêm a público informar que o Ministério Público do Estado de Pernambuco, através de seus Promotores de Justiça com atuação no sertão do Pajeú, adotarão ações concretas de defesa do Rio Pajeú, acolhendo as legítimas reivindicações da “Caravana em Defesa do Rio Pajeú” e do Comitê da Bacia Hidrográfica, que conta com representantes de diversos seguimentos da sociedade.

Para tanto, como primeiras medidas, serão encaminhados ofícios aos Cartórios de Registro de Imóveis e ao Poder Público dos municípios do Pajeú, solicitando informações cadastrais sobre os proprietários de terras ribeirinhas, com o objetivo de identificá-los para abrir o espaço de esclarecimento sobre as formas de exploração sustentável dos recursos naturais, evitando, assim, a continuidade de atos de exploração que causam danos irreversíveis ao meio ambiente e que seguramente contribuem de maneira decisiva para a “morte” das nascentes do Rio Pajeú.

Essa nota tem a finalidade de dar conhecimento de ação ministerial de relevante interesse ambiental, mas o propósito maior é o de solicitar apoio irrestrito da sociedade afogadense para que, em demonstração de cidadania e comprometimento com o interesse público, abrace essa causa para sair na frente, mais uma vez, em defesa do meio ambiente e da cidadania.

É preciso considerar que essa defesa é, em última instância, defesa de todas as formas de vida , do trabalho humano na agricultura, da flora, da fauna, etc..

Solicitamos, assim, que as pessoas que sejam proprietários de terras que recebem o Rio Pajeú compareçam à Promotoria de Justiça de Afogados da Ingazeira (2ª a 6ª – 08:00 às 18:00) para preenchimento de cadastro que servirá para formalização de contatos posteriores com definição de medidas necessárias ao encaminhamento dessa questão.

As ações terão caráter educativo e de fortalecimento das formas sustentáveis de exploração da água e de outros recursos naturais, ressaltando, porém, que superadas as medidas conciliadoras dos interesses individuais, coletivos e difusos, constatando-se, ainda, casos de dolo e má-fé na exploração econômica desmedida e sem observância das normas ambiental, o Ministério Público terá o dever de tomar as providências necessárias.

“A vida do Rio Pajeú e seus Riachos está em nossas mãos”, essa frase da Caravana em Defesa do Rio Pajeú”, nos fez sentir a grandeza do interesse posto nas mãos de todos nós, não vamos, portanto, assistir a morte do rio pajeú.

Aguardamos a visita dos proprietários ribeirinhos e daqueles que desejem participar de cadastro de voluntários para atuação concreta em defesa do Rio Pajeú.

Salientamos que a proteção do Rio Pajeú pode começar com ações individuais simples, por exemplo, a separação dos resíduos sólidos em suas residências (material reciclável, como garrafas pets, plásticos, vidro, alumínio, papelão, etc.), para que esse material seja mais facilmente aproveitado pelos catadores de material reciclável, evitando que tais produtos sejam canalizados para o Rio Pajeú; a economia de água nas tarefas domésticas.

Informamos que tiveram início em Afogados da Ingazeira – com base em inquérito civil público – ações para viabilizar a coleta seletiva, a adequação do depósito de resíduos sólidos (“lixão”), tratamento humanizado para os catadores, entre outras medidas que serão discutidas em audiências com o poder público municipal.

Por fim, salientamos ser uma deliberação conjunta do grupo de Promotores desta 3ª Circunscrição, em defesa do Rio Pajeú, definida em audiência pública com participação do CAOP do Meio Ambiente, todas as Prefeituras da Região, além de representantes do Ministério do Meio Ambiente, IBAMA, Secretaria do Meio Ambiente, Secretaria de Ciência e Tecnologia, CPRH, COMPESA, IPHAN, CIPOMA, Diocese, entre outros:

a) garantir que todos os municípios implementem um sistema de saneamento global com tratamento integral da água dos esgotos antes de despejar no rio;
b) dar um tratamento adequado ao lixo, com a coleta seletiva e erradicação de lixões de cada município, implantando um aterro sanitário regional;
c) regularizar a situação dos matadouros públicos, fazendo com que os mesmos sejam reformados ou construídos novos, adequados às normas da vigilância sanitária (saúde pública) e normas ambientais.

Afogados da Ingazeira, 24 de maio de 2012.

