AFOGADOS DA INGAZEIRA - MEMÓRIAS Guest Book

Caso você queira colocar seu registro, clique aqui!


 Registros de 1481 a 1520 do total de 5714 [Anterior] [Próximo]

Amanhã, quinta-feira 15, missa de 30 dias de Sebastião Cavalcanti de Siqueira (Beijo), às 19 horas em São José do Egito. No dia 17, às 19 horas, em Tuparetama.

Duas estrofes de poesias deixadas por “Beijo”

Não tive tudo que quis / Porém muita coisa tive
Eu vivi como se vive, / Tendo uma vida feliz
Se tudo o que quis não fiz / Foi bem melhor ser assim, ,
Que quando chegar meu fim, / Vou deixar muita amizade..
Quando eu morrer a saudade / vai ter saudade de mim.

_____________________________


Gosto tanto de viver / Que nunca vou desistir
Amo quando posso rir, / Com cenas que a gente vê,
Algo que por bem querer / Nos deixa a vida mais bela,
É melhor não pensar nela / Nem temer a emboscada.
A morte está enganada / Eu vou viver depois dela.

Elvira de Siqueira <elviradesiqueira@hotmail.com>
Afogados da Ingazeira, PE Brasil - 14-novembro-2012 / 22:43:54

Maria da Paz

Não tive o prazer conhecer esta conterrânea que nos encanta com sua voz sonora e agradável, no entanto fiquei encantado com a sua apresentação. Ela tem algo peculiar na sua interpretação musical que toca o coração da gente. Aquela voz suave e doce cantando melodias do Luiz Gonzaga e outros compositores famosos nos leva numa sublime viagem ao passado distante. Só faltou ouvir o som do carro de boi à distancia. Completando o cenário pude ouvir a doçura do nosso linguajar nordestino que me toca profundamente.
As recordações da década de 40 e começo de 50 voltaram vividamente como uma enxurrada. A difusora era o nosso rádio que espalhava a voz do rei do baião pelos quatro cantos da nossa cidade no seu horário apropriado. Nossa cidade na época era bem menor, mas cheia de amor e tranquilidade.
? pena que a musica brasileira não só a Nordestina, tem sido ignorada e deixada no esquecimento, substituída pelo que chamo de barulho sem nenhum sentido. Esta é mais uma prova do valor desta página, nos prestando um serviço de informação e entretimento de qualidade.
Desejo agradecer ao amigo Fernando por sua sabia escolha que demonstra excelente bom gosto artístico musical. Parabéns Fernando.

_______________________________

Zezé, quanto à Maria Dapaz, ela é uma querida amiga. Quando vieres ao Brasil farei o possível para te apresentar. Também à Flávia Ferreira, outra conterrânea e multiartista - executa vários instrumentos. Ela reside em Miami, mas se encontra em nosso país visitando familiares e amigos. Ela é irmã do saudoso Bernardo Delvanir Ferreira, de seu Otávio dentista. Lembra-te?
Aproveito a oportunidade para dizer que recebi mais uma remessa que fizeste para a Asavap. Nesses próximos dias estarei em Afogados da Ingazeira quando repassarei mais essa generosa colaboração. Em nome dos nossos velhinhos da Asavap, te agradecemos, sensibilizados. (Fernando Pires)

Zeze de Moura <jojephd@yahoo.com>
Rosemead, CA EUA - 14-novembro-2012 / 20:09:49

Fernando Pires
Recife, PE Brasil - 14-novembro-2012 / 12:20:22

Fernando Pires
Recife, PE Brasil - 13-novembro-2012 / 10:29:46

Pajeú em Risco de Colapso de Água e de Serviços Públicos

O que se vê no período pós-eleições são dois debates sérios:
1º - O que fazer com a falta de Água para consumo humano e
2º - Como gerir os municípios com a diminuição dos recursos do FPM.

Parece que estes problemas, "a Seca e queda do FPM" aconteceram depois das eleições e que o grande culpado é o Governo Federal. Então eu lhes pergunto: o que estão fazendo os governos Municipais? Será que o IPI derrubou os repasses do FPM depois das eleições? Por que não se apertou o cinto antes das eleições? E a Seca, começou agora? Cadê o Milho que o Governo Federal já mandou?

E agora, quem não fez o dever de casa não assume as suas responsabilidades pelos problemas, joga tudo na conta do Governo Federal, já criando um Mote para a próxima eleição Presidencial, deixando a população a mercê da falta de ação deles próprios, será que tudo é culpa de Dilma?
Será que os poucos recursos que chegam do governo Federal não estão sendo mal aplicados? Será que não houve abusos de contratações eleitoreiras? Será que neste resto de mandato nós vamos ter que rezar para não adoecer, pois já existe médico pedindo exoneração do PSF, a exemplo de Dr. Edmilson, pois não existe dinheiro para pagar pelos seus serviços?
E a comunidade do bairro São Francisco atendida pelo Médico como fica? Por que que durante a eleição até a Casa de Saúde virou "pública" e depois da eleição Postos de Saúde não tem médicos para atender? Porque que este caos nos serviços públicos só estão acontecendo agora depois da eleição?
Graças a Deus o Governo Dilma vem tocando obras que vão evitar que nós morramos de sede, como a Transposição do São Francisco e a Adutora do Pajeú, estas obras vão demorar um pouco (?) para serem concluídas, mas serão realizadas e resolverão problemas de desabastecimentos de Água que há séculos deixam nosso povo a mercê dos políticos que vivem da "Indústria da Seca".

