AFOGADOS DA INGAZEIRA - MEMÓRIAS Guest Book

Caso você queira colocar seu registro, clique aqui!


 Registros de 111 a 120 do total de 5721 [Anterior] [Próximo]

Magno Martins (foto) escreveu, no dia 19 de setembro, no seu - www.blogdomagno.com -, o post a seguir:

"Conterrâneo de Afogados da Ingazeira, meu amigo Fernando Pires me enviou, ontem, mais um trabalho de sua dedicada e acurada pesquisa da história de nossa pátria mãe e dos seus filhos ilustres: Afogados da Ingazeira, páginas da sua história. Mais uma belíssima contribuição de fôlego e de elevada qualidade para o município, localizado no Sertão do Pajeú, a 386 km do Recife.

Bancário por formação, Fernando tem o maior acervo histórico da cidade e dos seus personagens. Por muito tempo, manteve uma página na Internet com um retrato diário de Afogados e de seus personagens. Além de apaixonado pela terra, conhece como ninguém a sua raiz, o DNA do seu povo, os meandros da política, da economia e da cultura do município e da região.

Não sei por quais razões, tirou o site do ar, mas seus arquivos se mantém intactos, preservados. Certo dia, fui pego de surpresa com uma entrevista com meu pai Gastão Cerquinha, 99 anos, feita por ele, com direito aos pitacos da minha mãe Margarida quando minha luz de inspiração completou 90 anos. Na oportunidade, papai fez belas revelações que seus filhos, incluindo este escriba, não sabiam.

Dei uma folheada rápida ontem no novo livro de Fernando e, desde já, sugiro ao prefeito de Afogados da Ingazeira para valorizar a iniciativa. Deve ser leitura obrigatória nas escolas da rede pública municipal e objeto de consulta em todas as bibliotecas do município. Deus fez o campo e o homem as cidades. Uma cidade só cresce e se projeta com ajuda dos seus filhos, porque estrangeiro nenhum vai colocar uma pá de cal para abrir uma janela na cidade.

Fernando Pires saiu de Afogados da Ingazeira para Recife, mas a cidade nunca saiu dele, está impregnada em tudo. É daqueles que não dizem essa cidade já foi meu lar, Afogados sempre será o seu lar. Ela está no seu coração, na sua cabeça, nas suas ações. Bom filho é assim: sente chuvas de felicidade quando percorre as suas ruas, sem tristeza, só alegria. Faz juras de amor eterno."

______________________________________
Obrigado, amigo Magno. (Fernando Pires)
______________________________________



Fernando Pires <fernandopires1@hotmail.com>
Recife, Brasil - 15-outubro-2021 / 16:27:05

Faleceu, em Afogados da Ingazeira, aos 58 anos de idade (16.11.1962 - 09.10.2021), no sábado passado 9 de outubro, de enfarte fulminante, nosso amigo/conterrâneo José Eudes da Fonseca Véras (Zé Castelinho).
Zé, deixa viúva, dois filhos e uma neta.
Aos familiares, nossas condolências.

Fernando Pires <fernandopires1@hotmail.com>
Recife, PE Brasil - 15-outubro-2021 / 13:56:53

Fernando, estou adorando o livro. Estou sabendo de detalhes que me eram desconhecidos.
Parabéns pelo seu empenho tão grande pela história da nossa terra
Abração

Walmick Guimarães Martins <walmickmartins@outlook.com>
Afogados da Ingazeira , Pe Brasil - 13-outubro-2021 / 19:45:50
Parabéns pelo excelente livro.
Obra de muito valor histórico e cultural.
Como grande conhecedor da historia de Afogados da Ingazeira, queria saber se o senhor teria como me ajudar em pesquisa que estou realizando sobre meus antepassados. Meu pai, Dilson Siqueira Magalhães, é natural dessa cidade. Nasceu em 1937. É filho de Ulisses Virginio Magalhães e Elvira Siqueira Magalhães (nome de solteira Elvira Pinto de Siqueira).
Meu pai nasceu e foi criado no Sítio Canafistula (Iguaracy). Minha avó (Elvira) é filha de José Brasiliano de Siqueira, conhecido como "velho zuza".
Queria saber se o senhor tem mais informações sobre os antepassados de meus avós e, em especial, dos Virginios de Canafistula e dos pais de Zuza Siqueira.
Muito grato pela atenção.

____________________________________

Já contatei Ulysses Magalhães e o coloquei na linha com um seu familiar que ele desconhecia. (Fernando Pires)

____________________________________

Ulysses José Beltrão Magalhães
Recife, PE Brasil - 13-outubro-2021 / 13:49:30
(Do blogdoanderson.com)
Uma das personalidades mais dinâmicas que colaborou e ainda contribui com a evolução de Vitória da Conquista comemora o 101º aniversário neste sábado (9). Nascido em Afogados da Ingazeira, no interior do Pernambuco, Cícero Pereira Amorim está em Vitória da Conquista há mais de setenta anos com a sua C Amorim, loja especializada em acabamentos para construção civil. Ele veio para o Centro Sul Baiano a convite de um irmão após vender um empreendimento em Afogados da Ingazeira. Em Conquista iniciou suas atividades com um armazém, depois uma fábrica de bebidas, posteriormente fábrica de doces.