ANA CLÉZIA FERREIRA NUNES - Promotora de Justiça do Meio Ambiente
LÚCIO LUIZ DE ALMEIDA NETO - Promotor de Justiça da Cidadania
OSCAR RICARDO DE ANDRADE NÓBREGA - Promotor de Justiça Criminal

Fernando Pires
Afogados da Ingazeira, PE Brasil - 24-Maio-2012 / 17:02:06
Informações das emissoras de Rádio de Afogados da Ingazeira dão conta que é grave o estado de saúde de Júnior Queiróz (foto, filho do falecido comerciante Moacyr e Carmen Queiróz).
Na tarde desta quarta-feira 23, quando da realização de um “Trilha”, em Afogados da Ingazeira, dirigindo um Jipe, perdeu o controle do automóvel e capotou sofrendo lesão no fígado. Imediatamente foi transportado para Caruaru e está em coma induzido.
Caso os amigos tenham sangue tipo “B” ou “O” negativo, liguem imediatamente para 87-3838.1014.

Fernando Pires
Afogados da Ingazeira, PE Brasil - 24-Maio-2012 / 13:18:13
Quanto à "INDÚSTRIA DA SECA" eu teria uma mensagem bem eficaz: "... Ai de vós escribas e fariseus hipócritas! pagais o dízimo da hortelã, do endro e do cominho e desprezais os preceitos mais importantes da LEI: a Justiça, a Misericórdia e a Fidelidade. Limpais por fora e por dentro estais cheios de roubo, sois semelhantes aos sepulcros caiados: por fora parecem formosos, mas por dentro estais cheios de hipocrisia e iniquidade. Serpentes, raça de víboras! Como escapareis ao fogo do inferno? Eu os perseguirei de cidade em cidade, para que caia sobre vós todos o sangue inocente derramado sobre a terra."(JESUS CRISTO).

A todo sertanejo sofredor, a cada animalzinho e criação que vi morrer esta semana, todo meu carinho e apreço; Que Jesus faça cair suas Bênçãos nessas regiões, e cada um que se aproveita desta situação para roubar, terá a resposta mais tarde.

Jaci Albuquerque <jacialbuquerque13@hotmail.com>
Recife, PE Brasil - 24-Maio-2012 / 11:11:43

Maria Zilda da Silva Queiróz
* 27.04.1954
† 16.05.2012

Hoje, quarta-feira 23, na Catedral do Senhor Bom Jesus dos Remédios, Afogados da Ingazeira, será realizada missa de 7º dia do falecimento de Maria Zilda.
Os familiares - Nivaldo Alves de Queiróz, Cláudio Kennedy e Sara -, convidam a todos para esse ato de fé cristã.

Fernando Pires
Afogados da Ingazeira, PE Brasil - 23-Maio-2012 / 12:46:05

Ceticismo

Esse Patrice (Oliveira, da Apac) falou agora pela manhã no "Bom Dia Pernambuco" da TV Globo, e disse a mesma coisa que Fernando mencionou abaixo. Só que ele não é DEUS, e como não previu esta chuva que ocorreu segunda feira, também pode ocorrer outras chuvas que não depende dos estudos e nem da vontade dele, e sim do nosso criador dos céus e da terra, e que em momentos de dificuldade vem para socorrer os mais pobres, os mais necessitados, contrariando a previsao destes metereogistas, com todo respeito aos mesmos, aos profissionais desta área. Que venha mais chuvas pela graça de DEUS para eu ver ele dando 'outra desculpa' na midia.
Quando tudo parece estar perdido, nosso Pai eterno manda água em abundância e pão para os que têm sede e fome.
Um abraço a todos os meus conterrâneos.

Manoel Antonio Martins de Moura <martinsmoura@hotamil.com>
Recife, PE Brasil - 23-Maio-2012 / 9:11:50

Chuva registrada no Sertão de PE não deve continuar, diz especialista
'Foi a melhora da morte', disse o meteorologista Patrice Oliveira, da Apac. Região vive o fim do período chuvoso e não deve haver novas chuvas.

