Imagens recentes de Jefferson Vasconcelos, contemporâneo no BB em Afogados da Ingazeira nos anos 1980. Não poderia deixar de registrar essas belas imagens.
Amigo Fernando Pires Obrigado, pelo belíssimo documentário. Como sempre um grande historiador. Me trouxe nesta entrevista capitaneada pela professora Elvira Siqueira, a irreverência do saudoso Geraldo Ferreira. Depoimentos fabulosos da nossa época de puberdade, me trouxe muitas lembranças da nossa querida Afogados da Ingazeira. Continue assim, registrando nosso passado e presente, da terrinha que amamos!!!
Alberto Virgínio Nogueira <>
Recife, PE Brasil - 5-agosto-2019 / 21:59:21
Caro Fernando,
1-Interessante rever a entrevista com a Dona Ione. 2-Ainda não tinha visto a entrevista com o, já falecido, "Geraldo do seu Otávio"; foi interessante também, até porque eu fazia parte daquela turma citada, que foi em excursão à cidade de Triunfo. 3-Já ouvi inúmeras vezes a execução, por diversas bandas e orquestras, do dobrado "DOIS CORAÇÕES"; para mim, entretanto, por emoção, nenhuma delas executa melhor, que a banda "Bernardo Delvanir Ferreira", em A ALVORADA DE UM NOVO SÉCULO; imagino aquela execução inspirada em Guaxinim (sax) mestre Biu (sax), Tião(clarineta), Dequinha (trompete, que lá era chamado de piston), Paulo Oliveira (trombone), Zé Martins, irmão da Luciete (caixa) e, não poderia deixar de citar, Zé Nenem (Coligado), com sua tuba, comandados pelo "seu" Dino, meu primeiro professor musical, com seu trompete ou piston. Um abraço
Terremoto recente Oi Fernando, estamos recebendo o calor do verão que está intenso; já havia esquecido que calor faz parte do verão, se bem que por quatro meses. Mas, vamos falar do Terremoto, que faz parte do nosso viver, é algo que sabemos estar conosco. Eu não percebi inicialmente a pergunta que fizeste, desculpe-me. O mais recente terremoto "center" está localizado "100 miles east" de Los Angeles; consequentemente recebemos somente pequenos balanços, que mesmo assim chamou nossa atencao. Eu estava sentado em frente ao meu computer, e a Sylvia em frente ao dela, quando comecei a sentir o balanço num vai e vem que durou mais de 30 segundos. Sylvia me perguntou se eu havia sentido e respondi afirmativamente. Aqui pra nós não houve nenhum estrago, no entanto no local foi diferente. Houve rachaduras nas estradas e destruição de prédios; como o local está no deserto, pelo sopé das montanhas, a população é bem pequena. Mesmo assim a destruição foi brutal em alguns locais. Gracas a Deus não houve mortes, somente susto. Assim é o viver na Califórnia: "muitas surpresas". Ate breve. Zeze de Moura (July 30, 2019)
Afogados da Ingazeira, PE Brasil - 12-julho-2019 / 21:24:50
Oi Fernando, por aqui o calor tem se manifestado como de costume; estamos no verão. Depois dos festejos do 4 de Julho as coisas acalmaram e estamos nos ajustando à temperatura como de costume; mas não agradável. Graças a Deus minha saúde está voltando, bem como minha capacidade física de trabalho. Tenho usado a parte da manhã e do anoitecer para trabalho rústico, mas necessário, no quintal e jardim. Serve para me restituir a capacidade física e o conforto pessoal que nos dá aquele sentimento de bem estar. E assim vai, até... Chega de falar de mim, diga-me como estás, quais as novidades, etc. Desejo que tudo esteja bem, e que o Senhor vos abençoe. Ate breve.
