AFOGADOS DA INGAZEIRA - MEMÓRIAS Guest Book

Caso você queira colocar seu registro, clique aqui!


 Registros de 1 a 30 do total de 4924 [Próximo]

Fernando Pires,
Cordiais saudações.

Gostaria de sugerir algumas publicações que considero válidas para um entendimento mais profundo sobre questões do nosso tempo, sobretudo agora, quando está ocorrendo uma reaproximação entre os EUA e Cuba. Esse importante momento de maior contato entre o presidente norte-americano Barack Hussein Obama e o Presidente do Conselho de Estado da República de Cuba, Raúl Modesto Castro Ruz, sinaliza para um novo tempo de diálogo em um mundo muito mais complexo do que nas décadas de 1950, 1960 e 1970. Destaca-se aqui em particular a presença do Papa Francisco, cuja ação intermediou esse novo alinhamento, assumindo função de proa nos contatos diplomáticos.

SZULC, Tad. Fidel : um retrato crítico. 3. ed. São Paulo: Best Seller, 1987.

VAIZEY, John. Revoluciones de nuestro tempo : capitalismo. Ciudad de México: Fondo de Cultura Económica, 1977.

GUEVARA LYNCH, Ernesto. Meu filho Che . 3. ed. São Paulo: Brasiliense, 1986.

IGNACIO TAIBO II, Paco. Ernesto Guevara, também conhecido como Che . São Paulo: Scritta, 1997.

Um forte abraço a todos da minha querida Afogados da Ingazeira.

Walker Bezerra Vieira <walkerbv@terra.com.br>
Recife, PE Brasil - 19-Dezembro-2014 / 8:01:07

Trabalho, descanso e sucesso!

O soteropolitano, Rui Barbosa, afirmava que “... o trabalho é o inteirar, o desenvolver, o apurar das energias do corpo e do espírito, mediante a ação contínua de cada um sobre si mesmo e sobre o mundo onde labutamos”.

Nesse domingo último, 14.12.2014, atrevi-me alertar um grande amigo sobre sua estafante atividade profissional que já toma umas décadas de sua vida. Antecipadamente, peço minhas desculpas caso tenha sido inconveniente; mesmo assim aproveito para ratificar meu respeito e admiração pela competência, pela vocação, pela coragem, pela vontade, pela responsabilidade e muita humildade desse trabalhador das comunicações.

A famosa Universidade de Harvard descobriu, através de profunda pesquisa científica, que trabalhadores com problemas de sono custam muito caro para as empresas que os mantém em seus quadros devido a fraca produtividade.

Outra renomada instituição, a Universidade Florida State, concluiu que as pessoas bem preparadas fisicamente e com alta estima elevada, tendem a render melhor em espaços de 90 minutos, no máximo três vezes por dia e, separados por intervalos regulares. Escala de trabalho de 12 ou 24 horas está completamente descartada quando o objetivo é conquistar a excelência de qualidade nos resultados.
A era moderna prova que o excesso de trabalho pode comprometer o rendimento do profissional, bem como provocar danos físicos e emocionais à saúde do trabalhador.

Entre a posição do “Águia de Haia” e a obstinação do “Comunicador da Gente”, entendo que empregador e trabalhador, no mundo inteiro, têm que agir de forma inteligente, tomar decisões e assumir posições com muito equilíbrio em relação a jornadas estressantes de trabalho.

Afinal não são as “horas extras” que vão determinar o tamanho do seu talento nem engordar o faturamento da empresa, e sim, suas qualidades inatas; seu discernimento sobre o que é útil e nocivo; sobretudo ter uma visão estratégica para realizar suas tarefas em tempo hábil com confiança e perfeição, inclusive priorizando um merecido e confortável descanso no seio da família, driblando a fadiga e o stress; assim, nesse ambiente de cumplicidade, certamente, se não todos, a maioria dos trabalhadores alcançará o tão almejado sucesso, pessoal e coletivo.

Carlos Moura Gomes <carlosmouragomes@yahoo.com.br>
Afogados da Ingazeira, PE Brasil - 18-Dezembro-2014 / 12:14:04
Sou neta de Ranulfo Liberal Firmo

DANIELA FIRMO LIMA <danielafirmo41@gmail.com>
Recife, PE Brasil - 16-Dezembro-2014 / 17:38:53

Raimunda Julia de Vasconcelos <raimunda.vasconcelos@equus.com.br>
Santo andré, SP Brasil - 16-Dezembro-2014 / 12:48:33

Saudações Natalinas

Oi Fernando, estou para te escrever desde domingo e hoje finalmente o faço. Na semana passada tivemos quatro dias de chuvas intensas que vieram acabar com a seca que sofremos por 11 meses, e agora estamos nos preparando para outro temporal sendo que de nível mais intenso que ajudará a adicionar mais do precioso liquido aos reservatórios que estão em grande necessidade.

Domingo tivemos um dia bonito que culminou com uma noite memorável, pois o “Master Coral” nos apresentou um magnífico conserto de músicas maravilhosas que me levou mais perto do céu. Estava tão lindo que me emocionei ao lembrar-me da minha mãe tocando o órgão e regendo o coral a cantar músicas de louvor e gloria ao Senhor Deus e Jesus Cristo nosso Salvador. Faz mais de 65 anos que estas coisas aconteceram, mas as tenho na minha mente como se fora ontem. O Master Coral é afiliado à nossa igreja e nos presenteia dois consertos anuais que são um deleite para os que apreciam boa música.