Na tarde desta terça-feira (22), no Sertão de Pernambuco, choveu por uma hora na cidade de Arcoverde, que estava em estiagem fazia dois meses. Também há registro de chuva forte no município de Afogados da Ingazeira, no Sertão do Pajeú.
No entanto, o prognóstico não é positivo. “A chuva desta terça-feira no Sertão do Pajeú foi, como se diz, a 'melhora da morte'", disse Patrice Oliveira, meteorologista da Agência Pernambucana de Águas e Clima (Apac). Segundo o especialista, essa chuva foi um caso isolado, resultado da estabilização da frente fria, uma vez que a topografia influi muito no clima do local. Oliveira informou também que não há previsão para mais chuvas, porque já a região vive o fim do período chuvoso.
De acordo com a Secretaria Nacional de Defesa Civil, 72 municípios pernambucanos estão em situação de emergência por causa da estiagem. Aqui na Região Metropolitana do Recife, a previsão para esta quarta-feira é de pancadas de chuva. [[Veja imagens do NETV]](http://g1.globo.com/pernambuco)

Fernando Pires
Afogados da Ingazeira, PE Brasil - 23-Maio-2012 / 7:57:16

Chove no Sertão

Que grande notícia, Fernando, esta de estar chovendo em Afogados e região. Vale mais que 1.000 notícias boas. Acho até que é a melhor para nós sertanejos, que, mesmo à distância, estamos sofrendo e vendo e ouvindo a toda hora as dificuldades que nossa gente, dessa terra querida, vem passando com a estiagem prolongada.
Como já dizia o grande Poeta Euclides da Cunha no livro 'Os Sertões': O certo é "o sertanejo é antes de tudo um forte". Acho esta uma frase correta e que toca em mim quando a pronuncio.
Um abraço para todos e que a chuva continue caindo em Afogados da Ingazeira. Mandem mais reportagens e fotos dessa ótima noticia que é a CHUVA para nós sertanejos.

Manoel Antonio Martins de Moura <martinsmoura@hotamil.com>
Recife, PE Brasil - 22-Maio-2012 / 19:36:37

Mesmo sem previsão...

CHOVE intensamente, desde as 15h30, em Afogados da Ingazeira.

Fernando Pires
Afogados da Ingazeira, PE Brasil - 22-Maio-2012 / 18:35:51

Por E-MAIL

Meu nome é Aron, tenho 23 anos, formado em engenharia e moro em São Paulo. Estou fazendo curso de pilotagem de aviões e gostaria de traçar minha navegação tendo Afogados como meu destino, pois minha família por parte de pai é de Afogados, inclusive meu pai nasceu ai. Gostaria de saber se Afogados possui aeroclube ou alguma pista para pouso, pois pesquisei na Internet e não achei nada.
Atenciosamente,
Aron Bastos (aron@tbe.com.br)

[Aron, acredito que já tenhas recebido informações de um conterrâneo que recentemente tirou o brevê de piloto. (Fernando Pires)]
_______________________________

Por favor, gostaria de saber se existe aí em Afogados da Ingazeira um Conselho Regional de Medicina Veterinária, pois preciso de algumas informações desse órgão e estou sem ter acesso.
Muito Obrigado pela atenção. Mário Paiva da Fonseca (mario.paiva.2008@hotmail.com)

_______________________________Mário, estou buscando contato com algum veterinário na cidade. (Fernando Pires)

Fernando Pires
Afogados da Ingazeira, PE Brasil - 22-Maio-2012 / 14:24:11

TURQUIA

Sede de mais de um império, / Destaque ao “Otomano”, / Foi território “Romano”. / No solo muito minério. / Possui mais de um cemitério, / Do estilo “Bizantino”. Grande plantel de ovinho, / Rico em tapeçaria, / Isto é parte da Turquia, / Reduto de “Constantino”.

É bem característico, / O rosto da mulher turca, / Encoberto pela burca Nos dá um sentido místico / Desde o “período helenístico” / A Turquia é cobiçada / Foi várias vezes tomada, / Várias vezes invadida / Depois de cada investida / Retomou sua jornada. [Leia mais]

Ademar Rafael Ferreira <aherasa@ig.com.br>
Marabá, PA Brasil - 19-Maio-2012 / 17:16:53

Alimentada pela escassez, "indústria da seca" fatura com a estiagem no Nordeste

A seca no Nordeste é sempre sinal de sofrimento para o sertanejo. Mas a falta de chuva também movimenta o meio político e o comércio das cidades atingidas pela estiagem. A chamada “indústria da seca” fatura alto com a falta de alimentos para os animais e de água para os moradores.

O exemplo mais conhecido no sertão –e relatado por diversos moradores ao UOL– é o uso político na distribuição dos carros-pipa, marca registrada do assistencialismo simples. Segundo os relatos, alguns políticos visitam as comunidades e se apresentam como “responsáveis” pelo envio da água. Os moradores também reclamam da alta nos preços de serviços e alimentos para os animais.