Vamos pedir a Deus “chuva e saúde” e ao governo Dilma que continue suas obras e ações, que o ex-presidente Lula começou e que de uma vez por todas vão revolucionar o Sertão Nordestino.

Jair Almeida <jairdasbaterias@yahoo.com.br>
Afogados da Ingazeira, PE Brasil - 13-novembro-2012 / 10:19:22

Barragem de Brotas...
Estado de Alerta!


A situação em que se encontra a Barragem de Brotas, em Afogados da Ingazeira, na minha visão crítica/construtiva, é o resultado da OMISSÃO dos Poderes Públicos. Os gestores que se sucederam em Afogados da Ingazeira não tiveram/não têm visão de futuro.

Nossas denúncias a esse respeito são antigas, mas eles (os gestores) só pensam no hoje, no que melhor lhes aprouver, que seja visível, para não contrariar o chefe (governador do estado) com ”coisas pequenas" (na visão mesquinha).
Agora nosso povo está começando a viver dias amargos e, se não chover logo, possivelmente viverá momentos mais críticos.

O cidadão João Olegário certamente está rememorando uma fase da sua vida quando - conta ele - os irmãos tiveram que ir para outras terras nos anos 1930 em busca de trabalho para sobreviver, e ele, ainda criança, também acompanhou seus familiares.
Situação idêntica viveram os familiares do Cel. Paulino Raphael nos anos 1845 quando toda a família emigrou para o estado das Alagoas, fugindo da seca “braba” que assolou nossa região.

Brotas está nessa situação, certamente porque não cuidaram dela como deveria. Há 37 anos essa barragem só faz servir, mas... o que fizeram para que ela se mantivesse cheinha ou, pelos menos, não tão assoreada/aterrada? N A D A !

Lembro-me da sua inauguração e sou testemunha de que a válvula lá existente para descarregar os detritos do fundo logo apresentou defeito e somente neste ano de 2012 - depois de mais de 30 anos inativa (só fazia vazar água) - é que realizaram o devido conserto.
Já era tarde para evitar o estado em que se encontra o reservatório do sério grau de aterramento.

Quem está com sede busca água onde ela estiver... Claro! - É o que ocorre com cidades circunvizinhas que estão indo com sede ao pote. Os níveis da barragem tendem a baixar acentuadamente, pois, além de servir Afogados da Ingazeira e Tabira, inúmeros carros-pipa estão sugando nas tetas de Brotas, pois também sofrem com a falta de políticas efetivas sobre reservatórios e adutoras.
A “do Pajeú” vem se movimentando a passos de tartaruga. E, pior... os serviços só terão continuidade no final deste ano. É a conversa que se ouve. Promessas!

Pergunto: “Alguém” está se movimentando para que no momento oportuno se salve a barragem desse estado, ou vamos aguardar para que ela sirva de espaço para um grande estádio de futebol?

Rogo ao Pai Eterno que mande chuva para que nossa gente não tenha que emigrar como fizeram muitos afogadenses e pajeuzeiros no passado, e não permita que nosso povo continue a sofrer mais pelo descaso de políticos que não enxergam um palmo além do nariz!

Fernando Pires
Recife, PE Brasil - 11-novembro-2012 / 12:44:17
Meus amigos Célio, Paula e demais familiares, Glauco será sempre lembrado por todos nós.

EDSON SIQUEIRA <edsoncsiqueira@hotmail.com>
Caruaru, PE Brasil - 11-novembro-2012 / 10:00:20
À toda família Padilha, apresentamos o nosso voto de pesar.

EDSON SIQUEIRA <edsoncsiqueira@hotmail.com>
Caruaru, PE Brasil - 11-novembro-2012 / 9:58:11

Glauco Vinícius Pires Pereira
*25.01.1971
†10.11.1985

Se estivesse vivo, o primo Glauco - filho de Celio Pereira/Paula Pires - estaria com 41 anos de idade.
Ele faleceu há 27 anos, num domingo - 10 de novembro de 1985 -, em Olinda, aos 14 anos, atropelado por um taxista quando estava indo para a praia com amigos.

Fernando Pires
Recife, PE Brasil - 10-novembro-2012 / 12:17:21

Josezito Moura do Amaral Padilha
*
† 09.11.2012

Faleceu nos últimos minutos desta sexta-feira 9, no Recife, aos 84 anos, o afogadense e ex-deputado estadual Josezito Padilha em decorrência de insuficiência respiratória.
O velório será realizado na capela do Hospital Esperança e o sepultamento previsto para as 17h, no Cemitério Morada da Paz em Paulista a 15 km do Recife.

Fernando Pires
Recife, PE Brasil - 10-novembro-2012 / 9:19:40

Barragem de Brotas / Assoreamento...
Descaso!


A Barragem de Brotas está visivelmente assoreada.
Alguém (?) já está se movimentando (atitude difícil) para resolver essa questão?

