AFOGADOS DA INGAZEIRA - MEMÓRIAS Guest Book

Caso você queira colocar seu registro, clique aqui!


 Registros de 341 a 360 do total de 5053 [Anterior] [Próximo]



Anos 1970 - Desfile de 7 de setembro / Acervo de Vital Tenório.

Fernando Pires
Recife, PE Brasil - 9-Setembro-2013 / 19:50:03

A criança, a juventude e o Lar do Idoso...

O programa “Criança Esperança”, edição 2013, da Rede Globo, registrou quase novecentas mil ligações, e arrecadou mais de 10 milhões de reais, repassados à Unicef. Foram horas de apresentações, ao vivo, com as mais famosas e populares estrelas nacionais.

A Jornada Mundial da Juventude, realizada recentemente no Rio de Janeiro, previu despesas, somente com o palco principal, no Campo da Fé, na ordem de 350 milhões de reais. O Governo Federal contribuiu com 112 milhões, o Estado e a Prefeitura do Rio de Janeiro entraram com mais de 90 milhões de reais; os empresários bancaram boa parte e o restante a Igreja planejou que viria dos fiéis como doação voluntária.

O primeiro evento, como é do conhecimento de todos, beneficia muitos projetos sociais com a manutenção e criação de novos trabalhos educativos com crianças carentes das mais diferentes regiões do país e, no segundo, além de trazer uma mensagem de alto valor espiritual, proporcionou um retorno de aproximadamente, um bilhão e meio de reais para a economia do país .

Com custos bem mais modestos e amparados nesses vitoriosos exemplos, pedimos maior atenção dos governantes e sensibilidade dos empresários no sentido de juntar-se à população que se esforça há mais de quatro anos tentando avançar com as edificações do “Lar do Idoso”, aqui de nossa querida Afogados da Ingazeira.
Certamente, com a adesão desses apoios, ampliam-se as reais possibilidades de conclusão dessa importante obra humanitária. Seremos quase quarenta mil habitantes, nesse Sertão Pernambucano, trabalhando e crentes que esse sonho tornar-se-á realidade.

Que o Criador do Universo mantenha crianças, juventude e idosos do mundo inteiro se respeitando mutuamente, dando chances para que a humanidade se redima das falhas, ratificando o brilho, pelo menos, de algumas honrosas páginas de nossa história.

Carlos de Moura Gomes <carlosmouragomes@yahoo.com.br>
Afogados da Ingazeira, PE Brasil - 9-Setembro-2013 / 19:34:03
Caro Fernando, Uma sensação de nostalgia sempre nos atinge quando, de alguma forma, retornamos ao passado. Recordo que, a partir de 1956, pelo menos duas vezes por ano, eu e demais familiares, viajávamos de Caruaru para Afogados da Ingazeira utilizando o trem.
Durante anos a viagem era realizada por uma “Maria Fumaça”. No final dos anos sessenta, salvo lapso de memória, outras máquinas - iguais a essa filmada pelo amigo Vital Tenório - que chamávamos “Maquina Elétrica” -, passaram a fazer o percurso entre o Recife e Rio Branco (Arcoverde). A partir de lá, o comboio novamente era “puxado” pela “Maria Fumaça”, que, até chegar a Afogados, passava por “Lagoa de Baixo” (Sertânia), “Henrique Dias”, “Pinto Ribeiro”, “Albuquerque Né”, “Coruja” (Irajaí), e “Macacos” (Iguaracy).

Bons Tempos... Momentos inesquecíveis para quem os vivenciou.

Edson Bigodão <edsoncsiqueira@yahoo.com.br>
Caruaru, PE Brasil - 9-Setembro-2013 / 18:17:04


Há alguns anos descobri que Vital Tenório tinha esse VHS e solicitei o material para editar.
Hoje, Leninha de Tasso me lembrou desse vídeo e consegui compartilhar para deleite dos afogadenses que gostam de boas recordações...

Fernando Pires
Recife, PE Brasil - 9-Setembro-2013 / 14:50:56
Fernando, a parte que você censurou é exatamente aquela onde demonstro o oportunismo politiqueiro cínico do nobre vereador. Ele fala demagogicamente do ar condicionado alheio, como se fosse um pecado, mas ele mesmo desfruta desse conforto em seu gabinete e no plenário, e tudo pago com dinheiro público. Por essas e outras é que o Sertão é como é.

