AFOGADOS DA INGAZEIRA - MEMÓRIAS Guest Book

Caso você queira colocar seu registro, clique aqui!


 Registros de 151 a 160 do total de 5721 [Anterior] [Próximo]

Em Canhotinho, Pernambuco, no dia 30 de julho de 1931, há 90 anos, nascia Amaro Batista da Silva, conhecido entre os amigos - devido ao seu modo de andar - por Amaro pé-de-pato. Ainda criança, com apenas sete anos de idade, em 1938, seus pais Manoel Filipe da Silva e Maria da Conceição vieram para Afogados da Ingazeira, trazendo-o num “caçuá” (Cesto grande e oblongo, feito de cipós rijos...), no lombo de um jumento.
Chegando ao município, foram morar no sítio Santo Antonio onde residiram alguns anos. Católico praticante, desde pequeno aprendeu todos os cânticos da igreja, participando ativamente dos momentos religiosos. Como residia na zona rural, só vinha à cidade a cada quinze dias para ir à missa, ouvir a palavra do Senhor. Vinha à pé, e descalço, pois era tão pobre que não dispunha de uma simples alpercata para calçar.
Logo cedo já ajudava à mãe vender hortaliças cultivadas em casa. Nessas idas e vindas, ficou empregado na casa do Sr. Guardiato de Moraes Veras (sogro do médico dr. Hermes), onde passou boa parte da sua vida.

Em 4 de dezembro de 1955 - aos 24 anos -, casou-se com Josefa Batista Gomes, em Afogados da Ingazeira, com quem teve os filhos: Maria do Carmo, Luciene, José Ivanildo, Cleidismar, Alba Regina, Aldineide, Adelmo Luiz, Carlos Clério, Janaína Patrícia, João Bosco, Severino, Cícero Carlos e Eucária. Os quatro últimos faleceram ainda crianças. Permaneceu casado por 38 anos. Era um homem simples, humilde e honesto além de respeitado e respeitador. Carismático e muito bem relacionado com todos que o cercavam.

Várias histórias sobre ele são contadas. Gostava muito de futebol e, de tão apaixonado pelo esporte, não perdia nem os treinos do Guarani – time da época. No dia do seu aniversário levava para o bate-bola um bolo com refrescos para comemorar junto aos jogadores, seus amigos. Em outra ocasião – Amaro era possuidor de uma memória excepcional; conhecia como ninguém a placa de todos os automóveis de Afogados da Ingazeira – certo comerciante teve o seu carro roubado e por não saber o número da placa, recorreu a Amaro para informá-lo, pois sem essa informação não tinha como fazer o Boletim de Ocorrência na delegacia. Conta-se que esse automóvel foi localizado.

Dizia-se muito feliz porque a primeira pessoa a conversar com o bispo dom Francisco, quando este colocou os pés em solo afogadense, tinha sido ele.

Durante muitos anos foi gazeteiro do Diário de Pernambuco, em Afogados da Ingazeira. Era aficionado em jogo de bicho. Tinha o semblante de um homem feliz; só o víamos sorrindo. Mas, por trás dessa alegria, existia um ser humano debilitado.
Sofria da doença de Chagas que o levaria ao túmulo no dia 14 de dezembro de 1993, aos 62 anos e cinco meses de idade. A morte o levou quando fazia o que mais gostava: passar jogo de bicho. Ainda chegou a ser levado ao Hospital Emília Câmara, mas não resistiu. Está sepultado no cemitério São Judas Tadeu, em Afogados da Ingazeira.