Neste próximo domingo teremos outro conserto na nossa igreja que também nos deleitará. No entanto, o maior será apresentado começando no dia 18 e irá até o dia 21. E o conserto de Natal que é apresentado anualmente. O auditório da Igreja pode acomodar 3.500 pessoas sentadas e todos os dias o auditório está lotado e acomodado muitos convidados. A orquestra é fenomenal, os solistas fantásticos, bem como os pequenos grupos não ficam pra trás. Só pela rendição do Aleluia de Handle me leva a um grau de entusiasmos sem par. Louvado ao Senhor Deus e Jesus Cristo.

Teremos a nossa festinha de Natal familiar na casa do Igor meu filho mais velho onde iremos juntos cantar e glorificar ao Senhor bem como observar a reação dos netos ao abrirem os presentes. O Senhor tem sido misericordioso para nós, dando-nos vida e saúde para nos regozijar diante Dele.

Caro amigo, acho que já falei muito. Quero aqui desejar-lhe um Feliz Natal e Ano Novo extensivo à toda sua Família. Que o Senhor vos abençoe e guarde agora e durante o Ano Novo 2015.

Tenho um sentimento grande de gratidão ao amigo relembrando do nosso primeiro contato pela internet que iniciou nossa correspondência que tem perseverado por todos estes anos. Que o Senhor Deus vos abençoe e guarde.

Abraço fraternal.

Zezé de Moura <jojephd@yahoo.com>
Rosemead-Califórnia, CA EUA - 15-Dezembro-2014 / 18:13:07
TIA CACÁ: (RITA DE CÁSSIA PIRES) JÁ ACORDEI PARA TAMBÉM LHE DESEJAR FELIZ ANIVERSÁRIO.
TE AMAMOS.
UM BEIJO, JOÃO VICTOR E JOSÉ DE SÁ MARANHÃO NETO.

João Victor Pires de Sá Fernandes <logosassessoriaepesquisadegestao@hotmail.com>
Rondonópolis, MT Brasil - 14-Dezembro-2014 / 8:31:16
Parabéns, Tia Cacá. (Rita de Cássia Pires). Muitas felicidades.
Acordei agora, só para desejar a senhora feliz aniversário.
João Victor ainda dorme.
Um cheiro.

José de Sá Maranhão Neto <logosassessoriaaepesquisadegestao@hotmail.com>
Rondonópolis, MT Brasil - 14-Dezembro-2014 / 8:28:25
Insigne Fernando Pires,
Cordiais saudações.
Quanta saudade da nossa querida Afogados da Ingazeira.

Humildemente sugiro a leitura de um livro sobre a temática do Cangaço:
CHANDLER, Billy Jaynes. Lampião: o rei dos cangaceiros. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1980.

Um grande abraço.

Walker Bezerra Vieira <walkerbv@terra.com.br>
Recife, PE Brasil - 13-Dezembro-2014 / 16:59:25

NÃO PERCA TEMPO

O tempo não nos espera, passa muito rápido; dura para sempre, mas não envelhece nem cura mágoas. O dia amanhece e num piscar de olhos, o sol já vai se escondendo na linha do horizonte e as estrelas cintilando no céu. Nós sim, envelhecemos e, quiçá, em fração de segundo nos despedimos da vida, ou perdemos alguém muito querido, sem dar tempo dizer 'eu te amo' ou 'a vida sem você não tem graça', Já é tarde demais...

A oportunidade desperdiçada hoje não será transferida para amanhã. Em um ano você pode se tornar um empreendedor e mudar o rumo de sua vida. Um dia será suficiente para se comprar um carro, desfazer uma sociedade ou visitar um amigo. Um segundo apenas, basta isso para você dizer 'me perdoe', 'eu te perdoo', 'pode contar comigo'.

Esse tempo natalino é propício para repensarmos a vida, refletindo sobre nossa conduta, nossos valores e nossas atitudes em relação às pessoas do no nosso convívio. No mundo competitivo em que vivemos, é comum alguém furar filas para se beneficiar; usar supostas regalias para tomar a vez de outros; atender com desprezo e arrogância as pessoas mais humildes e ainda se sentir "cheio de razão" -o todo poderoso-porque tem um anel de "doutor".

João Batista clamava no deserto preparando os caminhos para a vinda do Messias. Preparemos também nós as veredas dos nossos corações eliminando os cascalhos entulhados para recebermos Jesus Cristo neste Natal. Quem sabe, não seja o último da minha ou da sua vida...

Não percamos tempo. É hora de fazermos as pazes com Deus e com os irmãos. O dia do julgamento existe. Não nos perguntarão quantos cargos ocupamos, qual o nosso grau de instrução, nem se possuímos grandes riquezas. Seremos interrogados sim, sobre o nosso grau de humildade, solidariedade e amor ao próximo.

As riquezas e as glórias do mundo não irão conosco nessa última viagem. Lá não mais precisamos ser gananciosos. A nossa riqueza e a nossa imponência, tão enaltecidas, serão esquecidas até mesmo pelos mais íntimos, porque o tempo se encarregará de apagar da memória a tão pretendida imortalidade.

Desejo a todos um Feliz Natal. Vamos cantar "NOITE FELIZ" com o coração transbordante de Amor e Paz!