A prefeitura nos ajuda muito, nos mandando água por carros-pipa. Às vezes demora, mas sempre vem”, conta a agricultora Maria Gildaci, 66, de Tacaratu (PE), sempre citando que o prefeito é "quem manda" o carro para a sobrevivência dela e da família, que vive em uma pequena casa no sítio Espinheiro.

Falas como a Gildaci, agradecendo os políticos, são comuns, mas a prática está sendo combatida por organizações do semiárido. “Água é um direito, não é dada de favor. Agricultores relatam com frequência que vereadores se apresentam trazendo carros-pipa e que prefeitos estão se utilizando disso para as eleições. Estamos fazendo levantamentos e vamos tentar identificar onde isso está ocorrendo para tomarmos providências”, afirma o coordenador da ASA (Articulação do Semiárido), Naidson Batista.

Para Batista, o uso político da água é histórico no Nordeste, mas vem perdendo força nos últimos anos. “A indústria da seca, na história brasileira, é um instrumento de alguns, em detrimento de outros, para aumento de poder econômico, político ou social de determinado grupos. Embora ela venha perdendo força, não seria possível erradicar uma prática de 400 anos em apenas 10”, afirma.

Segundo o coordenador, os investimentos cobrados, como poços, barragens e cisternas, não foram feitos a contento ao longo dos anos, o que facilitou a política assistencialista. "Isso faz parte da indústria da seca, pois deixa o sertanejo vulnerável, à espera sempre de ações emergenciais."

O diretor do Polo Sindical do Médio São Francisco da Fetape (Federação dos Trabalhadores em Agricultura de Pernambuco), Jorge de Melo, também relata que políticos e fazendeiros ainda se aproveitam da seca para lucrar. “É só começar a escassez de alimentos para ter gente aumentando o preço das coisas. É o que chamam da lei da oferta e procura. Além disso, há um claro uso político, que vem sendo combatido e está enfraquecendo, mas ainda existe no sertão”, diz.

Para tentar reduzir o desvio político da água, o governo de Pernambuco anunciou, na última quarta-feira (16), que os carros-pipa contratados pelo Estado serão equipados com GPS e terão fiscalização dos conselhos de desenvolvimento dos municípios –que ficarão responsáveis por enviar relatórios mensais sobre o cumprimento dos cronogramas. (Carlos Madeiro. Do UOL, em Tacaratu-PE)

Fernando Pires
Afogados da Ingazeira, PE Brasil - 19-Maio-2012 / 15:06:48
É com muita tristeza que leio a notícia do falecimento de Dona Angelita, a melhor, a maior amiga de minha mãe; não tenho palavras pra vcs Nicinha, Leninha Detinha e Miriam Vcs sabem o quanto é valiosa nossa amizade e respeito entre nossas famílias, mas temos o conforto de saber que Irmã Angelita foi pra Glória alegrar o lar de Nosso Senhor Jesus Cristo.
Não posso falar pra minha mamãe porque ela está muito doente, com problema cardíaco.
Meus pêsames minhas irmãs em Cristo.
Fiquem na paz do Senhor.

Robelia Soares de Siqueira André <robeliasoares123@hotmail.com>
Jacopiranga, SP Brasil - 18-Maio-2012 / 23:17:44

Fernando Pires
Recife, PE Brasil - 18-Maio-2012 / 19:41:14

Lei do Silêncio:
AMPPE divulga nota de repúdio


A ASSOCIAÇÃO DO MINISTÉRIO PÚBLICO DE PERNAMBUCO, AMPPE, entidade que congrega os Promotores e Procuradores de Justiça deste Estado, fundada em 17 de junho de 1946, com fundamento no art. 2º, alínea “a”, do seu Estatuto Social, diante de notícias veiculadas na internet, nos dias 14 e 15 deste mês, acerca das ações de enfrentamento da poluição sonora em Afogados da Ingazeira, ao tempo em que repudia o conteúdo equivocado de algumas informações e também os protestos violentos de pessoas incertas naquela cidade, permite-se prestar os seguintes esclarecimentos:

Em Afogados da Ingazeira não ocorreu posicionamento radical por parte dos Promotores que ali atuam de forma conjunta e nem do Ministério Público de Pernambuco.