Gilberto Carvalho Moura <carvalhomouraadvogados@gmail.com>
Curitiba, PR Brasil - 8-Setembro-2013 / 21:20:37
Fernando, gostaria de fazer a esse nobre vereador a mesma pergunta que ele dirigiu ao moço da COMPESA: Vereador, o senhor já carregou água nas costas ou sua pergunta é mera demagogia oportunista? É por essas e muitas outras semelhantes razões que nunca se resolveu nem se resolverá o dilema da SECA pois ela cria e santifica heróis, faz a fama e a fortuna dos mais espertos e sempre rende votos aos mesmos politiqueiros de sempre.

Gilberto Carvalho Moura <carvalhomouraadvogados@gmail.com>
Curitiba, PR Brasil - 6-Setembro-2013 / 11:10:42
"O vereador José Carlos Santos (foto, PSL) criticou na noite desta quarta-feira 4, em sessão ordinária da Câmara, as declarações do presidente da Compesa, Roberto Tavares, ao admitir que a ação de desassoreamento da barragem de Brotas no momento tem mais caráter 'simbólico'.
Zé Carlos também desceu a macaca no governador Eduardo Campos que junto com o Ministro da Integração Nacional veio duas vezes ao Sertão do Pajeú inaugurar pequenos trechos da adutora.

'Gostaria de saber se esse senhor, Roberto Tavares, já carregou água no ombro, lata de água na cabeça para poder tomar banho. O desassoreamento de Brotas não é importante para esse senhor, porque a água vem depois e cobre, e não vai ter obra para ser inaugurada pelo governador. Eu me sinto indignado quando vejo uma cabra que fica no 'ar condicionado', dizer que no sertão desassorear uma barragem do porte de Brotas não tem importância', finalizou o vereador." (do blog do Itamar em 5.9.2013)

Fernando Pires
Recife, PE Brasil - 6-Setembro-2013 / 9:27:54

Um Soneto para Brotas

Eu havia jurado a mim mesmo que, em virtude do desgaste emocional e da inércia dos nossos representantes, nesse ano de 2013, não tocaria mais no assunto da nossa barragem contudo, verificando as imagens que a imprensa mostrou nos últimos dias sobre a situação daquele reservatório, não pude me conter e quebrei a jura. Entre um misto de tristeza e revolta, consegui criar este soneto que segue:

BROTAS AGONIZA

Não me lembro do mal que pratiquei
Nesses anos todinhos que servi,
Ajudei irrigar, abasteci,
Superei os verões que aguentei.

Meu papel era esse, eu também sei
Tanto é que dei mais que recebi,
Benefícios prá mim eu nunca vi
Mesmo assim quase nada reclamei.

Mas entulhos trazidos pelas cheias,
Acabaram entupindo as minhas veias
E deixando a bacia assoreada...

Resisti aos castigos o quanto pude,
Quando nova, robusta e com saúde
Só que agora estou quase sepultada.

Danizete Siqueira de Lima <danizete_siqueira@hotmail.com>
Recife, PE Brasil - 6-Setembro-2013 / 8:53:58
Meus mais puros sentimentos.

Braz Alves Torres <Braztorres@outlook.co>
Maua, SP Brasil - 5-Setembro-2013 / 22:45:00
Arrependimentos e arrependimentos...

Se errar é humano e traz certos desconfortos, arrepender-se é um ato de grandeza, dignidade e sabedoria. O Marquês de Maricá já dizia que o arrependimento só é ineficaz quando as reincidências são consecutivas.
No século XVI, o cônego, médico e astrônomo alemão, Nicolau Copérnico, defendeu uma cosmologia heliocêntrica, onde o sol seria o centro das órbitas dos planetas. Teoria mais tarde incluída nos livros proibidos pela Igreja Católica. Em 1993, sabiamente, o Papa João Paulo II, admitindo excessos do tribunal eclesiástico da época, absolveu Copérnico que fora julgado e condenado por heresia.
Recentemente, um dos “craques” da Microsoft e discípulo de Bill Gates, Steve Ballmer, reconheceu que um dos piores arrependimentos de sua vida foi ter criado o Windows Vista, um sistema operacional usado em computadores que apresentou diversas falhas e imperfeições para um mundo competitivo e tecnologicamente avançado.
Na simplicidade e equilíbrio do mega investidor em informática, e, na humildade e inteligência divina do Papa aprendemos que reconhecer um erro não nos diminui, mas nos engrandece, e que as pessoas não existem só para nos aplaudir, mas para compartilhar conosco a beleza da existência”.
Entretanto, semana passada a Globo em seu mais famoso telejornal, reconheceu que o apoio dado ao golpe militar de 1964 foi um erro. O jornal O Globo, de 31.08.2013, expressava a seguinte mensagem: “A consciência não é de hoje, vem de discussões internas de anos, em que as Organizações Globo concluíram que, à luz da História, o apoio se constituiu um equívoco”.

