AFOGADOS DA INGAZEIRA - MEMÓRIAS Guest Book

Caso você queira colocar seu registro, clique aqui!


 Registros de 191 a 200 do total de 5721 [Anterior] [Próximo]



Hoje (10/05), mais um amigo partiu: Valdemir Siqueira Souza faleceu aos 59 anos de idade [1º/06/1962 - 10/05/2021], no hospital Nossa Senhora de Lourdes, Vila Galvão, Paulista.
Valdemir, afogadense de coração, nasceu em Santana do Ipanema/AL. Casado com Silvanete de Queiróz Siqueira, com quem teve Felipe e Clarissa.
O corpo será trasladado para Afogados da Ingazeira, onde ocorrerá o sepultado no cemitério São Judas Tadeu.

Silvanete e filhos, recebam nossa sincera solidariedade.

Fernando Pires <fernandopires1@hotmail.com>
Recife, PE Brasil - 10-maio-2021 / 20:19:13
"Com profunda tristeza, informamos o falecimento do nosso tão amado RIVALDO ALVES DOS SANTOS, nesta segunda-feira (10 de maio).
Nesse momento de dor, pedimos a Deus que ilumine sua alma.
Informamos que o velório será às 18h, e a cerimônia de cremação às 19h, no Cemitério Morada da Paz, em Paulista". [Zélia e filhas]

Velório Virtual

__________________________________________

Rivaldo foi nosso contemporâneo na agência do Banco do Brasil, em Afogados da Ingazeira, nos anos 1970 [Fernando Pires]
__________________________________________

Familiares Rivaldo Alves dos Santos
Recife, PE Brasil - 10-maio-2021 / 16:27:58


O seu trabalho de Afogados da Ingazeira é excelente, parabéns.

Jefferson Vasconcellos <fesson2@gmail.com>
Jaboatão dos Guararapes, PE Brasil - 9-maio-2021 / 16:32:37

Veja todos os nossos mais de 210 vídeos no YouTube

Fernando Pires <fernandopires1@hotmail.com>
Recife, Brasil - 28-abril-2021 / 18:13:48






_________________________________


Na manhã desta quarta-feira 28, recebi a notícia do falecimento do amigo dr. Raul Cajueiro de Albuquerque, aos 96 anos de idade ([14/08/1924 - 28/04/2021), transmitida por Denise, sua neta.
Grande perda para os familiares e amigos.
Dr. Raul Cajueiro era um homem de fino trato... um gentleman!
Aos familiares, nossa sincera solidariedade!

_________________________________


Filho de Antonio Cajueiro de Albuquerque e Maria Cândida de Albuquerque, nasceu em 14 de agosto de 1924 no sítio Cacimba da Mata, em Sertânia.
Até os 22 anos trabalhou no comércio e, em 1951, prestou concurso para Coletor Estadual na função de Inspetor Regional, exercendo-a no grande Recife.

Em 1953, com 29 anos de idade, foi designado para chefiar a Coletoria de Afogados da Ingazeira onde ficou por 30 anos. Em 1956, a jovem afogadense Lourdes Siqueira foi nomeada Auxiliar de Coletoria para exercer as funções na mesma coletoria.
Por ocasião da falta de energia no prédio da Coletoria, Raul chamou o eletricista Sebastião Marques de Oliveira (seu Sebas). Este, observador que era, percebeu o tratamento que o Coletor dispensava à jovem funcionária, e lhes disse: “Isso vai acabar em casamento”.
E, não é que no dia 20 de dezembro de 1960, foi realizado o casamento daquele casal pelo Pe. Antonio de Pádua Santos. Dessa união nasceram 5 filhos: Oto (casado com Maria Rita), Hugo (casado com Matilde), Jânio (casado com Givalda), Olga (viúva de Manoel Brás) e Tito (casado com Cristiane).

Encontrava-se entre os concluintes, em 1959, da primeira turma do Colégio Cenecista Mons. Pinto de Campos, juntamente com Luiz Justino, Jurandir Pires Galdino, Virgílio Amaral, Durval Galdino, Joaquim Nazário, Paulo Nelson de Oliveira, Quincas Nazário, Enoque Marques, José Nogueira, João Gomes, Zuzinha Nazário, José Geraldo de Moura, entre outros.

Atraído para a política, em 1982 foi convidado a ser candidato a prefeito com o apoio de José Rodrigues de Brito e correligionários. Perdeu a eleição por uma diferença de 36 votos para o Sr. João Alves Filho (Joãozinho Alves). A disputa mais apertada da história de política de Afogados da Ingazeira.
Foi presidente, secretário e tesoureiro do Lions Club em Afogados da Ingazeira e, como tal, deu ênfase ao auxilio na construção de casas para famílias carentes.