As medidas, razões e estratégias de enfrentamento da poluição sonora não apenas foram discutidos com a Prefeitura e a sociedade à luz da legislação em vigor, como foi também proposto, submetido e firmado um termo de ajustamento de conduta com o município.

Tais medidas vêm sendo adotadas em todo o Estado de Pernambuco e são fruto de parceria formal entre o Ministério Público, o Estado de Pernambuco (Secretaria de Defesa Social) e o Poder Judiciário, que firmaram um Termo de Mútua Cooperação Técnica sobre o assunto.

Tratam-se de ações permanentes e integradas, cujos resultados e orientações estão dispostos no site que trata do tema: www.somsimbarulhonao.com.br.

Essas ações de caráter institucional, entre várias outras de igual relevância, vêm sendo desenvolvidas pela Instituição em todo o Estado, sempre com o apoio das demais instituições envolvidas e da sociedade.

Tratam do tema da poluição sonora não apenas uma, mas um conjunto de leis, a partir da própria Constituição Federal, destacando-se: o Código Civil Brasileiro, arts. 1.277 a 1.279; a Lei de Crimes Ambientais, arts. 54 e 60; a Lei das Contravenções Penais, art. 42; e a Lei Estadual n. 12.789/2005.

A Constituição Federal de fato assegura o direito ao lazer, ao trabalho, a manifestação e a liberdade religiosa, mas também garante o direito ao descanso, a privacidade e as escolhas de cada indivíduo.

Deve-se primar pela coexistência entre os vários interesses envolvidos e é isso o que foi proposto pelo Ministério Público também em Afogados da Ingazeira, tanto nas discussões em audiências públicas, como no Termo de Compromisso firmado com o Município.

Há soluções técnicas conhecidas que minimizam ou mesmo resolvem qualquer problema relacionado a emissão de sons e ruídos perturbadores e o termo firmado com o Município prevê permanentes ações de educação.

A priorização do enfrentamento do problema se deve à constatação de que a poluição sonora, em suas múltiplas formas e ocasiões, representa um grave problema de saúde e segurança pública, favorecendo o surgimento de sérios problemas de saúde e à criminalidade, tratando-se de uma das mais graves questões ambientais dos centros urbanos.

A exigência legal de licença ambiental para as atividades potencialmente poluidoras sonoras, existe exatamente para prevenir a ocorrência de abusos.

| Destaque-se, portanto, que as medidas adotadas em Afogados da Ingazeira, assim como vem sendo realizado em todo o Estado, não se tratam de imposição subjetiva de qualquer Promotor de Justiça, mas apenas do estrito cumprimento da lei a que todos são obrigados a observar.

Convém, ainda, ressaltar ser estranho ao Ministério Público a instituição ser criticada por exigir o cumprimento da lei, quando são reconhecidas e valoradas positivamente pela sociedade pernambucana as suas ações, as quais constituem importante ferramenta na implementação da cidadania dos pernambucanos, especialmente dos menos favorecidos, obtendo com isso o reconhecimento do trabalho realizado.

Logo, a AMPPE, ao tempo em que repudia críticas infundadas, reitera o compromisso dos seus associados com os valores republicanos por todos defendidos, bem como com a implementação da cidadania plena dos pernambucanos, mesmo porque acredita que apenas dois tipos de pessoas tentam desacreditar as ações institucionais do Ministério Público: os ignorantes, que não as conhecem; e os que, incomodados, são diretamente atingidos pelo atuar dos seus Membros .

A Diretoria

Fernando Pires
Recife, PE Brasil - 18-Maio-2012 / 18:30:48

MPT divulga nota de apoio ao trabalho da
rede de proteção à infância e à juventude no estado


Recife (PE) - Nesta quarta 16, o Ministério Público do Trabalho (MPT) em Pernambuco divulga nota oficial em apoio à atuação dos atores da rede de proteção à criança e ao adolescente no estado. Em função do trabalho que os órgãos responsáveis vem fazendo, na cidade de Afogados da Ingazeira, parte deles tem sido alvo de repressão, inclusive com atos violentos.

NOTA 02/2012 - O Ministério Público do Trabalho (MPT) em Pernambuco vem manifestar apoio à atuação da rede de proteção à criança e ao adolescente, especialmente ao trabalho do Ministério Público do Estado de Pernambuco, através da promotora Ana Clésia Ferreira Nunes, e do Conselho Tutelar na cidade de Afogados da Ingazeira.

