|
|
Caso você queira colocar seu registro, clique aqui!
| ||
|
Olá, Ângela Obrigado pelo recado. O seu site - o Acorda Borboleta - pra mim, é um dos sites mais completos que já encontrei. Vou corrigir o endereço do site agora mesmo. Outro grande abraço pra você!
| ||
| Gugu | ||
|
15-julho-2009 / 13:37:51
| ||
|
EXISTE MESMO INFERNO ? Pr. Neumoel Stina A crença popular ensina que quando uma pessoa morre, se foi boa, vai para o Paraíso; se foi má, vai para o Inferno. Há também uma doutrina chamada purgatório, que existe em conexão com a doutrina do inferno. Mas o que a Bíblia ensina sobre este assunto? Se estudarmos a Bíblia com cuidado, vamos descobrir que ao Jesus voltar a esta terra, "os mortos ouvirão a Sua voz e sairão: os que tiverem feito o bem, para a ressurreição da vida; e os que tiverem praticado o mal, para a ressurreição do juízo". João 5:28-29. A Bíblia também ensina que quando Jesus voltar, Ele se assentará no Seu trono para julgar o mundo "com justiça". Seria possível harmonizar as doutrinas da Volta de Jesus e da Ressurreição, com a doutrina do inferno? Se quando alguém morre, vai ou paraíso, ou para o inferno ou mesmo para o purgatório, qual seria a importância ou o significado da ressurreição e mesmo de um julgamento por ocasião da Volta de Jesus? A Bíblia afirma que quando Jesus voltar, Ele mesmo vai separar os bons dos maus, o trigo do joio, as ovelhas dos cabritos. (Mateus 25:31-33) A Bíblia ensina enfaticamente em Apocalipse 22:12 que somente quando Jesus regressar é que cada um receberá a recompensa segundo as suas obras. Ao tratarmos deste assunto controvertido, queremos lembrar outra vez aos nossos queridos amigos, ouvintes, que somente a Palavra de Deus pode esclarecer e dizer a verdade. O que fugir disso é conjectura humana. Vejamos um pouco da história: Dante Alighieri, que viveu na Idade Média, de 1.265 a 1.321, escreveu uma obra intitulada: "A Divina Comédia", dividida em 3 partes: Inferno, Purgatório e Paraíso. Com esta obra, Dante abalou o pensamento teológico da época. Infelizmente, o Inferno de Dante, estava baseado nos ensinos pagãos de Platão e Virgílio. Os escritos de Dante influenciaram até mesmo o cristianismo, pois as características principais do Inferno, segundo a concepção hindu, persa, egípcia, grega e cristã, são essencialmente as mesmas. O Inferno tem sido descrito como a morada dos espíritos malignos, o lugar da vingança divina, onde não há misericórdia e cujo sofrimento é sem fim. Então nós perguntamos: Como harmonizar todas estas idéias com o ensino da Bíblia que diz que Deus é amor? Se você é um pai, admitiria a idéia de castigar um filho incessantemente? Com certeza que não! Será que Deus seria mais severo que um pai terrestre? Há na Bíblia 4 expressões que são traduzidas por Inferno. São elas: Sheol do hebraico, e Geena, Hades e Tártaro do grego. Analisemos brevemente estas 4 palavras usadas e traduzidas por Inferno, e então vejamos na Bíblia, as suas aplicações: A palavra Sheol às vezes é traduzida por sepultura, como no Salmo 16:10. "Não deixarás a minha alma na sepultura". Sheol Também a palavra Hades significa sepultura, ou morte. Aparece 11 vezes no Novo Testamento. "Onde está ó morte a tua vitória?. Hades I Coríntios 15:55 A palavra Geena também significa "lugar de queimar". Ocorre 12 vezes no Novo Testamento e é a forma grega de "Vale de Hinon". O vale de Hinon, ao sul de Jerusalém, foi o local onde o povo de Israel ofereceu sacrifícios humanos, de criancinhas, ao "deus" Moloque. Deus determinou que aquele vale seria chamado de "vale da matança" Jeremias 7:32. Mais tarde o vale de Hinon tornou-se o local da queima de lixo e de cadáveres. Por isso o fogo e a fumaça existiam ali constantemente, e o que o fogo não destruía, os vermes consumiam. Era símbolo de destruição. Geena A última das 4 palavras traduzidas por Inferno, é Tártato. Significa prisão, ou profundo abismo, e refere-se aos anjos caídos do céu, quando Lúcifer se rebelou contra Cristo e foi expulso de lá. Apocalipse 12:9. Acha-se uma vez mais na Bíblia, em II Pedro 2:4. Tártaro A Palavra de Deus ensina que quando os seres humanos morrem, todos vão para o Sheol ou Hades, sepultura, quer sejam bons, quer sejam maus, justos ou