Elvira de Siqueira Silva <elviradesiqueira@hotmail.com>
Afogados da Ingazeira, PE Brasil - 12-Dezembro-2014 / 22:44:35

Competências e incompetências dos municípios

Baseados em princípios éticos e num bem elaborado plano de trabalho, uma das acertadas e responsáveis providencias dos municípios organizados e bem administrados é que utilizam em suas principais vias e nos mais importantes monumentos, além de placas de advertência e sinalização, fiscais treinados para instruir as pessoas sobre como proceder no cumprimento das Leis Municipais em vigor; assim, enquanto evitam inconvenientes e transtornos, asseguram a saudável tarefa de disciplinar a população e preservar o patrimônio público. Entretanto, nessa manhã de quinta-feira, 11.12.2014, ouvi através da Rádio Pajeú a indignação de um revoltado ouvinte sobre o abandono do trânsito envolvendo carros e carroças, em Afogados da Ingazeira, lamentavelmente, por parte das autoridades.

Evidentemente, isso colabora para que a indisciplina dos condutores de veículos e similares aumente ainda mais, chegando a colocar em risco a integridade física dos pedestres. A situação é por demais triste e vergonhosa, porque já foram realizadas campanhas sobre o problema com ampla divulgação na mídia local.

Queremos ver sim, nossa cidade continuar se desenvolvendo, porém, respeitando as Leis, principalmente as que ela mesma criou ou aceitou como modelo; queremos ver nossas praças e ruas bem limpas; queremos ver nossas árvores frondosas e sem sofrerem nenhuma agressão dos que deveriam mantê-las sobre total proteção; queremos ver nossa cidade elaborando um planejamento que realmente possa ser executado na sua totalidade, evitando desculpas esfarrapadas, culpando outras esferas e fugindo da responsabilidade.

Lembramos, pois, respeitosamente, aos gestores das 182 prefeituras do Estado de Pernambuco que não conseguiram “fechar seus balanços” nesse exercício de 2014 que a Constituição Federal diz em seu “Art.30. Compete aos Municípios: legislar sobre assuntos de interesse local.” A política de desenvolvimento urbano tem por objetivo ordenar o pleno progresso das funções sociais da cidade e garantir o bem-estar de seus habitantes.

Carlos Moura Gomes <carlosmouragomes@yahoo.com.br>
Afogados da Ingazeira, PE Brasil - 12-Dezembro-2014 / 6:39:27

Covardia e coragem, a grande diferença!

O famoso filósofo grego, Aristóteles, dizia que “a coragem é a primeira das qualidades humanas porque garante todas as outras”. Enquanto que a indiferença está associada ao desamor, ao desleixo, a frieza, a inércia e muito próxima da covardia.

Pôncio Pilatos procurando se livrar de um tumulto popular ordenou que Jesus fosse chicoteado, mesmo convicto de que crime nenhum existia, e ainda mandou que seu inimigo Herodes O julgasse, sendo devolvido novamente ao Governador da Judeia que “lavou as mãos” e aceitou o pedido da multidão para crucificar um inocente. Nessa criminosa e injusta decisão ficou claro que o desinteresse e o medo são tão nocivos quanto o ódio.

Durante a Segunda Guerra Mundial a Alemanha de Hitler executou, aproximadamente, 6 milhões de judeus pelo mundo afora. Dois anos antes, em 1938, o presidente Getúlio Vargas já colaborava com esse genocídio, quando através da Circular Secreta 1.127 restringia a entrada de judeus no Brasil. Mesmo assim, contrariando essa ordem a chefe da Secção de Passaportes no Consulado Brasileiro, na cidade de Hamburgo, Aracy Moebius de Carvalho Guimarães Rosa conseguiu, sem o conhecimento do Cônsul, incluir milhares de fichas de judeus sem sua real identificação, sendo todos transportados para o Brasil, livrando-se da cruel e sanguinária perseguição nazista. Por esse gesto de bravura e coragem essa grande mulher, esposa e também colega de trabalho do escritor e diplomata João Guimarães Rosa, teve seu nome escrito no Jardim dos Justos entre as Nações, no Museu do Holocausto, em Israel e nos Estados Unidos. Aracy é carinhosamente conhecida por “O Anjo de Hamburgo”. Partiu para eternidade em março de 2011 aos 102 anos de idade e seu corpo foi depositado no Mausoléu da Academia Brasileira de Letras ao lado do seu marido e amigo. Um admirador escreveu em sua homenagem: “para que os maus triunfem, basta que os bons não façam nada”.

Então, que neste Natal e entrada de um Novo Ano, façamos a nossa parte mostrando para as novas gerações o caminho do bem, da verdade e dos atos louváveis. Supliquemos, pois, com muita fé e esperança: “Senhor, dai-nos serenidade para aceitar as coisas que não podemos modificar... coragem para modificar as que podemos, e sabedoria para reconhecermos a diferença entre elas”.

Carlos Moura Gomes <carlosmouragomes@yahoo.com.br>
Afogados da Ingazeira, PE Brasil - 2-Dezembro-2014 / 19:32:04

Natal Flor & Luz

Após a partida de meu querido irmão Augusto Simões, algumas pessoas, entre familiares e amigos, decidiram continuar com seus projetos sociais. Um desses projetos é o Natal das crianças carentes.
Por dois anos, Augusto distribuiu presentes a crianças pobres do interior de Pernambuco.