Diante das pressões que os órgãos têm sofrido, inclusive com manifestações violentas em suas sedes, o MPT reforça a importância de se combater a prática do trabalho de infantil e informa que novas ações serão adotadas por parte dos órgãos que compõem a rede de proteção à infância e juventude com o objetivo de buscar a erradicação dessa chaga que atinge todo o Estado de Pernambuco.
(Fonte: Ministério Público do Trabalho em Pernambuco)
Mais informações: (81) 2101-3238

Fernando Pires
Recife, PE Brasil - 18-Maio-2012 / 14:24:06
Épocas de estiagem, fenômeno climático típico do semiárido brasileiro, é a melhor época para políticos demagogos fazerem o seu proselitismo e angariar votos dos menos esclarecidos, que infelizmente são a maioria. Essa é uma de tantas outras razões pelas quais ainda não se deu uma solução para esse fenômeno que sempre se repete, em prejuízo da maioria mas em beneficio dos mais "espertinhos".
Some-se todo o dinheiro que já se gastou com a seca do Nordeste que seria mais que suficiente, houvesse vontade de resolver a questão, para transformar todo o Nordeste num imenso e produtivo pomar.
Quanto à dita "revolta popular" contra a promotora de Afogados da Ingazeira, é preciso noticiar que o prefeito atual assinou TAC-Termo de Ajustamento de Conduta, o que significa que sua conduta não estava "ajustada" às suas obrigações legais, para passar a cumpri-las a partir de agora.
Oportuno ressaltar que a omissão não foi apenas do atual prefeito, mas dos anteriores também, quer dizer, da anterior pois na politica de pastoril que reina em Afogados uma hora está no poder o cordão encarnado e outra hora está o azul, isso há mais de 20 anos.

Gilberto Carvalho Moura <gcmouraadv@yahoo.com.br>
Curitiba, PR Brasil - 17-Maio-2012 / 13:09:47

Angelita de Oliveira Lima
13.03.1919 / 16.05.2012

Faleceu ontem, quarta-feira 16, na Casa de Saúde Dr. José Evóide de Moura em Afogados da Ingazeira, aos 93 anos, dona Angelita, viúva de Domingos Ferreira.
O sepultamento foi realizado nesta manhã no cemitério São Judas Tadeu.
Aos familiares, nossos sentimentos.

Fernando Pires
Recife, PE Brasil - 17-Maio-2012 / 12:58:43

Ação do Ministério Público em Afogados da Ingazeira

Recentemente, por acaso, ouvi um jornalista - não vou citar o nome não por esquecimento, mas pela falta de respeito dele para com o Ministério Público de Afogados da Ingazeira -, questionando, na entrevista com a promotora de Afogados da Ingazeira, sobre a manifestação de cinco mil pessoas contra a medida tomada pela promotoria afogadense, se a ação beneficiava os anseios de políticos e empresários ou só a ela mesma. A resposta da promotora foi sábia e precisa e ela não perdeu em um segundo sequer a diretriz da entrevista a qual foi submetida.

Onde já se viu perguntar a promotora se as medidas atendem aos anseios de político e empresário, que na realidade nada fazem pelo povo brasileiro, quando a questão e a ação é uma brilhante medida para barrar os abusos sonoros proporcionado por estes eventos de meia tigela, onde através das decadentes, não digo músicas, mas pútrida barulheira sem nexo, só existe incentivo a degradação dos jovens que ali vão, induzindo-os diretamente ao uso de bebidas alcoólicas e a degradação moral da imagem feminina e masculina independente da idade, como sendo algo normalíssimo e sinônimo de independência ‘psico’ pessoal, quando na realidade são formados os verdadeiros novos idiotas da apática sociedade nordestina, e onde é sabido da existência do tráfico de drogas, começando pelo álcool, existente nestes eventos, que surtem efeitos colaterais onde os pais e mães são os que mais sofrem por verem seus filhos, com a promoção do Estado brasileiro, serem jogados na arena dos vícios que destroem milhões de famílias no Brasil.