injustos, salvos ou perdidos. Eles dormem o sono inconsciente da morte, e aguardam a volta de Jesus para o juízo final, bem como a recompensa que cabe a cada um. O Salmo 89:48 pergunta: "Que homem há, que viva, e não veja a morte?. e Salomão confirma: "O mesmo sucede ao justo e ao perverso". Eclesiástes 9:2. Sim amigos, bons e maus, justos e injustos, todos os que morreram estão na sepultura e aguardam o dia final. Talvez isso possa surpreendê-lo, mas atualmente não existe em lugar nenhum, um inferno de fogo, queimando pecadores, como também não há almas libertas do corpo. Quando as pessoas morrem elas vão para a sepultura, para o sono da morte; ninguém vai ao Paraíso, ao Purgatório ou ao Inferno. Exatamente agora, não existe nenhum Inferno, mas haverá sim, um Inferno, no futuro e será aqui mesmo na terra. Isso é o que a Bíblia ensina. Foi Satanás quem inventou o chamado Inferno de Fogo, para desvirtuar o caráter e a imagem de Deus. A fim de que as pessoas pensem que Deus é vingativo, cruel, queimando os ímpios por toda a eternidade. Seria isto amor? Seria isto justo? Desde o princípio tem sido parte da obra do enganador distorcer o caráter divino, levando criaturas a terem ódio do Criador. Graças a Deus, não existe ninguém queimando num Inferno. O Senhor não tem prazer na morte do ímpio. Deus mesmo afirma: "Tão certo como eu vivo, diz o Senhor Deus: não tenho prazer na morte do ímpio, mas que o ímpio se converta do seu mau caminho e viva". Ezequiel 33:11. Por ocasião da Segunda Vinda de Cristo, os justos mortos ressuscitarão. I Tessalonisenses 4:16. E Então receberão a recompensa. Somente quando Jesus regressar é que os justos serão levados ao Paraíso. Lá reinarão com Cristo por mil anos e julgarão os ímpios, para comprovar a justiça de Deus. Apocalipse 20:4 e I Coríntios 6:2-3. Após mil anos no céu, Jesus Cristo e os santos retornarão à terra. Naquela ocasião Jesus Cristo dará a recompensa aos ímpios. A Palavra de Deus afirma que quando os ímpios quiserem destruir a Cidade Santa e derrotar a Cristo e os salvos, então "descerá fogo do céu e os consumirá". Apocalipse 20:9. Nessa mesma ocasião, o diabo, a morte e o inferno (sepultura), também serão destruídos para sempre, pois serão lançados no lago de fogo e enxofre. Apocalipse 20:10 e 14. Este fogo eterno - o inferno de Deus - destruirá tudo, e eliminará todo o mal: desde Satanás, o causador do pecado, até o último dos pecadores. Diz a Bíblia que quando esta terra for incendiada pelos fogos do inferno, no dia final, "todos os soberbos e todos os que cometem perversidade, serão como a palha... não sobrará nem raiz e nem ramos". Malaquias 4:1-3 A atitude de Deus ao destruir os ímpios é chamada na Bíblia de "o ato estranho de Deus". Isaías 28:21. Pois a destruição é contrária ao caráter de Deus, pois "Deus é amor". I João 4:8 Um dia Deus destruirá os ímpios num inferno de fogo, aqui nesta terra. Mas, somente depois de julgá-los pois Deus é amor e justiça.. O ensino bíblico de que o inferno de fogo será somente depois do juízo final, é coerente com o caráter justo de Deus, e se harmoniza perfeitamente com as promessas da segunda vinda de Cristo e da ressurreição dos mortos. Amados ouvintes: a idéia de um fogo de tormento eterno tem levado milhões a servirem a Deus por medo. Deus, no entanto, deseja serviço simples, franco e sincero. Em amor Ele nos salvou. Em amor Ele cuida de nós. Se O amarmos e O servirmos de coração, não precisaremos temer os fogos do inferno, pois poderemos ter a certeza de alcançar a vitória final, a vida eterna. E esta vitória é o resultado da bênção de Deus. O meu desejo é que o Senhor o abençoe também. |
X <marlibrandt@globo.com> | |
|
15-julho-2009 / 12:03:18
| ||
|
Olá, Gugu! Como vc me honra com o ACorDa Borboleta entre seus sites indicados, gostaria de te informar que, devido ao fechamento iminente do Geocities, agora temos novo endereço: http://acordaborboleta.blogspot.com Perdemos alguns "anéis", mas ficaram todos os "dedos"! Um grande abraço, Angela |
Angela | |
|
15-julho-2009 / 8:52:32
| ||
|
Vlw, Mizi. Outro grande abraço pra vc. |
Gugu | |
|
13-julho-2009 / 18:46:25
| ||
| ||
|
Só estou passando para deixar o tradicional abraço! | Fica com Deus, pois Ele está sempre com você!