Este será o primeiro Natal após a sua partida e decidimos manter essa bonita ação de caridade, pretendendo torná-la ainda maior. Assim, estamos arrecadando, por meio do Instituto Augusto Simões e Érica Flor do Céu, brinquedos novos e usados (em bom estado), que serão distribuídos no dia 25 de dezembro. Estamos chamando esta ação de Natal Flor & Luz e, quem tiver interesse em colaborar, pode doar brinquedos em um dos seguintes postos de arrecadação:

RECIFE- * Colégio Equipe * Colégio Nossa Senhora de Lourdes * ATF Cursos Jurídicos
* Atelier Mariana Parini Dolci & Cioccolato * Sede dos Filhos da Misericórdia
* Todas as lojas Contém 1g (exceto a do Shopping Recife)
* Escola Solar da Criança * Loja Czar (Av. Cons. Rosa e Silva)

ARCOVERDE- * Colégio Cardeal Arcoverde * Colégio Imaculada Conceição * Escola Conviver
* Escola Tico e Teco/Objetiva

PESQUEIRA- * Colégio Santa Dorotéia * Educandário Imaculada Conceição

Instituto Augusto Simões e Érica Flor do Céu
Banco do Brasil (001)
Agência: 2437-6
Conta Corrente: 19.374-7
CNPJ: 17.465.235/0001-51

Renata Simões
Recife, PE Brasil - 26-Novembro-2014 / 10:49:28
Desejo justificar a inúmeros amigos e amigas que desejam contato comigo através de LINKEDIN ou Outras REDES SOCIAIS: Não aderi a essas redes, motivo da não aceitação.
Só mantenho na internet meu e-mail e este mural.
Às pessoas com as quais mantenho contato por e-mail tenho a oportunidade de responder, mas muitas outras podem até pensar que as estou rejeitando por motivos outros.

Fernando Pires <fernandopires1@hotmail.com>
Recife, PE Brasil - 24-Novembro-2014 / 11:10:02

Virgínia Marinho
Afogados da Ingazeira, PE Brasil - 22-Novembro-2014 / 10:41:57
Oi Fernando, No dia 17 deste mês recebi os exemplares semanais “National Review” e do “Weekly Standard” , são publicações de boa reputação que tenho subscrito por muitos anos. Eles têm uma equipe de escritores espetacular os quais me ajudam a estar bem informado. E nesta semana não foi diferente.

Ao alcançar a página 13 da National Review, lá estava a foto da Dilma com seu polegar apontando o sinal de sucesso, missão cumprida, etc. Minha curiosidade ficou bem aguçada e imediatamente comecei a ler o pequeno noticiário que dizia, ex-Marxista Dilma Rousseff, primeiro termo como presidente do Brasil, sofreu recessão, aumento da inflação, um grande escândalo de corrupção envolvendo a empresa estatal Petrobras, a e um massivo número de protestos. A intenção de formar um estado social de dependência monetária (Welfare) é clara, mas o standard da Saúde Pública e Educação tem se mantido baixo. O seu oponente, conservativo Aécio Neves ofereceu um programa de reformas. Rousseff ganhou a reeleição com pequena margem e disse: ”Desejo ser uma melhor Presidenta, bem melhor do que tenho sido”. Ela não deve achar isto difícil.

Depois de tantos protestos, denúncias e sofrer as consequências da inflação, não posso compreender como os brasileiros puderam aceitar que tamanha incompetência voltasse a exercer a Presidência do Brasil.

Zezé de Moura <jojephd@yahoo.com>
Rosemead - Califórnia, CA EUA - 21-Novembro-2014 / 8:09:21
Afogados da Ingazeira, cidade linda de se viver.

Osvaldo Argemiro da Silva Filho <osvaldinho222@gmail.com>
Afogados da Ingazeira, PE Brasil - 19-Novembro-2014 / 22:36:17

O segredo da vida
Deus é vida. A vida é Deus!


Há milênios que estudos científicos envolvendo químicos, biólogos, físicos, geólogos e astrônomos tentam encontrar uma resposta para a origem da vida. Descobriram que o carbono, o hidrogênio, o oxigênio, o nitrogênio, o fósforo e o enxofre, existem em abundância em muitos planetas ou satélites, sendo esses elementos geradores de vida.

Na Pontifícia Academia de Ciências, o Papa Francisco admitiu pontos positivos na Teoria da Evolução, muito estudada e defendida pelo inglês Charles Darwin durante o século XIX e o Big Bang, uma explosão que teria originado o início do universo ocorrida há cerca de 14 bilhões de anos. Ainda alertou os fiéis sobre a interpretação da Bíblia, quando acham que o Criador “tenha agido como um mago, com uma varinha mágica capaz de criar todas as coisas”.

Para o hinduísmo o tempo não possui uma linearidade e sim uma forma circular onde ocorrem renovações na criação e evolução. Já o islamismo entende que a humanidade foi criada por Deus, ou Alá, na forma que se encontra em seu Alcorão, o livro sagrado dos muçulmanos. Acreditam que sobre a origem da Terra, a ciência tem acertos consideráveis. Para os cristãos a vida tem origem na forma Divina, onde Deus, Ser Supremo e Absoluto, foi o responsável por tudo e por toda criação do universo.

Neste último 12 de novembro, a Agência Espacial Europeia junto com a Nasa americana, mostraram ao mundo o resultado do demorado e caríssimo projeto para pousar o módulo Philae, que é um robô controlado da terra, na superfície de um cometa que situa-se entre marte e júpiter, com o objetivo de estudarem a formação dos planetas do sistema solar e descobrirem algo sobre a origem da vida.