Fernando Pires
Recife, PE Brasil - 6-novembro-2012 / 9:58:10

Quixaba -

Parabéns aos educadores e alunos da cidade de Quixaba-PE. Estes prêmios não são por acaso. Derivam de um projeto acima do projeto nacional A Crônica a seguir, publicada em agosto-12 no blogdosertão sobre outra premiação apresenta uma versão sobre este sucesso. "Quixaba novamente".

Tem sido uma constante a presença do nome da cidade de Quixaba, Estado de Pernambuco, em todas as relações que apresentam destaques positivos na educação básica. O que causa esse elogiável desempenho. Será que é proximidade com a belíssima formação rochosa do Lajedo Bonito, será uma contaminação da inteligência Zé Dantas? Com certeza não.
Sob as bênçãos do padroeiro da vizinha Tavares – PB, a Escola Municipal São Miguel destaca-se com a nota 7,8 quando medido o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB), relativo ao período do primeiro ao quarto ano. Nesta escola há ensino em lugar da embromação bancada pelos governos.

Porque isto não é visto em outros ambientes? A resposta é que o problema principal deriva do fato de que a grande maioria de nossas escolas não forma nem ensina. Seguem uma cartilha nefasta promovida por serviçais do setor gráfico e outros setores com altos interesses econômicos que operam na área da educação e disfarçados de ministros, secretários e funcionários dos órgãos oficiais fazem tudo para deformar o ensino em todos os quesitos.

Na sala de aula de Anísio Teixeira, Paulo Freire, Darcy Ribeiro e Cristovam Buarque os alunos Jorge Bornhausen, Carlos Chiarelli, Eraldo Tinoco, Paulo Renato, Tarso Genro, Fernando Haddad e Mercadante seriam reprovados. No mundo dos negócios da educação são tratados por doutores.
Compare um livro atual com um livro de Theobaldo Miranda ou com um dos livros Nordeste que as respostas começarão a aparecer. O ensino voltará ao rumo certo quando houver o A de autonomia do professor, o B de base, o C de conteúdo, o D de disciplina e o E de ética. Autonomia para aplicar com disciplina e ética um ótimo conteúdo sobre uma base sólida.

Este trajeto é possível, os envolvidos com a educação na cidade de Quixaba estão provando reiteradamente. Que os vendilhões da educação no Brasil entendam o recado. Professores e alunos merecem respeito e isto é visível na cidade de Quixaba.

Ademar Rafael Ferreira <aherasa@ig.com.br>
Marabá, PA Brasil - 6-novembro-2012 / 7:18:01

Escola de Pernambuco ganha prêmio de gestão escolar

SÃO PAULO - A escola estadual Tomé Francisco, localizada na cidade de Quixaba, no sertão de Pernambuco, venceu a 13ª edição do Prêmio Gestão Escolar como Escola Referência Brasil, pela excelência nas práticas de gerenciamento escolar. O prêmio foi divulgado nesta segunda-feira, em cerimônia em São Paulo. A escola recebeu R$ 30 mil para aplicar em melhorias.

O colégio Tomé Francisco, que tem 760 alunos no Ensino Fundamental, tem obtido bons resultados nos índices de avaliação da educação. No Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), do Ministério da Educação, a escola obteve 7,0 nos anos iniciais do Ensino Fundamental e 5,2 nos anos finais. Em 2012, no Índice de Desenvolvimento da Educação de Pernambuco (Idepe), o colégio teve média de 7,42 nos anos iniciais do Ensino Fundamental, 5,29 nos anos finais e 5,15 no Ensino Médio.
- O foco é a aprendizagem. É fazer com que todos os alunos tenham acesso à educação social ofertada pela escola. Nossos alunos estão saindo daqui direto para a faculdade. A escola pública tem condição de ser referência - disse Ivan Nunes Francisco, diretor da Escola Estadual Tomé Francisco.

Outras cinco escolas finalistas receberam o prêmio de R$ 10 mil cada e o título de Escola Destaque Nacional: o Centro de Ensino Médio Setor Leste, em Brasília, a escola municipal Professora Iracema Maria Vicente, em Campo Grande (MS), e as escolas estaduais Chequer Jorge, em Itaperuna (RJ), Presidente Kennedy, em Natal (RN) e Lobo D'Almada , em Boa Vista (RR).
Outras 19 escolas públicas que se destacaram em 2011 foram premiadas com o título de Escola Destaque Estadual e receberam R$ 6 mil cada.
Os colégios foram avaliados pela maneira como gerenciam os aspectos pedagógicos, participativos, de pessoas, de serviços e os resultados educacionais. O comitê julgador, formado por 45 educadores de secretarias de educação do país e por integrantes das entidades patrocinadoras, observou aspectos como a preocupação das escolas finalistas em monitorar e avaliar seu corpo docente.
A premiação é realizada pelo Conselho Nacional de Secretários de Educação em parceria com a Fundação Roberto Marinho, Embaixada dos Estados Unidos, Instituto Unibanco, Fundação SM, Fundação Itaú Social, Instituto Gerdau, Fundação Victor Civita, União Nacional de Dirigentes Municipais de Educação (Undime), Ministério da Educação (MEC), Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária (Cenpec) e Instituto Natura.
[Agência O Globo - Por Marcelle Ribeiro (marcelle@sp.oglobo.com.br)]

Fernando Pires
Recife, PE Brasil - 6-novembro-2012 / 7:17:44
Amigo Fernando e conterrâneos: É HOJE!