_______________________________
Oi Zezé, fico feliz em saber que estás melhorando. Comigo tudo bem, graças a Deus. Os terremotos ocorridos na Califórnia não afetaram Rosemead? (Fernando Pires) _______________________________
Rosemead - Califórnia, CA EUA - 10-julho-2019 / 21:37:42
Restauração quase completa
Oi Fernando, aqui estou novamente a participar desta página tão significante para mim, afirmando que graças ao Senhor Deus minha recuperação esta 98% completa; louvado seja o Senhor. Agora sinto-me fortalecido e em boa forma; tenho me deleitado em ver o Santana na poesia de João Paraibano e muitos outros, que fazem rir e às vezes chorar. Isto e parte do viver. Com minha participação com os vídeos vieram a curiosidade e o desejo de conhecer os novos talentos sertanejos. E assim sinto-me novamente participante do viver, e isto devo a você. Muito obrigado... Até a próxima.
Rosemead - Califórnia, CA EUA - 24-junho-2019 / 18:59:04
Antonio Marques do Santos, 82 anos, ex-presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Afogados da Ingazeira, faleceu neste domingo 16, no Recife. O sepultamento será no Cemitério São Judas Tadeu.
Aos poucos, minha vida está retomando à normalidade. O Senhor Deus tem me ajudado bastante. Ontem pude trabalhar com o cortador de grama por mais ou menos uma hora, e posso afirmar ter sido um ótimo exercício; senti-me bem e entusiasmado. Hoje continuarei com o projeto lá pras 4 e meia da tarde, quando a temperatura for mais amena... a previsão para hoje e de “100 degrees F”. Estou tendo dificuldades no manejo do computador, mas, meu filho Igor tem sido minha mão direita nesses momentos. Tudo mais está indo bem, apenas devo ter paciência. Na semana passada eu estava me sentindo muito debilitado, mas, verificando o conteúdo de uma das gavetas, e lá encontrei um DVD da comemoração dos 100 anos de Afogados da Ingazeira que eu não via há vários anos. Coloquei o disco, e lá eu estava em Afogados, antes do raiar do dia, ouvindo a banda de música e os conterrâneos entusiasmados a comemorar aquela data. Foi uma ótima medicação para mim, despertei do meu marasmo e marchei com os conterrâneos. O disco foi um presente que você generosamente me deu naquela época, e que veio a me ajudar todo este tempo depois. Mais uma vez te sou muito grato. Abraço e até a próxima.
Rosemead - Califórnia, CA EUA - 12-junho-2019 / 11:43:45
Oi Fernando, não me esqueci do amigo. Depois das festividades, no domingo à noite, eu tive um colapso e fui levado para a emergência do hospital onde fiquei por cinco dias. Desde então tenho estado em sério regime e me medicando rigorosamente. Somente hoje, 19 de maio, estou voltando ao normal. Foi uma dolorosa experiência que pensei não haver retorno. A causa foi o diabetes. Cheguei a pensar que era o fim da minha vida; graças a Deus estou me recuperando. Ele me deu uma segunda chance. Neste momento sinto-me mais animado e disposto para te escrever com esta notificação. Que tenhas um bom dia e até breve.
_____________________________________________
Caro Zezé, folgo em saber que estás melhor. Isso é um aviso de que estamos ficando "bem maduros" e temos que nos cuidar mais. Que tenhas uma ótima recuperação e que Deus te abençoe! (Fernando Pires)
Rosemead - Califórnia, CA EUA - 20-maio-2019 / 19:07:07
João Gomes da Silva
Soubemos do falecimento do nosso amigo João Gomes, aos 91 anos de idade, ocorrido ontem em João Pessoa (PB). Aos familiares, nossa solidariedade.
Há algum tempo ele me enviou sua autobiografia. Nas últimas linhas escreveu: “Fernando, levei uma vida muito dura, do campo à cidade, de criança à terceira idade; pai de sete filhas, enfrentando trabalhos muitas vezes desumanos, mas afinal de contas continuo caindo e me levantando, acumulando vitórias e derrotas; porem isso faz parte dos homens que lutam dentro daquele princípio das boas intenções. Espiritualmente me nutro do conteúdo da sábia sentença: ‘Hoc sustinete malus, ne veniat malum’ (Suportai este mal para que não venha outro maior) ”.
Preciso contatar o Sr. José Valença (seu Zezinho), que coleciona rádios. Tenho um rádio de estimação que necessita reparo. Meu tel: 81-99973.0631 POR FAVOR, SE ALGUEM CONHECER ESSE SENHOR, FAÇA CHEGAR ATÉ ELE ESSA MENSAGEM.