Gostaria que essas grandes potências investissem com a mesma intensidade nas pesquisas com saúde, objetivando debelar ou controlar as mais cruéis doenças como a diabetes, a AIDS, a hipertensão arterial, cânceres diversos e tantos outros males que matam milhares de pessoas no mundo inteiro.

A procura, quase que insaciável, sobre a origem do Mundo e, por conseguinte, da vida, tem deixado a comunidade científica numa dúvida que aumenta cada vez que se atrevem brincar com a existência humana. Como crente em Deus, respeito todos os trabalhos, mas permaneço acreditando que muitas vezes “a sabedoria é fugaz; quando achamos tê-la dominado, ela torna-se volátil e se desfaz na imensidão de nossa ignorância”. Então, a vida continua sendo um segredo da vida.

Carlos Moura Gomes <carlosmouragomes@yahoo.com.br>
Afogados da Ingazeira, PE Brasil - 15-Novembro-2014 / 5:00:36

O PT SÓ TEM MOSTRADO
DESMANDO E CORRUPÇÃO


FHC fez história / Sendo quase um pioneiro
Distribuindo dinheiro / Em troca de fama e glória,
A prática pública e notória / Contaminou a Nação,
Dando toda inspiração / Pro gesto ser copiado
O PT SÓ TEM MOSTRADO / DESMANDO E CORRUPÇÃO.

Quem não lembra a Petrobras / Até o ano dois mil
Sendo exemplo pro Brasil / E orgulho pras estatais?
Afundaram a Eletrobras, / Junto aos fundos de pensão,
Em tudo meteram a mão / Deixando o povo lesado
O PT SÓ TEM MOSTRADO / DESMANDO E CORRUPÇÃO.

Dilma faz que se aperreia / Mas Lula já tá careca,
De ver dinheiro em cueca / Samba canção, short e meia;
Ladrões não vão pra cadeia / E os poucos que lá estão,
Muito em breve sairão / Sem devolver o roubado
O PT SÓ TEM MOSTRADO / DESMANDO E CORRUPÇÃO.

As contas públicas não fecham, Se gasta mais que arrecada,
Nosso PIB está em nada / Por mais que os números se mexam;
Grandes empresas nos deixam / Assustadas com a inflação,
E ao provocar demissão / Deixam o governo ferrado
O PT SÓ TEM MOSTRADO / DESMANDO E CORRUPÇÃO.

Dilma" coração valente", / Sem pulso e despreparada,
Quando está destrambelhada / Quanto mais fala, mais mente,
Não vejo mais quem aguente / Suportar enganação
E o caminho da perdição / No pleito foi renovado
O PT SÓ TEM MOSTRADO / DESMANDO E CORRUPÇÃO.

Que coisa mais indigesta / Um partido fazer planos,
Pra governar trinta anos / Numa Pátria como esta?
Inda querer fazer festa / Ante tamanha ambição
E aos tempos da escravidão / O país tá comparado
O PT SÓ TEM MOSTRADO / DESMANDO E CORRUPÇÃO.

Ou se tira do papel / A reforma propagada,
Ou a Pátria é transformada / Na República de Fidel.
Isso aqui virou cartel / De dar apoio a ladrão
E eu não sei por qual a razão / Brasileiro tem votado
O PT SÓ TEM MOSTRADO / DESMANDO E CORRUPÇÃO.

(Danizete Siqueira de Lima) – Recife-PE

Danizete Siqueira de Lima <danizete_siqueira@hotmail.com>
Recife, PE Brasil - 11-Novembro-2014 / 11:38:51

Gestos que marcam

Desde os tempos mais antigos, mesmo antes de Cristo, quando as civilizações surgiram destruindo os sistemas tribais que a humanidade convive com ódio, dor, desigualdade, pobreza e ganância. Hoje boa parte da população mundial, infelizmente, mantém hábitos altamente condenáveis. É demagógica referente a união de raças; é egocêntrica quando prefere o ter ao ser; e é omissa quando não combate as injustiças.

Domingo último, 09.11.2014, o famoso ator e ex-galã da Rede Globo nos anos 80, Eduardo Tornaghi, num corajoso e sincero depoimento, disse que após ter destratado algumas admiradoras, decidiu parar e pensar em relação ao futuro. Na época, recusou um milionário contrato com a TV e abandonou a carreira, talvez como punição a sua impensada e grosseira atitude com as fãs ou mesmo como fuga de uma vida regada a fantasias e desprovida de liberdade, inclusive distante das pessoas mais queridas. Passou a exercer a função de militante social, percorrendo desde as calçadas e praias cariocas até as mais pobres regiões do Brasil e do mundo. Afirmou ao repórter da Record “teve uma hora que eu percebi que quem tem tudo, não tem nada”. Provando que a felicidade das pessoas não está em nada fora, está no lado de dentro da gente e que a possibilidade de realizarmos um projeto que beneficia o próximo torna a vida bem mais interessante.

Não é fácil mudar os rumos de uma civilização milenar, mas mesmo assim, eu queria que as pessoas temessem a guerra e não fossem vê-la pela televisão, que se escandalizassem com as injustiças sem as cometê-las quando se omitem de participar dos assuntos da comunidade; eu queria que as religiões se preocupassem mais em orar, e não disputar; eu queria que o mundo inteiro abraçasse com carinho nossa mãe natureza... ah! ”eu queria poder transformar tanta coisa impossível, eu queria falar de alegria ao invés de tristeza, mas não sou capaz...”.