Fernando Pires <fernandopires1@hotmail.com>
Recife, PE Brasil - 30-julho-2021 / 21:29:27
Há 26 anos (21.07.1995) falecia, na Casa de Saúde José Evóide de Moura, devido à uma isquemia cerebral, LUIZ GONZAGA DE SIQUEIRA (Luiz Guaxinim).
Filho de Sebastião de Siqueira Lima e Ana Antônia de Siqueira - nascido em 11 de novembro de 1917 - menino pobre, inteligente e trabalhador, desde cedo procurou ganhar o seu próprio sustento. Muito interessado pela música, tocava saxofone e, mais tarde, viria a compor algumas canções.
Em 1932, com quinze anos de idade, Luiz Guaxinim aprendeu a dirigir e passou a circular num carro de praça que lhe foi presenteado pela sua irmã Evangelina de Siqueira.
A vocação pela música, herdada de seu pai, continuava a lhe proporcionar momentos de êxtase, sempre que conseguia tempo para ensaiar. Por ser o menor dos componentes da Banda Musical Padre Carlos Cottart, além bastante magro, resultou o apelido de Guaxinim, dado pelo juiz de direito da comarca, Dr. Fausto Campos.

Em 26 de novembro de 1944, Guaxinim se casou com Elza Evarista de Siqueira, e dessa união nasceram quatro filhos: Maria de Lourdes, José Lamartine, Dimas e Maria Elza. Residia com seus familiares na Rua 15 de Novembro, em Afogados da Ingazeira.
Especialista em consertos de radiadores, era um dos mais antigos motoristas de praça; também, ótimo em forrar, com palhas ou vimes, assentos de cadeiras, trabalho que fazia sentado na calçada de casa, sob a copa do oitizeiro, enquanto conversava com amigos.
Desfrutava de confiança na sociedade, fato que o fazia ser requisitado para executar viagens para outros municípios, principalmente quando tinha de transportar mulher ou criança. Além de tocar na banda musical de sua cidade, Luiz Guaxinim tocou, também, em boas orquestras em Arcoverde, Pesqueira e Recife. Em 1938 foi integrante da Jazz Band Acadêmica do Recife, de muito sucesso na época.

Músico de qualidade, compôs belas páginas musicais: “Saudade”, “Só Você”, “O Hino de Santa Maria Madalena” entre outras. Eram hinos, valsas, boleros, sambas, etc., registrados em partituras brilhantes. Inclusive a valsa “Saudade” consta no livro “Bandas Musicais de Pernambuco”. Não tinha outro vício além da música. Quando jovem, gostava de fumar, mas havia abandonado o cigarro há muito tempo.
Católico, bem educado, modesto, tinha uma legião de amigos e admiradores, e nenhum inimigo.

Fernando Pires / Milton Oliveira <fernandopires1@hotmail.com>
Recife, PE Brasil - 30-julho-2021 / 15:22:08


A amiga Luciene Castro me informou o falecimento da sua cunhada Edleuza Lima de Castro Aquino, aos 61 anos de idade, ocorrido no dia 16 último, no Recife.
Ela deixa viúvo Lila Alves, e os filhos Paulo Henrique e Cinthia Mirelly.
O sepultamento foi realizado em Afogados da Ingazeira.
Nossa solidariedade aos familiares.

Fernando Pires <fernandopires1@hotmail.com>
Recife, PE Brasil - 30-julho-2021 / 13:22:50


Quatro meses após a morte da nossa amiga Maria José Ramos Silva, TINA, em Teresina, no Piauí (20 de março), informaram-nos que neste 18 de julho faleceu o seu filho Saymonn Jordan Ribeiro, com o mesmo diagnóstico do vírus.

Fernando Pires <fernandopires1@hotmail.com>
Recife, PE Brasil - 24-julho-2021 / 19:42:50

O Irmão mais novo.

Lembranças do nosso passado não são sempre agradáveis e boas, mas, tratando-se principalmente de babes, nos trazem sempre um sorriso cheio de amor e carinho. Este é o caso com o babe meio-irmão do Padre Antonio de Pádua Santos.
O pai do Padre Antonio ficou viúvo, e algum tempo depois se casou com a segunda esposa e tiveram um filho Luciano Christóvam dos Santos e vieram visitar o Padre Antonio e introduzi-lo ao babe irmão.
Tínhamos acesso diário ao salão principal da casa paroquial, e lá tivemos nosso contato com o babe e família. Foram momentos memoráveis e ainda hoje relembro do evento com alegria.
Agora reencontrei o Luciano neste Mural, um homem adulto com 70 anos, jovial e residente no Estado de Alagoas, que deve ter muito pra contar. Quem sabe!