Rio de Janeiro, RJ Brasil - 26-abril-2019 / 7:29:21
Gostaria de ter notícias da família de Luiz Raimundo de Oliveira (in memoriam) morador do sítio São João Velho, filho do primeiro casamento de meu avô Inácio Raimundo de Oliveira (in memoriam). Meu avô veio de Afogados, e o meu pai nasceu em Solidão.
Boa noite. A família de minha avó era toda daí e cresci ouvindo histórias desse lugar. Hj gostaria de qualquer informação sobre meus parentes. Minha bisavó era Maria das Merces Braga, e minha avó Creuza Braga. Viveram em Afogados. Um dia irei aí.
___________________________
(Oi Karen, dê mais informações sobre a sua família: período de residência, endereço residencial, etc... - Fernando Pires)
Rio de Janeiro, RJ Brasil - 10-abril-2019 / 22:43:49
Retorno depois da pausa
Caro amigo Fernando, a sua "cutucada" chegou em tempo. Eu estava pensando quando seria o tempo próprio. Você então leu meus pensamentos e abriu nosso diálogo com uma beleza musical (Rosa - Pixinguinha) que move o meu coração com as lembranças que me trazem, e eu muito lhe agradeço. Foi realmente uma surpresa muito agradável, principalmente pelo fato de ser uma bela jovem de uma voz extraordinária e o parceiro um maduro artista que demonstrou ter capacidade artística além do normal. As coisas por aqui estão mudando como de costume, pois estamos nos deleitando com a Primavera. As flores do meu jardim estão dando um show de beleza natural. A única reclamação seria o envelhecimento, no entanto reconheço isto ser parte natural para todos nós. Temos só que agradecer a Deus pelos dias que nos dá e aceitar as bênçãos celestiais que são a dádiva divina que nos proporciona a capacidade de nos deleitar com o envelhecimento. Na semana passado levei a Sylvia ao Hospital, para o tratamento da ferida que por sinal está quase sarando. Depois de falar com o Doctor e ver o miraculoso resultado do tratamento, deixei aquela área e fui fazer o meu tratamento, que é o exercício físico. A localização do Hospital fica ao menos umas dez milhas distante da nossa casa no centro da cidade de Arcádia. Sempre que vou àquele local faço minha caminhada em volta do hospital e parque público que tem uma variedade boa de opções, e uma delas é andar sem parar por 40 a 45 minutos; é uma beleza. Me faz sentir rejuvenescido. No dia 4 de maio estaremos comemorando 60 anos de casados e a Sylvia completará 90 anos de idade. Nossos filhos estão preparando uma recepção. Nós estamos exuberantes com a ideia. Que Deus nos abençoe e guarde. Zezé
Rosemead - Califórnia, CA EUA - 8-abril-2019 / 15:55:44
Olá Fernando e Família linda!
Estamos realmente todos muito tristes com este pesar. Essa ausência é de toda muito dolorosa. Fecho meus olhos e vejo cada passagem que ela esteve ao meu lado, não só fisicamente bem como tua voz com incontáveis conversas maravilhosas que tínhamos, e muitos conselhos que também me passava. Uma cunhada, uma amiga, bem mais que isso, uma irmã que mesmo à distância nos conectávamos em almas e corações. Sempre dizia a Tidinha que minha vontade sempre foi de me transferir do trabalho do Estado de Sergipe para Pernambuco, tamanho foi o amor que esta cidade me abraçou como esta família abraçou "mano véio" e a todos nós da família. Esta Florzinha foi florir, embelezar, perfumar, regar e completar um pouco mais os jardins da Casa do Senhor. Tenho a certeza de que ela está a sorrir com todos lá à sua volta, porque está em excelentes e santificadas companhias. Sempre foi uma mulher forte, de coração lindo e aberto em sua plenitude de paz. Minhas lembranças serão sempre lindas, porque de uma beleza com tal, não poderia ser diferente para mim. Deus abençoe a cada um de vocês com muita paz, saúde e luz. Meu sincero carinho e um grandioso beijo nos corações de todos.