Deve ser não só baixado o volume dessa bagunça, dessa porcaria, mas proibido definitivamente tais eventos, e os jovens que ali vão devem através de ações escolares diretas e incessantes serem direcionados às bibliotecas e a internet lógica, para se informarem, aprenderem e se desenvolverem para verem e que o futuro do Brasil também é sua responsabilidade e não apenas seu banal presente, e que com este ato ele constrói seu desenvolvimento pessoal, social e cultural, saindo ele da sua degradação total, onde só são beneficiados as indústrias de bebidas, o cartel das drogas e políticos e jornalistas corruptos que se beneficiam deste êxtase ‘detrimentoso’, onde o interesse dos malas profissionais, que não dão a mínima para o bem estar social, é regido pelo ‘quanto mais leso o povo, mais fácil ele é de ser enganado, trapaceado, manipulado e usado’. É lucro certo em todos os aspectos imagináveis e inimagináveis.

Parabenizo a ação da promotoria pública de Afogados da Ingazeira constituída por Ana Clézia Nunes, do meio ambiente, Lúcio Luiz de Almeida Neto e Oscar Ricardo Andrade, pela brilhante determinação em prol da sociedade em geral, e aconselho as demais promotorias a fazerem o mesmo. Quem sabe estejam dado o andamento para livrarmos nossa despreparada juventude, que se espelha no lixo musical, entre outros lixos que aí estão, e que molda subconscientemente sua pseudo personalidade decadente, e sejam formados rapidamente jovens mais cultos que se interessem principalmente pela literatura.
Não é mole o monte de besteiras também moldadas pelo lixo televiso, que a maioria dos jovens e também vários adultos, conversam sem nenhum propósito lógico nas noites em bancos de praças ou em banais mesas de bares que deveriam ser excelentes ambientes para ótimas ideias e conversas cultas. É terrível o nível de idiotice!

Afogados da Ingazeira tem sorte de ter promotores com personalidade e cultura. Mais uma vez, parabéns a esses promotores.

W.Souza <wltms44@hotmail.com>
Triunfo, PE Brasil - 16-Maio-2012 / 18:23:05
Reitero à minha irmã, as homenagens feitas por meus sobrinhos Fernando e Tidinha.

Paula Pires <paulafpiresp@hotmail.com>
Olinda, PE Brasil - 16-Maio-2012 / 18:16:47
Afogados e sua historia..

O conjunto "Os Unidos" fazia grande sucesso em bailes nessa cidade nos anos 70.
E o maior vocal era de Maria da Paz, filha ilustre dessa cidade...

João Oliveira <jolyvei@bol.com.br>
São Paulo, SP Brasil - 16-Maio-2012 / 17:50:11

Fernando Pires
Recife, PE Brasil - 16-Maio-2012 / 17:45:13
Debate das 10 através da Rádio Pajeú com a Promotora Pública Ana Clézia Nunes (foto), do meio ambiente e os Promotores Lúcio Luiz de Almeida Neto e Oscar Ricardo Andrade, nesta quarta-feira 16 sobre as medidas anunciadas através de recomendações que geraram muitos protestos na cidade de Afogados da Ingazeira.

Fernando Pires
Recife, PE Brasil - 16-Maio-2012 / 14:52:35
Prezado amigo Fernando, gostaria de saber o motivo pelo qual este respeitável blog não registrou o movimento que aconteceu hoje em nossa querida Afogados da Ingazeira, uma vez que este é um dos canais que mais conta dignamente a história de nossa cidade?

_______________________________

Sunnye, ao retornar agora há pouco ao computador, li sua indagação sobre a nossa posição a respeito do momento de tensão em que vive nosso povo. Como é sabido, briguei durante muitos anos pelo direito ao sossego na Avenida Rio Branco e entorno durante esses festejos barulhentos que ocorrem todos os anos e se escolhe aquele logradouro como o melhor para a baderna. Torna-se até cansativo estar rebatendo as mesmas teclas.

Recentemente fiz um comentário e apresentei sugestão sobre os comerciantes de barraquinhas que tiram o seu sustento daquele comércio frente às escolas. Acredito que a determinação seja para evitar que os alunos, durante o recreio, estejam expostos ao trânsito intenso que existe naquelas áreas e também por negligência dessas crianças possa ocorrer algum acidente, serem abordados por criminosos tentando levá-las ao consumo de drogas ou mesmo por pedófilos, pois ficam fora das vistas dos funcionários das escolas.

A minha sugestão foi para que os gestores e o município analisem a possibilidade de localizar os comerciantes nas áreas internas livres das escolas, com a opção de se construir boxes padronizados, trazendo com isso a tranquilidade dos pais, pois os alunos ficariam às vistas de funcionários e professores, livres dos perigos e armadilhas externas.

Com respeito aos outros casos, entendo perfeitamente a apreensão dos pais e mães de família que não se enquadraram nos moldes legais, mas acredito que há de se encontrar uma solução.