A Escola Tomé Francisco, da Quixaba-PE, é uma das seis finalistas da 13ª Edição do Prêmio Gestão Escolar, depois de bater mais de 9.600 escolas.
A entrega acontece nessa segunda-feira 5 (...) Leia mais, clicando aqui

Maria de Fátima Pereira da Silva <fbaiana53@hotmail.com>
São Paulo, SP Brasil - 5-novembro-2012 / 12:56:23

Saudades!

Sabes o que é sentir saudades? Eu sei! A saudade faz parte do meu cardápio diário. Se me perguntas por que conviver com isso? Respondo, não sei, ou sei, mas não imaginei que a vida em outras terras seria totalmente fria... Cálculo errado de um inexperiente matuto de Pelo Sinal que viveu a adolescência e as coisas boas da vida em Afogados da Ingazeira.
Hoje eu tenho a sensibilidade de lembrar que um dia tive amigos - acho que ainda os tenho; lembrar das coisas certa e erradas que um dia fiz... Ai como isso é bom, mas nada melhor do que lembrar e sentir saudades dos amigos, "viver sem amigos não é viver". Basta-me um pensar no passado para assistir o meu verdadeiro filme "não me esqueci de você". Queres saber? É assim que eu vivo.
Abandonar aquela vida monótona pra viver uma vida monetária feliz, mas sem amigos. Sem amigos não é aconselhável. Optei por esse ideal e me dei mal; sou feliz, mas falta a magia de ter por perto vocês, meus amigos, colegas, conhecidos, vizinhos, parentes, conterrâneos...não importa.
A magia da vida feliz pra mim se resume em "um abraço amigo".
Vida longa para todos os meus amigos! Imaginem o tamanho da saudade...

Agenor Gonçalves <agenorl@hotmail.com>
Worcester, MA EUA - 4-novembro-2012 / 6:32:23
Cara amiga Tereza,
Apesar de discordar da sua opinião com relação ao “Dia de Finados”, adorei os "assassinatos"...
Abraço

Dardo

Dardo Veras <verasengenharia@gmail.com>
Recife, PE Brasil - 1-novembro-2012 / 21:51:06

Finados mais do que vivos...
Mortos vivos vão pro inferno!

(Por Tereza Amaral, no Facebook)-

Eu tenho uma característica maravilhosa: Sou verdadeira! Daquelas que o diabo gostar de cutucar...Amanhã é Dia de Finados. O nome já é por si só uma palavra grotesca... ' que se findou'. Que horror! Também deixei de considerar a data.
As pessoas que amo não morrem e isso descobri depois que comecei a sepultar um bocado de filhos das p..... que ainda estão por aqui. Está chocado? Pare de ler porque senão vai ficar mais...
Tem uns espectros que andam em algum lugar por aí que simplesmente os odeio, mas tanto que os matei. Vocês não sabiam e nem eu mesma... Sou uma assassina! E de mortos-vivos. Vez por outra, para desprazer meu, outras almas que nasceram póstumas - como bem disse Nietzsche - falam sobre as minhas vítimas. Eu fico indignada como alguém tenta me subestimar ao ponto de "dar recado" de alguém assassinado. E por mim.
Atualmente há muita gente posando de santinho. Só fala em perdão, perdão e perdão. Eu não perdôo absolutamente ninguém que ultrapassou os limites da minha cerca de tolerância. Ninguém! E mais: Mato! Assim... como quem estala os dedos polegar e médio. E também não fico com frescurita. F...-se!
Quem me conhece já deve ter compreendido que estou com raiva. E com raiva sou uma cadela raivosa, portanto, quem tiver o mínimo de sanidade mental evite se autodesenhar de bonzinho porque não vai funcionar. E mais: Apesar de não considerar mais essa data, ela e suas velas e flores e caminhadas aos cemitérios me faz lembrar da finitude.
E eu odeio a morte e ponto, aliás, reticências... É por isso que me abraço, encanto, apaixono e respiro a arte. Sim! Porque a arte é o que mais se aproxima da imortalidade. Preciso sair correndo dessa Lan House - meu computador e note estão com problemas e na revisão - olhar o rio e as pontes. O Capibaribe é uma tela numa perspectiva artística sem escola...
Mas voltando pela última vez à minha condição de assassina, eu tenho um segredo a confessar: Não se preocupem!Eu matei vigaristas que não valem sequer um centavo. E amam patologicamente o que não valem.
Quantos aos meus amores imortais... É como dizia a minha avó Antoniela Perazzo, até o vento traz saudades... E os sinto como uma brisa. Com eles - todos os que amo - sou capaz de sorrir meigamente em resposta a uma lembrança. Já dos que matei despeço-me - e para sempre - neste texto. É que não quero ser como Jose Arcadio Buendia... Carregar fantasmas. Aos que assassinei que f....-se nas profundezas dantescas daqui e depois no inferno.
Adeus!
(Tereza Amaral, do Facebook)

Fernando Pires
Recife, PE Brasil - 1-novembro-2012 / 15:39:11

Seca deixa os reservatórios do Nordeste perto do limite de segurança -

A seca, a pior nos últimos 83 anos , deixou os reservatórios bem perto do limite de segurança. Limite é o menor desde 2003, segundo o Operador Nacional do Sistema Elétrico. Nove milhões de pessoas sofrem com a seca. (globo.com)

Fernando Pires
Recife, PE Brasil - 31-outubro-2012 / 12:52:55

Solon Pires Ferreira
* 29.06.1923
† 29.09.2012

Missa de 30º Dia

Nesta quarta-feira 31, às 19h, na Igreja de Belém, Encruzilhada, Recife, será realizada missa pelo trigésimo dia de falecimento de Solon Pires.