Angélica Silva
Aracajú, SE Brasil - 26-março-2019 / 12:45:44
Em alguns momentos na vida em que nada é capaz de nos acalentar o coração, sabemos que temos amigos que nos amam e nos trazem algum conforto.
Agradecemos carinhosamente a todos os nossos familiares e amigos pela manifestação de condolências, palavras de conforto e pêsames pela perda de Tidinha, caçula da nossa família.
Receber seu apoio foi importante para nós. Sem vocês ao nosso lado, cremos, não conseguiríamos novamente estar de pé.
A todos, os nossos sinceros agradecimentos e um abraço fraterno. O coração ainda dói, mas o amor recebido ajuda a curar a dor.
_______________________ Ontem, no Santuário do Colégio Salesiano do Recife, recebemos inúmeros amigos que não víamos há muito tempo, mas que foram nos abraçar. Muitíssimo obrigado a todos!
Rio de Janeiro, RJ Brasil - 24-março-2019 / 6:52:53
Erotides Pires dos Santos Silva 07.07.1959 - 19.03.2019
Tidinha, Você já não está no nosso meio, mas permanece viva nos nossos corações. A saudade ocupou o seu lugar, aumenta a cada instante. É uma saudade que dói e, ao mesmo tempo, nos conforta, porque temos a certeza de que você está pertinho de Deus. A Ele agradecemos por ter permitido que você ficasse nos alegrando durante toda a sua vida. O vazio que ficou nas nossas vidas será preenchido pelas lembranças que você deixou, e pela fé que temos na certeza do nosso reencontro.
Saudades eternas do teu esposo, do teu filho, irmãos, tias,sobrinhos, sobrinhos-netos, primos, parentes e amigos.
MISSAS DE 7º DIA 25.03.2019, às 19h no seminário São Judas Tadeu - Afog. da Ingazeira, PE
25.03.2019, às 19h30, na capela do Colégio Salesiano - Recife,PE
Oi Fernando, é dolorosa a perda de amigos e parentes, mas, quando se trata de irmãos é mais dolorosa. No entanto sabemos que é um fato inescapável. Agradeçamos ao nosso Deus.
Rosemead- Califórnia, CA EUA - 22-março-2019 / 20:25:42
Prezado amigo FERNANDO PIRES, aceite nossos pesares pelo falecimento de sua irmã TIDINHA. Rogamos ao Senhor e Divino Mestre, que a abençoe e conceda-lhe a glória em nova vida no Infinito.
Recife e Afogados da Ingazeira, PE Brasil - 20-março-2019 / 23:16:26
Erotides Pires
Informamos aos familiares e amigos que, no início desta manhã de 19 de março, perdemos mais um membro da família. Faleceu Tidinha, nossa irmã caçula, aos 59 anos, vítima de câncer, no hospital Memorial São José, aqui no Recife. O sepultamento será realizado no cemitério São Judas Tadeu, em Afogados da Ingazeira, nossa cidade natal.
Dr. Hélio Vidal Campos escreveu no dia 20 de junho de 1954, no jornal Gazeta do Pajeú, de Afogados da Ingazeira, a matéria: "Banda de Música Padre Carlos Cottart, a verdadeira história de uma banda - Sonho do idealista Helvécio Lima".
“Estamos voltados para o distante ano de 1935. Debruçados sobre a janela do tempo, ainda divisamos uma Afogados quieta e tranquila. Cidade perdida no sertão pernambucano, mas, ciosa dos seus deveres de cultura 'social-artística'.
Ainda vagueiam na nossa lembrança esfumaçada pelo tempo, aquelas tardes mornas e tristes dos domingos. A criançada a sair da igreja após o catecismo. Aqui e ali, passando um transeunte em trajes domingueiros, à procura da casa de um amigo para uma ‘palestrinha’.
As calçadas repletas de famílias conversando animadamente. Que poesia naquele quadro simples e colorido. A cidade não podia continuar naquele marasmo, naquela quietude quase bucólica.
Certo dia, resolveram alguns senhores da sociedade local, à frente o Sr. Helvécio Lima, fundar uma banda de música. A ideia logo tomou vulto, e os seus interessados não escondiam o entusiasmo e o interesse pela futura banda.
