AFOGADOS DA INGAZEIRA - MEMÓRIAS Guest Book

Caso você queira colocar seu registro, clique aqui!


 Registros de 1 a 30 do total de 400 [Próximo]

Hello Fernando

Jose Humberto de Mesquita Campos - Aqui estou novamente, após ver alguns dos teus preciosos arquivos de entrevistas com nossos conterrâneos; refiro-me ao José Humberto. Ele era mais velho do que eu; pelo meus calculo, uns 12 anos.
Foi uma ótima entrevista que me tocou o coração profundamente, pois tenho lembranças dele bem vivas, muito embora não frequentes; ele ia a Afogados praticamente uma vez por ano, pois estudava no Recife.
As informações do nosso passado que ele apresenta são magníficas e preciosas. Lembro-me bem da minha querida "Maia", esposa de Simão, soldado PM. Quando José Humberto ia a Afogados, sempre visitava Maia, e numa destas ocasiões eu estava lá e pude testemunhar a maneira carinhosa como ele era recebido.
Fernando, Afogados da Ingazeira tem um grande débito com você pelo trabalho de coletar todas as informações possíveis que estão perdidas no tempo e espaço, e apenas algumas pessoas estão capacitadas para nos informar com precisão onde, como e porque aconteceu; das coisas que o tempo esconde.
Fiquei bastante impressionado com tudo que li, pois são lembranças que me tocam o coração. É uma pena que perdi contato com ele e com seus familiares há muito tempo.
Você tem material para escrever um livro sobre o assunto.
Vou parar por aqui e agradecer-te por tudo que tens feito, e pelas informações sobre a nossa terra e nosso povo.

Encontrava-me, sempre, quando das minhas idas à terrinha, com o dr. JOSÉ HUMBERTO DE MESQUITA CAMPOS, à noite, no "Senadinho", na praça ao lado da Catedral do Senhor Bom Jesus dos Remédios, e ouvia suas histórias vividas na Afogados de antigamente... Propus uma entrevista, aceita, e em outubro fomos ao seu apartamento para essa conversa.
[ Dr. José Humberto faleceu aos 93 anos de idade (03.02.1923 – 09.10.2016) ], em Afogados da Ingazeira. ]
[Fernando Pires]

Zezé de Moura <jojephd@yahoo.com>
Rosemead - Califórnia, CA EUA - 14-Abril-2021 / 7:19:14

Veja todos os nossos mais de 210 vídeos no YouTube

Fernando Pires <fernandopires1@hotmail.com>
Recife, PE Brasil - 3-Abril-2021 / 8:33:36
JOSÉ TENÓRIO - Lamentável a notícia recebida hoje a respeito do falecimento do nosso conterrâneo José Tenório. Mesmo sendo oriundo de Custódia, ele se considerava afogadense.
A Rádio Pajeú há tempos não emitia a sua voz, mas ela nunca deixou nem deixará de ecoar, sobretudo na memória dos seus ouvintes de outrora e dos amigos de sempre, entre os quais me incluo.

José Tadeu de Góes <jt.goes@bol.com.br>
Recife, PE Brasil - 1-Abril-2021 / 21:47:42
Em 2010, 14 de agosto, entrevistamos o amigo JOSÉ TENÓRIO CAVALCANTI para nosso arquivo de imagem e som. Observem que logo no início da entrevista ele se emociona.
Nos conhecíamos desde os seus tempos na Rádio Pajeú, e, não poderíamos deixar passar em branco a oportunidade de saber um pouco da sua história.

Na noite desta quinta-feira, 1º de abril, fui informado pelo primo Jurandir Pires, que ele veio a óbito no Hospital Regional Emília Câmara.

Fernando Pires <fernandopires1@hotmail.com>
Recife, PE Brasil - 1-Abril-2021 / 18:44:29
Fernando Pires

Hoje cedo, tomei uma decisão de vasculhar minha Biblioteca para encontrar seu Livro...
Achei-o bem próximo a mim e me enchi de alegria.... Embora a maioria dos grandes afogadenses de outrora eu não tenha conhecido, você com sua escrita concisa me (nos) coloca frente com algumas dessas pessoas, e o encantamento é pura emoção.... O que você resume sobre os mais descritos são de uma precisão impressionante.
Meus parabéns, e agora deixo o volume das suas "Memórias" de Afogados da Ingazeira sempre ao meu alcance... Por intermédio de suas Memórias, mergulho saudosamente nas águas do nosso Pajeú, contemplo e ouço o murmúrio das águas na Barragem de Brotas (onde você levou a mim, minha irmã e meu irmão Junior Pires para nos encantar).
Grato por tudo e saudações do primo