Dr. Raul é aposentado, octogenário, mas nunca deixou de trabalhar pelo povo mais humilde junto à Justiça, na Comarca do Município, no sentido de dar-lhe uma melhor condição jurídica. Reconhece que na área do Direito muito aprendeu com seu amigo e colega Dr. Luciano Campos Bezerra que o tem como a um bom irmão.
Na Legislatura passada, no governo do prefeito Antonio Valadares de Souza Filho, representou o povo afogadense (vereador), quando apresentou vários requerimentos com ênfase ao desenvolvimento e o bem estar dos Afogadenses.

Em 2006 o Dr. Raul Cajueiro de Albuquerque comunicou à doutora Juíza de Direito da Comarca de Afogados da Ingazeira que, por recomendação médica, se afastaria por algum tempo das atividades advocatícias.

Em resposta, a Meritíssima Juíza enviou o Ofício nº 594/2006 para a Seccional de OAB em Afogados da Ingazeira com os seguintes termos:

"Afogados da Ingazeira/PE, 25 de setembro de 2006
Exmo. Senhor Presidente,

Sirvo-me do presente para apresentar votos de elogio ao advogado Dr. Raul Cajueiro de Albuquerque pela maneira digna e honrosa com que sempre desenvolveu suas funções, no exercício da advocacia, devotado em servir, sem receber honorários para tanto, sempre se colocando à disposição do Poder Judiciário desta comarca, assim contribuindo com a efetividade da Justiça, principalmente para os mais carentes.

É com pesar que recebemos o comunicado de afastamento das funções do digno advogado e não poderíamos deixar de registrar os excelentes préstimos com que sempre contribuiu para a profissão, engrandecendo ainda mais a advocacia nesta região do Pajeú e no estado de Pernambuco.

Sem mais para o momento, renovo votos de distinta consideração e apreço. Cordialmente, Ana Marques Véras, Juíza de Direito".

Recebeu os títulos:
-De cidadão afogadense em 1968;
-Personalidade nos anos 1999 e 2000 dados pela União dos Estudantes de Afogados da Ingazeira, escolhido em pesquisa popular como o melhor advogado da cidade e o que mais se destacou naqueles anos;
-Em 2007 foi escolhido pelo Jornal “O Binóculo” pelo trabalho de relevância voltado à população afogadense.

Fernando Pires <fernandopires1@hotmail.com>
Recife, PE Brasil - 28-abril-2021 / 8:20:49
Caro FERNANDO, Boa tarde.

Desfolhando cuidadosamente o MURAL, tomo conhecimento de fatos e até mesmo, de uma forma de correspondência que os leitores colaboradores expressam através dele. Felizmente as 'coisas' boa aparecem mais e isto nos alegra, todavia, vez por outra assoma-se uma que pesa demais.
A atualidade apocalíptica nos parece apontar o fim: mundo inteiro está sofrendo sem muitas escolhas e remédios. No meio desse vigoroso embaraço geral, aparece algo que faz doer sem que se saiba a origem, senão como uma malvada provação. O tempo correu e chegava a década de 50 e a 'molecada' ficando 'taluda', vista pela obrigatoriedade do "Serviço Militar", começou a recrutar a moçada. Pelo que me lembro, primeiros foram BILUNGA - não sei, corretamente, o nome dele - e ZEZÉ; meses depois, eu. Muito depois, TARCISIO e JOÃO DE MOURA RAMOS. Todos foram para Marinha do Brasil, nessa Arma, BILUNGA e ZEZÉ, foram para a Armada - Marinheiros, eu, Tarcísio e JOÃO DE MOURA fomos para o Corpo de Fuzileiros Navais - CFN. Aproveitei para estudar no meio civil e habilitar-me ao Exame de Especialização no Rio de Janeiro. Nessa época, creio que ZEZÉ já se preparava para a Reserva Naval. Está claro o 'porque' não.
Já com TARCISO foi diferente: além de sermos Fuzileiros Navais, ele se especializou em Música, atingiu o mestrado e é excelente Saxofonista. O nosso 'papo' tratava das coisas da 'terrinha' e das outras da pauta de VILLA-LOBOS, VIVALDI, ALBINONI, BACH, Severino Araújo, Maestro ZACARIAS, até 'Seu DINO' de Afogados.
Socialmente, participei da formatura militar do filho dele. Depois de algum tempo, mudou-se do Rio de Janeiro. Dai em diante, os contatos rarearam, até mesmo por telefone. O último que me deu, da Ilha do Governador, não se repetiu, mesmo insistindo, não obtive retorno. Tentei reabrir contato com ele através da Associação de Veteranos do CFN, mas não foi possível, porque não tem comparecido a algum evento.
Agora, pelo texto da mensagem de ZEZÉ, resta-nos pedir ao Senhor DEUS pela saúde do amigo TARCÍSIO.
Peço que conte comigo na busca do tratamento possível.
Um fraterno e respeitoso abraço.