Enquanto os povos do século XXI não controlarem a velocidade dos avanços, esse progresso poderá sufocar e comprometer, ainda mais, importantes valores humanos excluindo para as futuras gerações sentimentos como paz, alegria, amor e felicidade, símbolos maiores da razão de viver.

Carlos Moura Gomes <carlosmouragomes@yahoo.com.br>
Afogados da Ingazeira, PE Brasil - 10-Novembro-2014 / 18:40:48

“O Grande Milagre"

Meus amigos e amigas, estejam convidados para o lançamento do meu novo livro “O Grande Milagre”, com data prevista para o último sábado de dezembro (27).
Caso haja alteração, ou outras informações, avisaremos através deste MURAL.

Gonzaga Barbosa <gonzagabarbosa40@hotmail.com>
Afogados da Ingazeira, PE Brasil - 10-Novembro-2014 / 9:32:42

Bolsa hoje, fome amanhã

A entrevista com o jornalista venezuelano Miguel Henrique Otero (foto), na edição desta semana da revista VEJA, nas páginas amarelas, é imperdível.
Ele vê nos Planos de Controle da Imprensa no Brasil o mesmo padrão do chavismo, e diz que manter os pobres dependentes é ruinoso, mas essencial ao populismo(...)!

Fernando Pires <fernandopires1@hotmail.com>
Recife, PE Brasil - 1-Novembro-2014 / 19:18:18

O medo do eleitor

Segundo especialistas em saúde, o medo é uma reação de alerta muito importante, mas, em algumas ocasiões, pode tornar-se perigoso a todos os seres vivos. Ainda de acordo com pesquisadores do assunto, a dúvida é o elemento gerador do medo e de muitas derrotas do ser humano.
O medo, muitas vezes, impede as pessoas de agirem e, consequentemente, perder a oportunidade de superar fracassos, deixando escapar grandes vitórias.
Segundo o jornal Folha de São Paulo, edição deste sábado 01.11.2014, o medo de perder o Bolsa Família foi a principal causa dos beneficiários votarem na continuação do governo. Isso se comprova quando verificamos que no município de Belágua, estado do Maranhão, Dilma obteve 92% dos votos. Num regime democrático o governo seria do povo, pelo povo e para o povo.

Estamos presenciando governos de grupos, pelos grupos e para os grupos de partidos políticos.
É triste, mas o grupo político que perdeu as eleições para presidente, certamente adotaria semelhantes procedimentos para se manter no poder por um longo tempo. Há mais de meio século o general Charles de Gaulle, disse que “o Brasil não é um país sério”. Infelizmente, caso a reforma política não saia com a devida urgência das gavetas e aconteça de verdade, temos que admitir que a afirmação do estadista francês esteja se tornando uma dolorosa realidade. O eleitor fez a sua parte. Votou.

Um poeta escreveu que “talvez o certo pra você seja o errado pra mim. Claro, cada um é cada um, ninguém é igual a ninguém. Duas pessoas discutirem e não chegarem a uma conclusão igual é a melhor prova de que cada ser humano tem o seu valor e identidade própria.” Então, democraticamente, aguardamos a resposta do tempo com muita esperança e sem medo.

Carlos Moura Gomes <carlosmouragomes@yahoo.com.br>
Afogados da Ingazeira, PE Brasil - 1-Novembro-2014 / 19:03:09

Yasmim Pontes <yasmimpontes@hotmail.com.br>
Gravatá, PE Brasil - 28-Outubro-2014 / 9:14:18
ICONOGRAFIA HISTÓRICA de Afogados da Ingazeira
(Em disco BLU-RAY - BD25 -, formato 16.9, WideScreen, 1080p HD
)

Todo o acervo – mais de 650 imagens, aí incluídas mais de 200 personagens que já se foram - foi por nós "garimpado" ao longo de 30 anos. Muitos contatos, viagens e telefonemas foram realizados:

Com imagens de todas as décadas do séc. passado. A apresentação se dá em média de 10 segundos para cada fotografia, e, aquelas com texto, o tempo necessário para a sua visualização e leitura.
E, os Personagens, com duração de 4 segundos para visualização e leitura das datas (anos) de nascimento e falecimento.

Duração: aproximadamente 100 minutos, com agradável trilha sonora.

Importante: Não se trata de DVD, mas de Disco BLU-RAY que, para ser visto, necessita de reprodutor blu-ray (que também serve para DVD) e televisor de tela plana HD.

Para adquiri-lo:
Valor: R$ 24,00 (para o território nacional), a ser depositado no Banco do Brasil, ag. 8633-9 – C/C 5.472.595-X. Após a realização do depósito, envie e-mail para -fernandopires1@hotmail.com -, informando data do depósito, nº da agência e endereço completo.
Enviaremos pelos Correios.