Fernando Pires
Recife, PE Brasil - 31-outubro-2012 / 11:53:39

Maria Dapaz na CNT de São Paulo

Maria Dapaz estará no programa "Noticias e Mais" apresentado pelo jornalista Leão Lobo, diretamente dos estúdios da TV CNT de São Paulo, nesta quinta-feira 1º de novembro, às 13h horário de Brasília.
Vai divulgar o CD Vida de Viajante Edição especial Centenário Luiz Gonzaga e os próximos shows em Osasco/SP.

Joma Produções Artísticas
São Paulo (11) 4704.3494 - Cel. 9.9627.0936 VIVO
Recife (81) 9755.2542 TIM
Email: jomaprodart@uol.com.br
SKYPE: jocelyne.aymon

Jocelyne Aymon <jomaprodart@uol.com.br>
São Paulo, SP Brasil - 31-outubro-2012 / 11:31:57

Quociente eleitoral!

Desejo agradecer ao Sr. Emídio Leite Vasconcelos por sua gentileza em tentar eliminar minha ignorância e dúvidas sobre o referido “Quociente eleitoral”. No entanto, devo afirmar que tudo que aprendi reafirmou minhas suspeitas de que o chamado “Quociente” é simplesmente um esquema para ludibriar os menos avisados. Independente do desejo do eleitor ter seu voto contado para o candidato escolhido, irá para quem o comitê resolver dar, baseado numa formula matemática irracional sem nenhuma consideração à escolha do eleitor.
A afirmação de que é um sistema justo e democrático me deixou boquiaberto, pois não há nada justo ou democrático na estrutura do sistema que me foi apresentado. O voto popular fica sendo manipulado por burocratas e políticos interesseiros defendendo seus propósitos. Não é suficiente acharmos que tal procedimento é justo e democrático; precisa ser provado e até o momento as provas não foram apresentadas.

Zezé de Moura <jojephd@yahoo.com>
Rosemead, CA EUA - 31-outubro-2012 / 10:32:26
Eu sou deficiente físico e resido em Tabira . Tenho o SID 578.1. Para prestar concurso para o Banco do Brasil necessito de um laudo médico, mas aqui em Tabira não estão marcando consulta.
Gostaria que um médico ortopedista me atendesse e, se possível, até o primeiro dia de novembro, pois o dia 2 é o prazo final para a inscrição.
Estudei dois anos para a realização desse certame e vejo a hora perder essa grande oportunidade.
Por favor, me ajudem!

Joelson Lima Santos <joelsonlima.ig@gmail.com>
Tabira, PE Brasil - 30-outubro-2012 / 15:19:26
Aos familiares do amigo Fernando Souza (in memoriam), digo do meu pesar, e recordo que na década de setenta, igualmente a outros "controlistas" da Rádio Pajeú, ele colaborou bastante, na produção dos Programas MPB-Show, Repórter Peninha e Momento Brasil.

Edson Bigodão <edsoncsiqueira@yahoo.com.br>
Caruaru, PE Brasil - 30-outubro-2012 / 11:14:53

Fernando José de Sousa
* 11.12.1948
† 30.10.2012

Faleceu em São Paulo, capital, na madrugada desta terça-feira 30, nosso amigo, ex-radialista Fernando José de Sousa.
Em dezembro próximo completaria 64 anos de idade

Fernando Pires
Recife, PE Brasil - 30-outubro-2012 / 9:49:08
Bom dia, meu nome é Júlio Cesar. Eu gostaria de saber se ainda existe algum familiar de minha avó aí em Afogados da Ingazeira, onde ela nasceu e saiu daí ainda jovem, para o Recife onde reside até hoje. O nome dela é MARIA AGUIDA BEZERRA CAVALCANTI.
Se alguém puder ajudar, entre em contato com minha mãe MARIA JOSE BEZERRA CAVALCANTI pelo numero 81-8578.9100 ou 81-9743-2720.
Minha avó gostaria de sabe se existe algum irmão e irmã vivos, pois gostaria muito de conhecê-los.

_______________________________

Júlio, nos dê mais informações, como nomes dos pais da tua avó, data em que ela saiu de Afogados da Ingazeira, onde residia, alguma recordação que ela tem de alguém, etc... para que possamos ajudar. (Fernando Pires)

Julio Cesar Cavalcanti da Silva <julio_silva022@hotmail.com>
Recife, PE Brasil - 30-outubro-2012 / 9:23:48
Um cenário por Cristo abençoado / É rotina em campinas do sertão
A família é motivo e a razão / De um abraço bem firme e apertado
E o lar é o BEM mais bem cuidado / Onde reina o respeito todo dia
Pai e mãe para o resto garantia / Feito sangue que corre pela veia
Um café com pão quente, às cinco e meia, / Deixa a casa cheirando a poesia.
[Leia mais...]