Zezé de Moura <jojephd@yahoo.com>
Rosemead - Califórnia, CA EUA - 20-julho-2021 / 19:38:10

Veja todos os nossos mais de 240 vídeos no YouTube
E... se do seu interesse, inscreva-se no nosso canal!

Fernando Pires <fernandopires1@hotmail.com>
Recife, PE Brasil - 20-julho-2021 / 18:52:23
Mais uma vez acesso esse importante Portal para cumprimentar o Editor e Redator Chefe Fernando Pires pelo trabalho fantástico em relação à preservação da Memória de nossa Afogados da Ingazeira e seu Povo. Como afogadense e membro da Família Pires, diria que o Trabalho de Fernando é primoroso e, na minha opinião, tinha (ou tem) que ser coroado de apoios para que nossa Gente possa se ver e sentir como éramos no passado mais remoto até chegarmos aos tempos atuais...
Dom FERNANDO PIRES saudações aqui da Bahia e mais uma vez nossos Cumprimentos pelo seu trabalho extraordinário...

Paulo Pires

__________________________________
Oi, Paulo... Forte abraço!

Paulo Fernando de Oliveira Pires <paulopires@uesb.edu.br>
Vitória da Conquista, BA Brasil - 20-julho-2021 / 17:33:46

Caro amigo, o Instituto Cultural Quincas Rafael - ICQR, projeto que tenho me dedicado nos últimos meses, com apoio de muitos parceiros voluntários, está com o site no ar.
Clique aqui, para conhecê-lo>

Casa de Pedra
Rua Paulino Rafael, 33 - Centro - Jabitacá - Iguaraci/PE
Contato: (83) 99992-0188>

Ademar Rafael Ferreira <institutoicqr@gmail.com>
Brasil - 15-julho-2021 / 7:29:45
Caro FERNANDO PIRES, é com alegria que volto às paginas do MURAL para agradecer-lhe pela apresentação desta publicação do Diário de Pernambuco, de 08/07/2021, tratando da modernização e reinauguração do Cine São José.
Tudo isto, graças à atuação e firmeza de afogadenses dignos do nosso respeito e estima, como Francisco Carlos Gomes e Augusto Martins, que, ligados a outros valorosos conterrâneos e membros do legislativo e Setur-PE, estão fazendo renascer o Cine São José, o já saudoso e distante "CINE PAJEÚ", onde vimos muitos coloridos da Paramount e "preto e branco" de outras, desde 1942 a 1952, quando saí da "Terrinha" para muito distante, e por isto, 'batizado' décadas depois, pelo Padre HEDILBERTO, como o "Filho Ausente". Mesmo assim, nunca esqueci meu Sertão, meus parentes e familiares que visito com carinho.
Parabenizo a todos conterrâneos por essa reinauguração, e agradeço ao nobre amigo FERNANDO PIRES por manter vivo, forte e ativo este MURAL, Chave Mestra da porta do Contato Nacional dos afogadenses.
Um forte abraço.
BATISTA

José Batista do Nascimento <afingape@hotmail.com>
Recife, PE Brasil - 13-julho-2021 / 16:13:48
Gostei muito da iniciativa. Eu sou (meio-)irmão do Padre (Antônio de Pádua Santos); tenho 70 anos e nasci em Pesqueira.
Lembro-me de dona Toinha Correia e Tarcísio que trabalhou no Bandepe.
Obrigado, boa noite.

Luciano Cristovam dos Santos <Luciano1951Cristovam@gmail.com>
Piranhas, AL Brasil - 8-julho-2021 / 20:29:19
[Anterior] [Próximo]

Volta

Livro de Visitas desenvolvido pela Lemon Networks


5721