Mizi | |
|
7-julho-2009 / 13:47:32
| ||
|
Gugs, meu querido, te amo muito... Rss. | O que você disse está totalmente certo. Você é muito sábio, amigo Gugu. Só estou complementando para explicar melhor que não quis chamar a verticalidade de inerte, mas sim a ausência de relação de "estado de perfeição inerte". Cada ser humano é um ser perfeito em si mesmo. Mas essa pereição é inerte em si mesma, e não se completa até que ela se mova numa relação vertical (interior, com Deus) e depois na horizontal (exterior, com os irmãos). Gugu, vou tentar mais ou menos explicar o que eu queria dizer com Verticalidade. Eu acho que o que eu disse ficou confuso, ou outras pessoas podem achar confuso. Eu criei um referencial inerte que não existe para tentar explicar que as relações não são inertes. Mais ou menos assim: Tanto a Vertical quanto a horizontal são dinâmicas e se manifestam no mesmo caminho. O que eu disse que é inerte é a ausência da relação, seja ela vertical ou horizontal. E a relação só se completa numa tríade elementar: "o ativo"- "o passivo"-"o que há entre eles". Não interessa se essa relação é vertical ou horizontal, o que interessa é que essa relação tem que existir. É essa relação que chamei de "caminho", pois não pode parar nunca. Tanto não disse que a relação Vertical não é inerte, que afirmei também que a relação Vertical é o modelo que nos permite realizar efetivamente a relação horizontal: "porque Ele primeiro nos amou, nós nos amamos". Em todos os nossos relacionamentos, devemos buscar o exemplo e o modelo de como Deus se relaciona conosco. Isso é um processo interior, mas não recai sobre nós mesmos. Ainda estão verticalmente dentro de nós os três elementos. "Deus"-"o eu"-"o amor". Esse primeiro modelo vertical é o modelo de relação que devemos utilizar na horizontalidade "eu"-"outro"-"amor". Porque tanto na verticalidade quanto na horizontalidade, o caminho deve ser Um: a relação "Amor". Amigo, depois que a pessoa compreende que os caminhos interior e exterior são iguais e que a mesma relação que temos com Deus devemos ter com nossos irmãos, então não há mais referencial, pois que o interior se faz igual ao exterior, e nossa santidade se completa. Deus é plenitude e o Reino de Deus é completo: acontece não só no interior, mas principalmente quando o interior se iguala ao exterior. Devemos, assim, nos esforçar para tornar o nosso exterior igual ao nosso interior, pois ainda que eu diga "Senhor, Senhor", só entrarei no Reino se eu cumprir a Vontade de Deus. E a vontade Dele é que o Amor se manifeste em todas as ocasiões, lugares, momentos e ocorrências de nossa existência. Em outras traduções, Gugu, diz-se que "o Reino de Deus está entre vós". Podemos juntar todas as parábolas sobre o Reino, que veremos presentes nelas ambas as relações "vertical e horizontal" se manifestando. Mas não há nas parábolas nenhuma relação inerte. Obs.2: obrigado, amigo Daniel. Sua participação, mesmo discreta, é essencial. Abraços.
Mizi | |
|
30-junho-2009 / 9:32:50
| ||
|
Que no silêncio dos nossos corações possamos realizar o Cristo em nós. |
D. | |
|
29-junho-2009 / 23:23:30
| ||
|
Bom Mizi, Você foi brilhante! | Estamos todos "aqui" nobre Gugu... estamos todos "aqui"... a verdade permeia e uni as nossas palavras de fé. o amor permeia e uni o nosso caminho. Tudo basta-se a si mesmo. E no mais profundo silêncio dos nossos coraçãos, na casa da nossa alma, encontramos o sentido da vida, encontramos a auto-realização. Obrigado e Obrigado.