A rapaziada sorria de contentamento quando se falava na música. Como é natural, os ‘castelos’ surgiram. Uns profetizavam que seria a melhor Banda de Música do interior e dentro de pouco tempo já ouvíamos por trás das ruas, nas casas humildes, o som dos instrumentos em notas descompassadas: eram os estudantes que exercitavam as suas lições. (...)"
Alguns dos componentes da primeira Banda de Música Padre Carlos Cottart da década de 30: Cícero Valdevino, Deoclécio, Paulo Cruz, Aderval Viana, Zé Madureira, Zé Caçote, Augusto, João Alves, Pedro Amazonas, Zé Neném. Lindauro, Luiz Amaral, Zezito Sá, João de Rita, José Lopes, Ozael Brandão, Zé Rosa, Coronel, Aristeu Ramos, Pretinho e Mário Padilha. Minel, Clodoaldo, João Sarará, Zé Tibúrcio, Djalma Veras, Valtércio, Mestre Guinga (regente), Zé Pedra, Zé Quaresma, Júlio Vieira, Toinho Morais e Guaxinim (...).
Não poderíamos nos esquecer dos grandes músicos Bernardo Delvanir Ferreira (que faleceu muito jovem, aos 22 anos de idade, em pleno carnaval de 1966) e Flávia Ferreira.
Fonte: Afogados da Ingazeira "Memórias" - Edições Edificantes, 2004 (de nossa autoria) - Esgotado.
Fernando Pires, como falei em outros posts, sou fã do seu trabalho. Como músico da nossa cidade, sou apresentado ao passado musical através de suas postagens. Muito obrigado!
Afogados da Ingazeira, PE Brasil - 11-março-2019 / 21:52:50
Carlos Alberto de Moura Gomes
"Painho, minha homenagem neste sétimo dia vem de dentro do coração... Não há plateia, mas oração, respeito e desejo de conforto e paz de espírito. Que Deus esteja contigo! Te amarei sempre... A saudade será eterna!"
Maria Cecília Pires de Moura <>
Surubim, PE Brasil - 6-março-2019 / 11:17:44
O ultimo adeus
Carlos Alberto de Moura Gomes partiu para a eternidade, nos deixando seus escritos e a saudade do seu humano contato conosco. Não tive oportunidade de conhecê-lo pessoalmente, mas, seus escritos nesta página era de nos fazer pensar o porquê, quando, e pra quê. Era um intelectual de calibre, sem arrogância e grandeza. A perda deste nosso conterrâneo é dolorosa e nos lembra que somos todos mortais, e que nossa vida é como um conto ligeiro que é hoje, e amanhã serão cinzas. Deus nos deu o Carlos Alberto de Moura Gomes por um pequeno período de tempo, e, quando achou ser apropriado, o levou de volta ao reino eterno. À sua família, meu mais sincero sentimento de perda por sua prematura partida. O Senhor nos deu, o Senhor o tomou; louvado seja o nome do Senhor. Que Deus vos guarde e console pela perda tão sentida. Louvado seja o Senhor nosso Deus!
Rosemead - Califórnia, CA EUA - 6-março-2019 / 8:56:26
Carlos Alberto de Moura Gomes
Carline, Cecília e Thiago, comunicam aos parentes e amigos que a missa de sétimo dia do passamento de Carlinhos será realizada na Igrejinha de São Sebastião, em Afogados da Ingazeira, nesta quarta-feira 6, às 19h.
______________________________
Na próxima sexta-feira 8, às 17h30, a missa será realizada na Igreja de Nossa Senhora de Fátima, na Praça Chora Menino, aqui no Recife.
Carline, filha de Carlinhos, postou a mensagem abaixo no WhatsApp
Meus queridos..
Aqui é Carline, filha dele.
“A guerra não foi só combatida por nosso guerreiro... vcs tb nos ajudaram a lutar com todas as orações, torcida... boas energias.! Cada palavra de vcs diminuía um pedacinho de nossa dor... Meu pai era minha fortaleza... Meu exemplo, minha referência... São laços difíceis de desatar, mas Deus há de me fortalecer. Muito, muito obg por tudo! Um abc fraterno.