__________________________


Para adquirir um Reprodutor de Blu-Ray/DVD:

Sugestão: SARAIVA
Sugestão: Walmart
Sugestão: Americanas
Sugestão: Casas Bahia

Fernando Pires <www.afogadosdaingazeira.com>
Afogados da Ingazeira, PE Brasil - 26-Outubro-2014 / 22:19:33

Otávio Vieira de Almeida
(1920 - 2014)

Faleceu ontem, sexta-feira 24, aos 94 anos de idade, em Jaboatão dos Guararapes (PE), o sr. Otávio (viúvo de Maria do Carmo Torreão de Almeida), antigo comerciante distribuidor de bebidas em Afogados da Ingazeira, nos anos 1960-1970.
Seu filho Tavinho me ligou, logo cedo, quando eu estava saindo do Recife para Afogados, dando a notícia.
O sepultamento se realizará no Memorial Guararapes (perto de Aeroporto do Recife), às 16h.
A Tavinho e demais familiares, nossas sinceras condolências

Fernando Pires <fernandopires1@hotmail.com>
Afogados da Ingazeira, PE Brasil - 25-Outubro-2014 / 15:12:45

Saúde esquecida...

Enquanto aguardamos a chegada de João Vitor, meu segundo neto, acompanhamos atentamente o embate político dos pretendentes ao cargo de Presidente da República Federativa do Brasil. Ambos mostram suas garras ao se agredirem mutuamente, apostando nas antigas e já saturadas promessas eleitoreiras.

Infelizmente, não lembramos ter ouvido dos candidatos nenhum comentário sobre o grave risco de epidemia provocada pelo vírus EBOLA que, segundo a Organização Mundial de Saúde são necessárias “MEDIDAS EXTRAORDINÁRIAS” de todos os governos no mundo inteiro, já que o surto teve início na Guiné em fevereiro deste ano se espalhando facilmente para Libéria, Serra Leoa e Nigéria, matando milhares de africanos. As autoridades em saúde advertem que a doença pode afetar outros continentes.

Bactérias e vírus já provocaram enormes prejuízos à humanidade, chegando a superar os estragos causados por guerras e terremotos. Dentre as maiores epidemias a GRIPE ESPANHOLA registrou 20 milhões de mortos espalhados pelo mundo entre 1918 e 1919. Coincidentemente o então Presidente do Brasil, Rodrigues Alves, foi uma das vítimas fatais.

Embora o fascínio e a sede pelo poder tenham desviado os candidatos de tão importante assunto, vamos cobrar de quem obtiver a próxima vitória nas urnas, urgentes providências não só com relação a possíveis epidemias, mas uma permanente, responsável e digna gestão no setor de saúde dos brasileiros.

Assim, quem sabe, as futuras gerações verão a nossa Constituição ser cumprida no que se refere o Art. 196, quando admite claramente que a saúde é um direito de todos e, por conseguinte, dever do Estado garantir políticas sociais e econômicas visando a redução do risco de doenças e de outros agravos; enxergarão, principalmente, que a saúde deverá ser sempre lembrada, jamais esquecida.

Carlos Moura Gomes <carlosmouragomes@yahoo.com.br>
Afogados da Ingazeira, PE Brasil - 16-Outubro-2014 / 13:23:26
O sertanejo é antes de tudo um forte e tem vida longeva. Natural de Afogados da Ingazeira, no Sertão do Pajeú, dona Otília Brasileiro completou, ontem, 100 anos. Extremamente lúcida, dona Otília é uma figura encantadora e sedutora. Boa de prosa e uma memória invejável, a sertaneja centenária vive hoje no Recife, onde comemorou a data ao lado de familiares, entre os quais a filha Fátima Brasileiro.

Como todo sertanejo, dona Otília vem de uma grande prole. São 18 irmãos, dos quais cinco morreram quando crianças. Os pais, comerciantes e fazendeiros, deram às mulheres o sobrenome de “Brasileiro” e aos homens o de “Patriota”. “Quando meu pai, Manoel José da Silva, se ausentava, minha mãe, Maria Gomes Brasileiro, assumia com pulso e competência o comando da família e dos negócios”, relembra.

E acrescenta: “Eles se conheceram na casa do meu avô materno e tiveram que esperar duas irmãs mais velhas se casarem, para chegar então a sua vez, pois havia uma norma familiar de que as mais novas não casavam antes das mais velhas”.

Dona Otília morou por muito tempo em Carnaíba (PE) e depois de casada fixou residência em Afogados da Ingazeira. Assistiu a momentos históricos da trajetória política do Brasil como o cangaço. Impressiona a riqueza dos detalhes da memória que parece ter um segredo especial como a sua própria vida de longevidade.

“Vivi o tempo das “visitas” de Antônio Silvino, dos Revoltosos e de Lampião, que aterrorizavam no interior do Nordeste. Nossa casa foi invadida pelo bando de Lampião, cujos bandidos mantiveram meu pai preso por algumas horas, ameaçado de morte. Minha mãe, sob fogo cruzado, abria a loja e entregava aos cangaceiros todo dinheiro de que dispunham, comprometendo-se a mandar o restante para onde estivesse o bando. A ordem do “chefe” era levar 10 contos de réis, quantia alta na época, ou matar meu pai”, conta ela.

Não só a memória de dona Otília que impressiona aos 100 anos de idade, mas a sua disposição física também. Não abre mão de ler diariamente todos os jornais e tem mania por palavras cruzadas. A vida para ela tem que ter a leveza da criança, com risadas e brincadeiras. Se há um segredo para se prolongar os dias não sabe, mas conclui que o que realmente vale na vida é ter saúde e amizade.