Wellington Rocha <wellingtonrocha_96.7fm@hotmail.com>
Afogados da Ingazeira, PE Brasil - 29-outubro-2012 / 12:21:23

Efemérides - outubro/2012

2008 – 1º de outubro – há 4 anos falecia Hélio Vidal Campos, dr;
1905 – 04 de outubro – há 107 anos nascia Evangelina de Siqueira Lima, profª;
1937 – 04 de outubro – há 75 anos nascia Francisco Ramos da Silva;
1921 – 04 de outubro – há 91 anos nascia Dolores Veras Fonseca;
2011 – 04 de outubro – há 01 ano falecia Edite Nunes Siqueira (Ditinha), profª;
1910 – 05 de outubro – há 102 anos nascia João de Queiróz Leite (Dandão Queiróz);
2009 – 06 de outubro – há 03 anos falecia Sérgio Artur B. Amaro (gerente BB em Afogados);
2006 – 07 de outubro – há 06 anos falecia Dom Francisco Austregésilo de M. Filho;
1910 – 10 de outubro – há 102 anos falecia Pe. Pedro Pereira (antecessor do Pe. Carlos Cottart);
2011 – 10 de outubro – há 01 ano falecia Moacir de Queiróz Leite, comerciante;
1940 – 11 de outubro – há 72 anos nascia o Mons. Francisco de Assis Rocha;
1973 – 14 de outubro – há 39 anos falecia Vicente de Paula Oliveira Filho;
1929 – 18 de outubro – há 83 anos nascia Terezinha de Souza Lima;
1996 – 19 de outubro – há 16 anos falecia Hortêncio José Bezerra;
1940 – 20 de outubro – há 72 anos nascia Terezinha Freire Góes;
1928 – 20 de outubro – há 84 anos nascia João de Queiróz Amaral;
2004 – 25 de outubro – há 08 anos falecia Geraldo Magela Campos;
1967 – 26 de outubro – há 45 anos falecia Paulo de Souza Cruz;
2001 – 27 de outubro – há 11 anos Dom Luiz Pepeu tomava posse na diocese de Afogados da Ingazeira;
1973 – 27 de outubro – há 39 anos nascia Francisco Aurélio Pires Torres;
1999 – 27 de outubro – há 13 anos falecia Francisco Aurélio Pires Torres;
1929 – 28 de outubro – há 83 anos falecia o Cel. Miguel de Queiróz Amaral;
1908 – 28 de outubro – há 104 anos nascia Maria Salomé Gomes;
2005 – 31 de outubro – há 07 anos falecia Fernando Antônio Lucas.

Fernando Pires
Recife, PE Brasil - 28-outubro-2012 / 21:54:29

Um poeta por excelência

Divagando pelos meus pensamentos, relembrando momentos da minha trajetória neste mundo, encontrei uma alma gêmea nesta página. Refiro-me ao Sr. Wellington Rocha que nos apresenta este lamento tão sincero e tocante, de um coração cheio de lembranças do amor que agora só existe nas recordações.
Não tive o prazer de conhecer o poeta mas, fiquei verdadeiramente impressionado com o belo grito de dor dentro do coração apresentado no seu poema. Devo ressaltar que o que mais me impressionou foi o primeiro verso onde ele agradece a Deus suas bênçãos, apesar das dores que o afligem. Essa atitude em si é uma definição de sabedoria reconhecendo que tudo vem de Deus e nos é dado por Ele e sem Ele nada somos. E que Ele é o Senhor que nos dá a vida e tira a vida. Isto é algo difícil de aceitar mas é a realidade.
Creio que essa sua atitude tem muito a ver com a maneira bela e simples como o Sr. Wellington expressa seus sentimentos.
Resolvi ler o poema para minha esposa mas de inicio não consegui; as lagrimas e as emoções fortes tomaram conta de mim, continuei com dificuldade e no verso final ela me ajudou. Percebo que o poeta é um homem de caráter firme, que conhece o labor da enxada, da vida dura do sertão, pois isso está demonstrando nos seus versos.
Sinto-me como premiado por haver encontrado o poeta e seus versos que me fizeram chorar como criança. Espero que seremos brindados como outros produtos da mente brilhante do Sr.Wellington Rocha.
Meus sinceros aplausos e abraço fraternal em nome de Jesus.
Outono de 2012

Zezé de Moura <jojephd@yahoo.com>
Rosemead - Califórnia, CA EUA - 27-outubro-2012 / 21:41:29

Francisco Aurélio Pires Torres
* 27.10.1973 † 27.10.1999

Querido filho... Sempre, em todos os momentos, após a ausência de treze anos, completados neste sábado 27 de outubro, humanamente suportei a DOR de sua perda prematura, e verifico, também, que ao longo de minha caminhada e em todas as situações adversas em que vivi, a resposta clara e precisa que encontrei foi no amparo de Nosso Senhor Jesus Cristo.

Querido, diante da minha inabalável fé em Deus, consola-me ter a certeza de que eras um garoto de boa índole, carinhoso, inteligente, amoroso, mas, infelizmente, não conseguiste a Felicidade e a Paz que tanto almejavas, com os dons que tinhas.