_________________________ Diz ela: há 20 dias (9 de fevereiro) ele ditou para que eu escrevesse a seguinte mensagem:
“Vivemos numa competição espiritual e religiosa que deixa os mais crentes, preparados e estudiosos com a cabeça coçando, sem, contudo, chegarmos a um ponto de convergência para a conclusão de aceitarmos qual caminho seguir. Evidentemente que a maioria não abre mão de continuar esta vida. Mesmo mantendo atitudes que nos deixam surpresos. Alguns grupos afirmam categoricamente que vc não vai nessa próxima viagem... ou que vc não embarca nessa viagem, o que muito nos alegra. Outros, porém, com profundos conhecimentos, afirmam que as 3, 2 ou 1 poltrona restantes já estão registradas nesse misterioso transporte. Não tem como adiar, desde que já estão registrados os seus assentos!"
Cecília, filha de Carlinhos, me informou, há pouco, do falecimento do seu pai (aos 63 anos) no hospital dos Servidores do Estado de Pernambuco, aqui no Recife. Também, que o sepultamento será hoje, às 16h30, no Parques da Flores.
_________________________ Estivemos presentes ao velório e sepultamento do amigo Carlinhos.
Fiquei surpreso com o Pot-pourri apresentado pela Bibi Ferreira, fato é que eu a conhecia como uma excelente atriz, no entanto foi uma surpresa muito agradável ouvir aquela muito prendada atriz ser uma boa intérprete da música popular brasileira. A parte desagradável e que só vim a tomar conhecimento do fato quarenta anos depois, mas valeu. Tenho tido a sorte de participar deste Mural que tem sido um tônico para mim, revivendo e ouvindo coisas do passado, distante, bem distante. Muito grato e até breve!
Dublin - Irlanda, IR - 15-fevereiro-2019 / 13:27:20
Rosa (Pixinguinha) -Trio Amadeus
Fiquei totalmente encantado com esse trio, principalmente com a obra de arte que apresentam cantando Rosa, do Pixinguinha. Cheguei a ouvir as obras daquele mestre na minha juventude e sempre fiquei inebriado com a beleza poética das suas obras. Pra ser honesto, sua lembrança estava adormecida quase morta, quando de repente com a mágica da Internet acordei ao ouvir aquela voz jovial suave e envolvente apresentar Rosa. A maneira como ela canta é muito cativante, seus olhos são lindos e expressivos. Volto então ao meu tempo em Afogados da Ingazeira. É bom saber que as belas obras do passado continuam ao alcance dos que já ouviram antes e os que estão ouvindo pela primeira vez, isto se chama música popular (Clássica). Fernando, agradeço muito as oportunidades que tens dado a este velha guarda de reviver momentos tão prazerosos. Até a próxima.
Montes Claros, MG Brasil - 6-fevereiro-2019 / 15:52:41
Catedral do Senhor Bom Jesus dos Remédios
Aqui estamos sendo abençoados com chuvas que nos trazem bênçãos celestiais molhadas, que nos dão a certeza de boa safra no tempo próprio. Meus tomateiros estão crescendo de modo bonito e agradável, bem como os jerimuns, as abóboras, melancias e fruteiras. Isso é a compensação pela falta de chuvas no ano passado; tô a ponto de não poder aguar as plantas como faço costumeiramente. Hoje podemos dizer que temos água abundante, pois o Senhor nos mandou as chuvas, chuvas de bênçãos molhadas, e bem vindas.
Com todas essas experiências molhadas me veio o desejo de ver o sertão, e quando abri nosso Mural fiquei muito alegre com o que vi: a Igreja Matriz da nossa Afogados da Ingazeira que continua sendo o maior e mais bonito monumento da nossa terra. Vendo a Igreja, vieram à mente momentos belos e agradáveis que ali vivi, e as saudades vieram visitar-me novamente. Minha mãe tocando a "Serafina Organ" e dirigindo o coro; Corina cantando solos, e as novenas de fim de ano, e do Padre Antonio que foi um amigo desde a minha infância. Hoje me restam saudades, e a gratidão a Deus pelas bênçãos que derramou sobre todos nós. Louvado seja Deus, nosso Senhor. Abraço e até breve.