Já em 1962, após fechar as fábricas, fechou o comércio de cereais e passou para o ramo de ferragens chegando à potente C Amorim.
“Parte disso é por conta da minha saúde; agradeço sempre a Deus por estar saudável. O maior responsável é Ele. Procuro viver a vida sem querer controlar o que aparece. Entendo que dificuldades surgem, porém penso sempre que tenho que resolver o que aparece com paz e tranquilidade. Com este pensamento tudo se resolve no seu próprio tempo”, comentou numa entrevista no ano passado. “Sempre levei o trabalho a sério e sempre tive muita responsabilidade com meus ganhos. Gastava apenas o necessário, nunca mais do que ganhava. O que sobrava era aplicado no próprio negócio. Controlar os ganhos é o segredo de tudo. Trabalho e equilíbrio definem minha trajetória.

(*) Ele nasceu no sítio Manoel Soares de Flores, mas logo cedo - aos 6 anos, se mudou com a família para Afogados da Ingazeira)

Fernando Pires <fernandopires1@hotmail.com>
Recife, PE Brasil - 9-outubro-2021 / 12:31:18
A Sra. CARLA CHRISTIANE F.R.M. MEIRA efetuou o pagamento de um livro, mas ainda não informou o endereço para envio; estou na expectativa.
Como deve ser aqui no Recife, tão logo receba a informação, enviarei imediatamente pela Uber.

_________________________________

Consegui o contato com Carla Christiane e enviamos o livro adquirido. (Fernando Pires)

_________________________________

Fernando Pires <fernandopires1@hotmail.com>
Recife, PE Brasil - 5-outubro-2021 / 15:13:00

Estou lendo seu livro, impressionado com a riqueza de detalhes. Parei agora no Capítulo V.
Como estou trabalhando na revisão e atualização do meu livro Santa Maria de Anajatuba, tenho lido devagar. Vou parar um pouco porque, finalmente, depois de um ano e três meses, vou voltar para casa. Mas vou lendo.
Acabei de ver como essa região sofreu com a invasão de cangaceiros. Mas fica para a próxima mensagem meus comentários pessoais.
Um grande abraço.

Mauro Bastos Pereira Rêgo
São Luiz, MA Brasil - 5-outubro-2021 / 12:24:55

Caro Fernando!

Recebi seu último lançamento. Brevemente irei viajar no tempo lendo suas maravilhosas narrativas.
Desde já, meus parabéns, não tenho dúvidas do sucesso desta publicação.

Rinaldo Remígio Mendes <rinaldo.remigio@facape.br>
Petrolina, PE Brasil - 5-outubro-2021 / 11:15:53



Neste 29.09.2021, Dr. ALOÍSIO ARRUDA completaria 97 anos de idade.


Faleceu em 22 de novembro de 2018.

Fernando Pires <fernandopires1@hotmail.com>
Recife, PE Brasil - 29-setembro-2021 / 19:16:59
Caro amigo, esta e a terceira vez que tento enviar-te uma mensagem. Ontem quando terminei e estava para enviar-te, mas, por razão que até hoje não entendi, ao apertar o 'send', ficou tudo em branco e eu fiquei devastado. Espero que desta vez tudo seja correto.
Tenho estado sem meu computer por mais de duas semanas; meus filhos têm me ajudado e conseguiram 'ressuscitar' o da minha esposa, e hoje estou usando o computer dela, mas com a minha versão, e até agora tem dado certo.
Outro dia a Sylvia achou Afogados da Ingazeira 'tour da cidade', e me chamou com a surpresa. Como sempre, coisas com referencia de Afogados são o essencial para me prender a atenção. Procurei identificar quem foi o produtor, mas não tive sucesso. Continuei passeando como motociclista até o final, dai então entraste na 'pictura' e fiquei muito satisfeito com a tua presença para agradecer-te o passeio.
Este período das últimas semanas tem sido difícil para mim, pois a vida sem o 'computer', é como se tivesse sido vítima de um atentado sério. Graças a Deus tenho conseguido passar algum tempo sem stress. Hoje estou bastante ansioso de saber se tudo terá sucesso como desejo, e que e que esta mensagem chegue até você.
Fico ansioso pela tua resposta.

_____________________

Oi, Zezé, tua mensagem, como vês, foi recebida. Esta semana publiquei um vídeo "MEMÓRIAS 14", [ veja aqui ] com registro da tua passagem pela nossa terrinha em 2016. [Fernando Pires]

_____________________

Zezé de Moura <jojephd@yahoo.com>
Rosemead - Califórnia, CA EUA - 28-setembro-2021 / 13:34:07
[Anterior] [Próximo]

Volta

Livro de Visitas desenvolvido pela Lemon Networks


5721