José Batista do Nascimento <afingape@hotmail.com>
Recife, PE Brasil - 27-abril-2021 / 14:55:59
Fernando, hoje estou bastante ferido, pois meu muito amado irmão, Tarcisio (foto), está acometido de uma doença que nos mata antes de morremos. Foi um choque que recebi no último sábado, quando liguei para ele e minha sobrinha atendeu o telefone e começamos a falar; quando perguntei por meu irmão, a resposta me chocou bastante: ele não pôde atender o telefone. Ela me falou ele está sofrendo de uma doença que destrói a sua mente e não há cura. Fiquei devastado, sem saber o que dizer, pois eu não esperava por tal pronunciamento.
Ele é quatro anos mais novo do que eu. Ficamos conversando por mais de uma hora, ouvindo os detalhes da ocorrência e algumas vezes ele falava algo sem sentido. Isto é algo que nunca estamos preparados para receber, pois é uma morte antes da morte física. Ele ainda está presente apenas fisicamente; sua mente deixou de existir. É algo devastador.
Só nos resta agradecer ao Senhor nosso Deus pelos dias que tivemos o prazer de termos a convivência com ele por mais de 80 anos.
Louvado seja o Senhor Deus!

______________________________________
Caro Zezé, receba nossa solidariedade nesse momento tão difícil. (Fernando Pires)

______________________________________

Zezé de Moura <jojephd@yahoo.com>
Rosemead - Califórnia, CA EUA - 25-abril-2021 / 8:27:46


Dr. Pedro Pires Neto já disponibilizou o livro “Pedro Pires Ferreira, Meu Pai” de autoria da escritora e professora Nevinha Pires.
É uma publicação “post mortem”.
A autora deixou manuscrita a história do seu pai, líder político, empresário e cidadão Pedro Pires Ferreira, que se confunde com a história de Tabira, a cidade que ele muito amou.
Era desejo da autora deixar essa obra para os tabirenses, e, por extensão, aos afogadenses.

Para os interessados, entrar em contato com sua secretária, através dos telefones: 81 9932-7558 ou 81 3127-3732, no horário comercial, no Recife.

Fernando Pires <fernandopires1@hotmail.com>
Recife, PE Brasil - 24-abril-2021 / 20:06:22


MANOEL BELIZÁRIO COSTA - nesta manhã de sexta-feira 23, soubemos do passamento de mais um amigo. Nequinho Costa, nonagenário, faleceu em sua residência, em Afogados da Ingazeira.

Fernando Pires <fernandopires1@hotmail.com>
Recife, PE Brasil - 23-abril-2021 / 7:38:36
Hello Fernando!

Jose Humberto de Mesquita Campos - Aqui estou novamente, após ver alguns dos teus preciosos arquivos de entrevistas com nossos conterrâneos; refiro-me ao José Humberto. Ele era mais velho do que eu; pelos meus cálculos, uns 12 anos.
Foi uma ótima entrevista que me tocou o coração profundamente, pois tenho lembranças dele bem vivas, muito embora não frequentes; ele ia a Afogados praticamente uma vez por ano, pois estudava no Recife.
As informações do nosso passado que ele apresenta são magníficas e preciosas. Lembro-me bem da minha querida "Maia", esposa de Simão, soldado PM. Quando José Humberto ia a Afogados, sempre visitava Maia, e numa destas ocasiões eu estava lá e pude testemunhar a maneira carinhosa como ele era recebido.
Fernando, Afogados da Ingazeira tem um grande débito com você pelo trabalho de coletar todas as informações possíveis que estão perdidas no tempo e espaço, e apenas algumas pessoas estão capacitadas para nos informar com precisão onde, como e porque aconteceu; das coisas que o tempo esconde.
Fiquei bastante impressionado com tudo que li, pois são lembranças que me tocam o coração. É uma pena que perdi contato com ele e com seus familiares há muito tempo.
Você tem material para escrever um livro sobre o assunto.
Vou parar por aqui e agradecer-te por tudo que tens feito, e pelas informações sobre a nossa terra e nosso povo.

Encontrava-me, sempre, quando das minhas idas à terrinha, com o dr. JOSÉ HUMBERTO DE MESQUITA CAMPOS, à noite, no "Senadinho", na praça ao lado da Catedral do Senhor Bom Jesus dos Remédios, e ouvia suas histórias vividas na Afogados de antigamente... Propus uma entrevista, aceita, e em outubro de 2007 fomos ao seu apartamento para essa conversa.
[ Dr. José Humberto faleceu aos 93 anos de idade (03.02.1923 – 09.10.2016) ], em Afogados da Ingazeira. ]
[Fernando Pires]

Zezé de Moura <jojephd@yahoo.com>
Rosemead - Califórnia, CA EUA - 14-abril-2021 / 7:19:14
[Anterior] [Próximo]

Volta

Livro de Visitas desenvolvido pela Lemon Networks


5721