D. | |
|
29-junho-2009 / 22:55:44
| ||
|
Mizi, deixe-me dizer-lhe uma coisa... | A sua explicação foi perfeita. Fiquei muito satisfeito com a maneira que você usou para fazer sua explicação. O que me surpreendeu foi você ter falado em termos de "horizontalidade" e "verticalidade", porque isso é algo que eu nunca vi você falando, escrevendo ou expresando essas idéias. Para uma pesoa começar a falar de verticalidade e horizontalidade, é requisito necessário que ela primeiro tenha compreendido a questão dos referenciais relativo e absoluto. "Verdade Vertical" e "verdade horizontal" são outros nomes pelos quais podem ser chamados a Verdade Absoluta e a verdade relativa. Fiquei surpreso e satisfeito de você ter se expressado utilizando esses termos; isso mostra que a sua percepção está expandida, percebendo novas coisas, de forma que agora você pode relacionar as coisas deste mundo exterior/visível com as coisas do mundo interior/invisível. Você precisa, agora, buscar encontrar uma forma de usar a percepção da Verticalidade para uma "finalidade prática". É possível, essa praticidade existe, a existência Vertical não está "lá" inerte sem fazer nada. Ao contrário, agora mesmo ela está fazendo tudo! ("O meu Pai trabalha até agora"). O que eu queria é que você se desse a oportunidade de pensar, contemplar mais a Verdade Vertical, porque é nela onde está situado o Coração da existência. A verdade horizontal é o "mundo", é aquilo a que Jesus chamou de "este mundo", do qual disse que seu Reino não era. É o mundo visível, material, captado pelos 5 sentidos humanos. Este mundo que vemos não é o interior, ele é o EXTERIOR. Ele é um desdobramento daquilo que se percebe no nosso INTERIOR. E o que é o nosso interior? É o Reino de Deus, o "meu Reino", do qual Jesus falava. "O Reino de Deus está dentro de vós". "O Reino de Deus não vem com aparência EXTERIOR. Nem se pode dizer: 'ei-lo aqui' ou 'ei-lo ali', pois que o Reino de Deus não vem com aparências. Mas o Reino de Deus está dentro de vós." O Reino de Deus está na Verticalidade da Vida, está na relação direta entre nós (filhos de Deus) e Pai (Vida). O mundo não toma parte nisso, absolutamente. No que diz respeito à relação que existe entre nós e Deus, O MUNDO NÃO EXISTE. Trata-se de algo tão pessoal, tão íntimo e tão sagrado, que o mundo simplesmente não toma parte nisso. Eu queria pedir que, daqui pra frente, você passe a dar maior atenção e contemplar esse seu interior. Porque o mundo exterior se manifesta conforme aquilo que reconhecemos em nosso interior. E, quando formos orar para outras pessoas, a melhor forma de orar para elas é reconhecermos nelas a Vida que elas já são, é vermos diretamente a relação existente entre elas e o Pai. E o mundo exterior aparecerá como consequência do reconhecimento. O caminho é sempre de dentro pra fora. Ao reconhecer que em seu interior está alojada uma Vida pura, santa, sagrada, divina e imaculada, nunca perca de vista este reconhecimento. Se você quer ser santo, reconheça e contemple a Vida (que já é santa) que existe em você. E a sua Vida assim se expressará. O mundo exterior possui o seu valor (o devido valor que merece). Mas o mais importante mesmo é a Verdadeira Imagem de todas as coisas existentes, o Espírito, a Essência, o Jisso. Esta é uma lei mental e espiritual: o exterior aparece/se manifesta conforme o interior. Por que não o contrário? Porque o interior é infinito, e o exterior é somente finito. As coisas não podem fluir do finito para o infinito, pois não existe caminho para isso. A função do finito não é doar, mas receber. O infinito doa sempre livremente - daí porque a lei ser a de "o exterior manifestar-se conforme o interior". As pessoas precisam ter cuidado com o que reconhecem e pensam sobre a Vida. Cada idéia ou pensamento são orações feitas ao Universo, e o Universo responde a elas. Mesmo que a pessoa não tenha se ajoelhado para orar, mesmo que ela não tenha dirigido seus pensamentos a algum Deus em oração, quando ela pensa e reconhece, isso é uma oração, e o Universo está ouvindo essa pessoa e se encarregando de atender ao que ela pediu. Primeiro Deus! Depois o mundo. Quando colocamos Deus em primeiro lugar, cuidar das coisas do mundo fica muito melhor, porque todas as coisas acontecerão com base em Deus. Não adianta muita coisa queremos começar direto do mundo, deixando Deus lá atrás. Primeiro devemos voltar à Ele, primeiro devemos voltar à Origem, e de lá devemos começar tudo de novo e prosseguirmos no mundo. Andar no mundo sem "levar Deus conosco" é viver uma vida fora da sabedoria de Deus, fora da jurisdição de Deus, fora da vontade de Deus. O mundo tem vivido assim, podemos ver os exemplos de vida que foram mostrados até hoje e, por isso, já basta. Primeiro é Deus, primeiro é Origem, primeiro é Vida, primeiro é Jisso! Depois, sim, deve vir o mundo. Quando Deus vem primeiro, o mundo nos chega "por acréscimo" depois. É Lei! Abraços.
Gugu | |
|
29-junho-2009 / 22:03:29
| ||
|
Muito bem, Mizi... maravilhoso. | Que Deus também continue te abençoando cada vez mais e mais. Abraços.
Gugu | |
|
29-junho-2009 / 20:20:16
| ||
|
[Anterior] [Próximo]
|
|
| Livro de visitas criado pelo site Lemon Guest Book http://www.livrodevisitas.com.br - Faça o seu! Conheça: Programas Grátis - Cartões Virtuais |