Filho muito amado, quando o inverno, outono, verão ou primavera chegar... no tempo de DEUS, eu quero estar junto à ti.
Amo-te até o céu... infinitamente!
Dária Pires, tua mãe.

___________________________________

Há 13 anos (27.10.1999), uma tragédia se abatia sobre a nossa família. O primo Francisco Aurélio, com apenas 26 anos de idade, completados naquele dia, foi barbaramente assassinado em Olinda. (Fernando Pires)

___________________________________

Dária Lucia Pires Torres
Olinda, PE Brasil - 27-outubro-2012 / 11:11:05
Parabéns ao poeta Wellington Rocha! Grifei os versos que me tocaram. Obrigado.
Cordialmente.
Adm.Carlos Fernandes Viana Alves

Carlos Fernandes Viana Alves <cviana07@gmail.com>
Brasília, DF Brasil - 26-outubro-2012 / 17:07:05

Festas, politicagens e eventos.
Enquanto isso...


Caro Fernando, estou deveras preocupado com um assunto com o qual a maioria dos formadores de opinião do NE ainda não atentaram, qual seja, a escassez da água no Semiárido, que hoje, dadas as circunstancias, considero um árido completo.
A Região NE está caminhando a passos largos para a inviabilidade total no que tange às seus sertões. Se antes, há 50 anos, a população era bem menor e não dispunha de tantas facilidades no acesso à água, tais como barragens, poços artesianos e água encanada, hoje em dia se dispõe desses recursos, mas em contrapartida negativa a população como um todo banalizou o seu recurso mais precioso, a água, e se acostumou ao desperdício e pelas previsões que temos, essa estiagem não passa tão cedo e será cada vez mais recorrente.
Enquanto isso, só se fala de festas, politicagens e eventos outros. Os governantes locais transferem a resolução do problema ou a responsabilidade por ele para o Governo Central.
Isso não vai ter bom desfecho...

Gilberto Carvalho Moura <carvalhomouraadvogados@gmail.com>
Curitiba, PR Brasil - 26-outubro-2012 / 12:23:05
As ações que fiz, deixo de exemplo; / Pois segui cada som da consciência.
Do sertão eu herdei a resistência / Da enxada fiz oficio e o meu templo.
Com a vista cansada eu contemplo / As bênçãos que Deus a mim doou,
Não reclamo; muito grato a ele sou, / Pois me deu mais um dia a ser contado
Envergado de velho meu cajado / É que apruma o que a vida desviou.
[Leia mais]

Wellington Rocha <wellingtonrocha_96.7fm@hotmail.com>
Afogados da Ingazeira, PE Brasil - 25-outubro-2012 / 16:53:37
Oi Fefé. Tudo bem? Eu até já respondi a Zezé Moura, em particular, que vou em breve tentar responder à sua indagação. Aparentemente a questão é simples, mas, além de matemática, é esdrúxula, estapafúrdia e casuística.
Vou tentar explicar, da maneira mais didática possível, as aberrações que apenas no Brasil ocorrem. Por sinal, até 2005, quando me graduei em Direito, o único país do mundo que tinha tribunais eleitorais era o Brasil e, via de consequência, o tal quociente eleitoral.

Tadeu Góes <jt.goes@bol.com.br>
Recife, PE Brasil - 23-outubro-2012 / 22:59:11
Amigo, gostaria de saber se você conhece alguma família com o sobrenome Corrêa ou Correia de Araújo. Meu bisavô era da cidade de Flores e no começo do século passado fixou moradia na cidade de Limoeiro, agreste de Pernambuco.
Agradeço antecipadamente.

______________________________
Caro José Correia, em Afogados da Ingazeira existe a família Correia de Siqueira. Não sabemos, porém, se existem raízes com as citadas do município de Flores. (Fernando Pires)

José Correia de Araújo <zecorreiaaraujo@hotmail.com>
Brasil - 23-outubro-2012 / 10:31:15

Sobre as eleições

Tenho estado absorvido pela campanha eleitoral daqui do lado norte deste grande continente, no entanto sempre que posso visito esta página para manter-me atualizado com os acontecimentos do nosso Sertão.
Fiquei surpreso ao ler sobre os resultados negativos e a burocracia envolvida no processo eleitoral (no Brasil) e não pude entender o porquê de toda comoção. Refiro-me ao comentário do Tadeu Góes com o título: “Quociente eleitoral uma decepção”, seguido por outro comentário do Gilberto.
Perdoem-me mas não tenho a menor ideia do que seja este tal “Quociente”, por esta razão venho pedir ajuda aos conterrâneos para educar-me neste assunto, pois sou também do tempo em que o voto para o candidato era final.
Tudo isto me parece um simples exemplo de corrupção sistêmica. Fico desde já agradecido aos conterrâneos pela informação educativa.

Zezé Moura <jojephd@yahoo.com>
Rosemead - Califórnia, CA EUA - 22-outubro-2012 / 18:40:46
Gostei muito. Deu pra matar um pouco as saudades da terrinha.