Um amigo me escreveu um e-mail e, a nosso pedido, autorizou a divulgação, expondo, também seu ponto de vista: “...Confesso que poderia tê-lo submetido – e até fui tentado - a outros bons companheiros (as) e contemporâneos (as), mas, a fim de evitar polêmicas, fiz uma tempestiva escolha.
O fato é que, independentemente do Anarquismo no Brasil ter-se iniciado em Santa Catarina ou em São Paulo, eu, durante as décadas de sessenta e setenta, participei de alguns movimentos ditos “anarquistas” em oposição ao Regime Militar de 1964, vez que não reconhecia o modelo autoritário e a Soberania do Estado implantada por “eles”.
Hoje, no momento e num espaço totalmente distintos, observo que, parte de uma população, inicia um movimento de protesto contra uma “autoridade” que, de forma pioneira, está tentando fazer cumprir as leis existentes em benefício do ente federado e da própria população. (Fernando Pires, do Recife)

_______________________________

Sunnye Rose <sunnye@speletronica.com.br>
Afogados da Ingazeira, PE Brasil - 15-Maio-2012 / 15:56:10

Maria Dapaz dá entrevista na Jovem Pan AM 620 nesta terça, às 23h55

Por telefone, ao vivo dos estúdios de São Paulo terça-feira, dia 15/05 às 23h55 no programa apresentado por José Luiz Menegatti, para falar do lançamento do CD Vida de Viajante em homenagem ao Centenário Luiz Gonzaga, pela gravadora Atração. (Joma Produções / Divulgação)

Fernando Pires
Recife, PE Brasil - 14-Maio-2012 / 23:04:10
Quando uma cidade não tem prefeito que ponha ordem, é justo que tenha uma promotora que assuma essa atribuição. Minha cidade querida que já foi palco de tantas festas bonitas onde as famílias se reuniam e participavam com carinho, hoje vc só vê os filhinhos (e não filhinhos) de papai com seus carrões, com sons de estourar nossos tímpanos com a barulheira e as músicas de gosto duvidoso que deveriam também ser proibidas.
Tenho saudade do tempo em que na praça de Afogados, no parque de diversões, tocavam belas músicas, inclusive as de Roberto Carlos. Hoje só escutamos baboseiras. Também acho muito errado essas barracas que em vez de venderem lanches saudáveis, vendem também cigarros e bebidas. Tem mesmo é que proibir até que se cumpra com o que determina a lei para que possam ganhar o sustento da família sem serem incomodados.
Lugar de criança, concordo que seja na sala de aula mas, nas horas vagas, esses meninos que vendem picolés e carregam frete aprendam a dar valor ao trabalho e ajudar no sustento da família se seus pais forem incapacitados para o trabalho ou não tenham uma ocupação que dê para suprir as necessidades da família. Essas crianças devem estar matriculadas e serem assíduas nas aulas diárias.
Talvez o modo como foi procedido pelo Ministério Público tenha deixado as pessoas indignadas. Muito se criticou, mas também teve apoio.
Quando saíamos nas ruas não tínhamos o direito de conversar com as pessoas porque os carros de propaganda transmitiam som ensurdecedor. Tem que se educar e moralizar esses transgressores da lei. Como tenho saudades dos tempos de antigamente.
Espero que a passeata programada para acontecer amanhã seja ordeira e que seja realizada em paz, e que o prefeito cuide da cidade, pois para isso foi eleito

Maria Goretti Beserra
Recife, PE Brasil - 14-Maio-2012 / 21:35:35
Recebi de um grande amigo um e-mail, e fiz questão de repassá-lo aos meus contato, onde o que está escrito nada mais é que o retrato da verdade.
Ele diz: Três são as frases em destaque hoje.
“Antigamente as mulheres cozinhavam igual à mãe... Hoje, estão bebendo igual ao pai!”
“Antigamente as bundas vinham dentro das calcinhas... Hoje em dia, a calcinha vem dentro das bundas...”
Frase da década (irretocável):
"Antigamente, os cartazes nas ruas, com rosto de criminosos, ofereciam recompensas... Hoje em dia pedem votos”.

Pedro Araújo
Afogados da Ingazeira, PE Brasil - 14-Maio-2012 / 19:55:51
[Anterior] [Próximo]

Volta

Livro de Visitas desenvolvido pela Lemon Networks