Já em Brasília, na Câmara dos Deputados, após terem esses mesmos parlamentares inocentado um “colega” Deputado que se encontra preso por crime já julgado, resolvem num “passe de mágica” aprovar o voto em aberto para determinadas matérias.
A “poderosa plim plim”, tendenciosa formadora de opinião e os frágeis representantes do parlamento brasileiro, infelizmente, usam de manobras psicológicas e políticas tentando ludibriar a consciência de uma nação que não mais aceita a parcialidade jornalística, a mentira e a corrupção. Essas práticas danosas nos levam a acreditar que o objetivo principal dessas duas instituições é se perpetuarem como donos da verdade e do poder.

Certamente, como alerta um renomado cientista, esse tipo de arrependimento não é tanto um remorso do mal que cometeram, mas um temor daquilo que lhes pode acontecer.

Carlos Moura Gomes <carlosmouragomes@yahoo.com.br>
Afogados da Ingazeira, PE Brasil - 5-Setembro-2013 / 10:10:02
Fernando, há algum engano nessa informação de "200 litros de água por dia por pessoa em Tabira. Onde vão arranjar tanta água? Quanto às obras da Adutora, estão dependendo dos caprichos pessoais de um invasor de terras públicas que se acha o bicho da goiaba e pasme, as autoridades acreditam e não enfrentam o dito cujo. Esse fulano é o mesmo que fez um "gato" (ligação clandestina) em tubulação da COMPESA para sua propriedade e quando descoberto bateu pé, arrotou valentia e nada mais sério lhe aconteceu.

Gilberto Carvalho Moura <carvalhomouraadvogados@gmail.com>
Curitiba, PR Brasil - 4-Setembro-2013 / 8:57:44
"Água disputada – Diretor da Compesa para assuntos do Sertão, o engenheiro Fernando Lobo esclarece que serão disponibilizados por dia 200 litros de água por pessoa aos moradores de Tabira, no Sertão do Pajeú, que passarão a tirar o líquido em 45 reservatórios da cidade alimentados por carros pipas. O colapso em Tabira foi provocado pelo fim do sistema Brotas, que secou.

Dilma no Sertão – A presidente Dilma marcou para o dia 15 de novembro a inauguração da etapa da Adutora do Pajeú ligando Serra Talhada a Afogados da Ingazeira. A garantia foi dada pelo ministro da Integração, Fernando Bezerra Coelho, ao entregar a etapa do sistema adutor de Calumbi." (Magno Martins, foto, no seu blog em 3.9.13)

Fernando Pires
Recife, PE Brasil - 4-Setembro-2013 / 5:09:04
...Importância simbólica!

"Nós estamos colaborando com esse trabalho capitaneado pela Prefeitura, mas isso só tem uma importância simbólica. Temos é que concentrar esforços na Adutora do Pajeú para trazer água do São Francisco como está chegando em Serra e Calumbi para Afogados da Ingazeira e também Tabira. Estamos apreensivos para que essa obra seja concluída."

A pérola acima foi dita no programa Rádio Vivo de Aldo Vidal, na Rádio Pajeú, pelo sr. Roberto Tavares, presidente Estadual da Compesa, de acordo com o blog do Nill Junior). Eu devo estar ficando senil ou esse senhor deixa claro que BROTAS ao longo do tempo será descartada. Não tem mais ou igual importância do que a ADUTORA DO PAJEÚ...
Esse senhor imagina estar lidando com imbecis ou animais irracionais.

Como "Importância Simbólica..."?
Limpar a bacia de Brotas é mais do que obrigação!
Somos sertanejos e seres humanos... Não queremos "lavagem" com toda espécie de imundície que existe naquele reservatório!
Queremos que nos devolvam Brotas como ela deveria ser: DESASSOREADA e LIMPA, pois ela é patrimônio do povo do Pajeú... de Gente... Seres Humanos!