Denise Martins, no BlogdoMagno
Recife, PE Brasil - 13-Outubro-2014 / 11:33:29
Sou filho de Julio da Vera Cruz Campos e Palmeirinda Tavares Campos, nasci no dia 29 de outubro de 1931 em Recife.

______________________________
Caro Elison, qual o seu parentesco com o prof. José da Vera Cruz Campos? (Fernando Pires)
______________________________

Elison Tavares Campos <ETC.31@HOTMAIL.COM>
Recife, PE Brasil - 12-Outubro-2014 / 11:46:41

NORDESTINO ASSUMIDO E DECLARADO /
FAÇO É RIR DE QUEM DIZ QUE EU NÃO SOU GENTE


Meu Nordeste é celeiro de artistas / Muitos deles com representação
Tiririca foi show de votação / Duas vezes eleito por paulistas
Tem um Frank Aguiar em outras listas / Inda esquecem de Lula presidente
Erundina também se fez presente / Dos paulistas foi chefe de estado
NORDESTINO ASSUMIDO E DECLARADO / FAÇO É RIR DE QUEM DIZ QUE EU NÃO SOU GENTE.

Não me venham com crítica e baixaria, / Arrogância nem discriminação
Nordestino é quem ergue esta Nação / Pois o “Rei do baião” já me dizia
Quando eu lembro Canudos, na Bahia / Conselheiro é um filme em minha mente
Pois o peso que temos só não sente / Se você for sulista e revoltado
NORDESTINO ASSUMIDO E DECLARADO / FAÇO É RIR DE QUEM DIZ QUE EU NÃO SOU GENTE.

Vocês deixem a favela da Rocinha / Venham aqui buscar um pouco de paz
Conhecendo as piscinas naturais / E a beleza de Porto de Galinha
Em Natal vão na praia da redinha / João Pessoa na rota é evidente
Pois ao som de Ravel, o sol poente / Mostrará que o conceito é infundado
NORDESTINO ASSUMIDO E DECLARADO / FAÇO É RIR DE QUEM DIZ QUE EU NÃO SOU GENTE.

Danizete Siqueira de Lima
Recife, PE Brasil - 9-Outubro-2014 / 21:21:41

Álbum Iconográfico de Afogados da Ingazeira

O amigo Fernando Pires tem sido um conterrâneo dedicado ao nosso rincão, propagando sua beleza sertaneja e sua gente. Agora ele nos apresenta nesta nova versão tecnológica do Blu-Ray o Álbum Iconográfico revisado com aperfeiçoadas fotos e o som magnífico. Ele escolheu como background musical musicas que nos toca profundamente, começando com Asa Branca, minha favorita.

Para ver a nova versão do álbum tive que comprar o Blu-Ray player pois eu estava parado na década passada quando o DVD era suficiente. Na realidade eu estava procurando uma desculpa para atualizar o meu sistema de entretimento o que achei ao receber este álbum com tópicos e lugares distantes no passado do nosso sertão.

Os cenários bucólicos de outrora apresentados em fotografias em preto e branco são em si de uma beleza singular que nos deixa a meditar e relembrar fatos e pessoas que foram de um modo ou de outro parte significante em nossa vida. Desde o início da construção da Igreja (Catedral) até os dias atuais em fotos coloridas é como se estivéssemos rejuvenescendo . As fotos estão claras e limpas graças a ajuda da tecnologia moderna que tem meios de “ressureição” de fotos que pensávamos impossível de usá-las.

Ver e rever Zé Jaboatão com a carroça puxada a burro (ele era o nosso coletor de lixo) a nos convidar a um passeio naquele solo rico e seco ou simplesmente a uma soneca na rede até que o calor diminua. Os cenários ficam a brincar em nossa mente num borbulhão de fantasias de um tempo passado e muito querido por nós, principalmente os expatriados como eu.

Vendo as fotos do Cine Pajeú, me vem à mente um garoto que conheci bastante e que era encantado com o prédio e ações que ali se apresentavam nos seriados e filmes, nos dando assunto pra discutir o que foi ou não foi com nossos colegas em discussões bem alongadas.

As fotos do evento histórico da inauguração da estação do trem que nos levaria ao Recife e a cidades naquela direção, nos lembra que participamos daquela cerimonia e que hoje só restam as lembranças, pois tudo aquilo não mais existe. Teve realmente vida curta, mas deixou lembranças daquele período da nossa vida bem vividas.

As fotos mais atuais são lindas, apresentando as ruas que não cheguei a conhecer, lugares satélites da cidade em cor, nos dando outra perspectiva do local, devo dizer, no entanto, que de todas as fotos a que mais me emociona é a foto da Igreja com a Serra dos Pereira (ou Pereiros) ao fundo. Dá vontade de gritar como o fazia no velho Cine Pajeú, “Aí mocinho!”. Fico olhando por longos momentos, tentando absorver o máximo daquele panorama que o Senhor Deus nos proporcionou.

Sem dúvida, ver as fotos dos nossos pioneiros nos faz orgulhosos de ser Sertanejos do Pajeú.

Agradeçamos, portanto, ao Fernando Pires, autor desse belo e laborioso trabalho apresentado e por sua dedicação marcante à nossa cidade e ao nosso povo. Congratulações está em ordem.

Zezé Moura <jojephd@yahoo.com>
Rosemead, Califórnia, CA EUA - 5-Outubro-2014 / 21:13:17
[Próximo]

Volta

Livro de Visitas desenvolvido pela Lemon Networks