Manoel Pereira
Jacarei, SP Brasil - 21-outubro-2012 / 1:22:22

Mônica Véras

A dor da despedida é muito amarga. Mas as alegrias do convívio, recheadas de histórias ímpares e inesquecíveis, o seu jeito cativante de acolher e agregar, os apelidos carinhosos atribuídos aos AMIGOS (fui, desde sempre, sua Negrita ou Negritinha), as lembranças de experiências compartilhadas, marcaram as nossas vidas. Fizeram de nós o que somos. Ninguém vai sozinho, nem fica sozinho. Estamos em comunhão! E isso me conforta.

Moniquinha, obrigada por ter me dado a chance e merecimento do seu convívio! Muitíssimo obrigada por ter me ensinado a ser menos egoísta. Você se apressou um pouco e partiu na frente... Logo mais, por determinação divina, chegará a nossa vez.
Até um dia!

Leni Gomes Ferreira <lenigf@uol.com.br>
Recife, PE Brasil - 20-outubro-2012 / 12:57:44

Barragem de Brotas...
Estado de Alerta!


A situação em que se encontra a Barragem de Brotas, em Afogados da Ingazeira, na minha visão crítica/construtiva, é o resultado da OMISSÃO dos Poderes Públicos. Os gestores que se sucederam em Afogados da Ingazeira não tiveram/têm visão de futuro.

Nossas denúncias a esse respeito são antigas, mas eles (os gestores) só pensam no hoje, no que melhor lhes aprouver, que seja visível, para não contrariar o chefe superior (governador do estado) com ”coisas pequenas" (na visão mesquinha).
Agora nosso povo está começando a viver dias amargos e, se não chover logo, possivelmente viverá momentos mais críticos.

O cidadão João Olegário certamente está rememorando uma fase da sua vida quando - conta ele - os irmãos tiveram que ir para outras terras nos anos 1930 em busca de trabalho para sobreviver, e ele, ainda criança, também acompanhou seus familiares.
Situação idêntica viveram os familiares do Cel. Paulino Raphael nos anos 1845 quando toda a família emigrou para o estado das Alagoas, fugindo da seca “braba” que assolou nossa região.

Brotas está nessa situação, certamente porque não cuidaram dela como deveria. Há 37 anos essa barragem só faz servir, mas... o que fizeram para que ela se mantivesse cheinha ou, pelos menos, não tão assoreada/aterrada? NADA!

Lembro-me da sua inauguração e sou testemunha de que a válvula lá existente para descarregar os detritos do fundo logo apresentou defeito e somente neste ano de 2012 - depois de mais de 30 anos inativa (só fazia vazar água) - é que realizaram o devido conserto.
Já era tarde para evitar o estado em que se encontra o reservatório do sério grau de aterramento.

Quem está com sede busca água onde ela estiver... Claro! É o que ocorre com cidades circunvizinhas que estão indo com sede ao pote. Os níveis da barragem tendem a baixar acentuadamente, pois, além de servir Afogados da Ingazeira e Tabira, inúmeros carros-pipa estão sugando nas tetas de Brotas, pois também sofrem com a falta de políticas efetivas sobre reservatórios e adutoras.
A “do Pajeú” vem se movimentando a passos de tartaruga. E, pior... os serviços só terão continuidade no final deste ano. É a conversa que se ouve. Promessas!

Pergunto: “Alguém” está se movimentando para que no momento oportuno se salve a barragem desse estado, ou vamos aguardar para que ela sirva de espaço para um grande estádio de futebol?

Rogo ao Pai Eterno que mande chuva para que nossa gente não tenha que emigrar como fizeram muitos afogadenses e pajeuzeiros no passado, e não permita que nosso povo continue a sofrer mais pelo descaso de políticos que não enxergam um palmo além do nariz!

Fernando Pires
Recife, PE Brasil - 20-outubro-2012 / 10:14:07
Tristeza pela morte de meu pai José Genesio De Almeida. Homem simples e de muita fé, e é assim que ele vai ser lembrado.

Irenice Fernandes Almeida de Paiva <nice20091963@hotmail.com>
Ribeirão das Neves, MG Brasil - 19-outubro-2012 / 9:27:01
A data oficial (15/10) já passou, um pouco atrasada, mas acredito que em qualquer tempo e data deve-se homenagear o professor pela grandeza e dedicação do seu trabalho. Deveria até ser bem remunerado e valorizado em todos os aspectos. Enquanto isso não chega... vai aí uma mensagem pra você meu querido professor!

"Professor... Tarefa difícil, mas não impossível, tarefa que pede sacrifício incrível! Tarefa que exige abnegação, tarefa que é feita com o coração! Nos dias cansados, nas noites de angústia, nas horas de fardo, de tamanha luta, chegamos até a questionar: Será, Deus, que vale a pena ensinar? Mas bem lá dentro responde uma voz, a que nos entende e fala por nós, a voz da nossa alma, a voz do nosso eu: - Vale sim, coragem!
Você ensinando, aprende também. Você ensinando, faz bem a alguém, e vai semeando nos alunos seus um pouco de PAZ e um tanto de Deus."
Parabéns, professor!!!

Adelma Araujo <adelmaaraujo@hotmail.com>
Recife, PE Brasil - 18-outubro-2012 / 12:02:37
[Anterior] [Próximo]

Volta

Livro de Visitas desenvolvido pela Lemon Networks


5714