Fernando Pires
Recife, PE Brasil - 3-Setembro-2013 / 12:14:30
DESASSOREAMENTO – Na passagem, ontem, pelo Pajeú, o governador Eduardo Campos (PSB) autorizou as obras de desassoreamento da barragem de Brotas, que secou completamente devido a mais longa seca dos últimos 50 anos. O manancial só tem água para abastecer Afogados e Tabira por mais dez dias.
Só uma lata – O colapso de Brotas deixou Tabira, a 20 km de Afogados da Ingazeira, mergulhada no caos. Para ter acesso à água a população terá que enfrentar uma fila um chafariz, com direito a levar apenas uma lata na cabeça. Se necessitar de mais uma lata terá que enfrentar a fila, novamente. (Magno Martins, foto, no seu blog)

Fernando Pires
Recife, PE Brasil - 3-Setembro-2013 / 12:11:21
Caro colega Fernando, recordando a figura de teu pai, não posso deixar de registrar os bons momentos vividos há algumas décadas, ali, no início da Avenida Manoel Borba, mais precisamente na “casa do peixe” do amigo Minéu (in memoriam), onde, juntamente com Antônio de Badú, Bartolomeu Genésio, Chico Berto, e de bons companheiros de farra que também “partiram para outra dimensão”, nós ficávamos tocando violão, cantando canções de Nelson Gonçalves e tomado cerveja bem gelada.

Edson Bigodão <edsoncsiqueira@yahoo.com.br>
Caruaru, PE Brasil - 2-Setembro-2013 / 7:01:04

Lama pura

Já que o governador e o ministro Fernando Bezerra (Integração) estarão, hoje, em Calumbi, no Sertão, para entrega de mais uma etapa da Adutora do Pajeú, bem que poderiam dar um pulinho em Afogados da Ingazeira para conferir de perto a dramática situação da barragem de Brotas. O manancial, de 26 milhões de metros cúbicos de água, virou um lamaçal.
[Magno Martins, foto, no seu blog]

Fernando Pires
Recife, PE Brasil - 2-Setembro-2013 / 6:57:06
Lembrança... Saudade!

Há 94 anos, 1º de setembro (1919-2013) nascia Hermenegildo Marinho dos Santos, Minéu.
Há 25, em 28 de março (1988-2013) ele passava para a outra dimensão.
Saudades, meu pai!

Fernando Pires
Recife, PE Brasil - 1-Setembro-2013 / 20:10:25

PENSAR DUAS VEZES

Como funcionária pública e cliente do Santander há vários anos (mesmo sendo empurrada para outro banco), fiz questão de manter minhas minguadas economias no banco onde sempre fui bem acolhida, tanto pelos funcionários atuais quanto por aqueles que por lá passaram. São pessoas gentis e atenciosas, mas isto não é tudo.
Acho que vou pensar duas vezes se continuo cliente de uma instituição financeira que não me oferece o mínimo conforto, nem tem a preocupação de manter o cliente satisfeito. Não é fácil ficar horas em pé, numa enorme fila, sem dispor de uma cedeira para se acomodar. É evidente que final de mês dia de sexta feira, os bancos ficam lotados. Como pode apenas um caixa ou mesmo dois agilizar atendimento?
Para que serve senha com hora marcada e atendimento prioritário se a fila não anda? A minha indignação não é pela demora; é muito mais pelo desconforto. Alguém poderia perguntar: Por que não usou o autoatendimento? Seria bom; só que os caixas estavam sem dinheiro e uma fila enorme esperando essa providência. Como eu precisava receber um talão de cheques, tinha que ir para outra fila.

É constrangedor ver que lá estavam pessoas bastante idosas, aposentados provavelmente moradores da zona rural, com certeza mais cansados do que eu que, dentre os idosos, talvez eu fosse a caçula. Vale ressaltar que na cidade há um boa concorrência, e o banco que oferece mais comodidade e respeita o consumidor, tende a manter e aumentar a clientela. Ou será que cliente desejável é só aquele que tem muito dinheiro?

Passando em outros bancos, constatamos a existência de confortáveis poltronas para toda a clientela. O Santander que se cuide.

elviradesiqueira <elviradesiqueira@hotmail.com>
Afogados da Ingazeira, PE Brasil - 30-Agosto-2013 / 22:27:34
A todos os familiares dizemos do nosso pesar pelo falecimento da nossa prima Jovina (in memoriam).

Edson Siqueira <edsoncsiqueira@yahoo.com.br>
Caruaru, Pe Brasil - 30-Agosto-2013 / 13:19:20
Aos familiares de D. Juvina, particularmente o colega Ismael Leite, os nossos votos de pesar pelo seu falecimento. Danizete e família.

Danizete Siqueira de Lima <danizete_siqueira@hotmail.com>
Recife, PE Brasil - 30-Agosto-2013 / 11:37:19
[Anterior] [Próximo]

Volta

Livro de Visitas desenvolvido pela Lemon Networks