Paulo Fernando de Oliveira Pires <paulopires@uesb.edu.br>
Vitória da Conquista, BA Brasil - 31-Março-2021 / 20:11:31
Eu e meus familiares agradecemos a todos os amigos e amigas, a todos os irmãos e cunhadas pelas demonstrações de carinho e apoio que recebemos nesse transe doloroso.
Saibam que todos vocês guardam um lugar em nossos corações.

Alberico e Família.

____________________________________

Alberico e família convidam a todos para a missa de 7º dia de Maria do Carmo de Góes Silva (dona Neta), a ser realizada por Mons. Lucas, no 1º de abril de 2021, quinta feira, às 17h pelo canal do Instagram monslucasbneto, e, às 19h. pela canal do YouTube ccadoraiplay.

Agradecemos de antemão a todos pela participação neste ato de solidariedade e fé Cristã.

Alberico Batista da Silva <albericobsilva@yahoo.com.br>
Natal, RN Brasil - 30-Março-2021 / 10:30:57


Os conterrâneos contemporâneos estão partindo... Hoje foi a vez de Maria de Lourdes Quidute que faleceu neste domingo 28, pela manhã, em Afogados da Ingazeira.
Aos familiares, nossa solidariedade.

Fernando Pires <fernandopires1@hotmail.com>
Recife, PE Brasil - 28-Março-2021 / 20:28:20

Veja todos os nossos mais de 210 vídeos vídeos no YouTube

Fernando Pires <fernandopires1@hotmail.com>
Recife, PE Brasil - 27-Março-2021 / 12:06:07

O amigo Alberico Batista da Silva nos enviou WhatsApp, hoje, informando o falecimento da sua esposa, dona Maria do Carmo, NETA, ocorrido às 17h30 de ontem, em Natal (RN), onde a família reside.
Informa, também, que o corpo será cremado às 14h deste sábado 27.
Caro Alberico e familiares, recebam nossa sincera solidariedade.

Fernando Pires <fernandopires1@hotmail.com>
Recife, PE Brasil - 27-Março-2021 / 9:10:56


Hoje recebemos mais uma má notícia:
Nossa amiga Maria José Ramos Silva, TINA, faleceu em Teresina, Piauí, neste sábado 20, depois de alguns dias internada na UTI de hospital daquela cidade, onde residia há muitos anos.
Ela contava 65 anos de idade (1955-2021).

Fernando Pires <fernandopires1@hotmail.com>
Recife, PE Brasil - 20-Março-2021 / 20:49:18

Excelente, imprescindível trabalho de restauração da Memória de Afogados da Ingazeira feito por Fernando Pires, colocando a vida dessa importante cidade e seus habitantes em um Plano de representatividade como nunca foi feito por nenhum órgão de Informação nesta Cidade do Vale do Pajeú....
Portanto, nossos cumprimentos a Fernando Pires pelo seu importantíssimo trabalho e nossas Cordiais Saudações.

___________________________________

Obrigado, caro Paulo Pires!
___________________________________

PAULO FERNANDO DE OLIVEIRA PIRES <paulopires@uesb.edu.br>
Vitória da Conquista, BA Brasil - 20-Março-2021 / 7:36:39


Partiu mais uma amiga. Fátima Valadares faleceu neste domingo 14, em Afogados da Ingazeira, no hospital Emília Câmara.
Deus conforte seus familiares e amigos.

___________________________

Recebemos de uma amiga a seguinte informação:
O corpo foi direto do hospital para o anexo do cemitério, onde estão sepultadas as vítima do Covid-19. Na realidade ela foi vitimada pelo vírus em agosto de ano passado, e ficou com sequelas. Na semana passada foi hospitalizada para a colocação de uma sonda, mas com esse procedimento a situação se complicou, e ela veio a óbito.
Fizeram três testes para Covid-19, mas, todos negativos. Apesar disso foi sepultada como vítima do vírus, e o filho não pôde se despedir da mãe.

Fernando Pires <fernandopires1@hotmail.com>
Recife, PE Brasil - 14-Março-2021 / 15:28:09

Fernando Pires <fernandopires1@hotmail.com>
Recife, PE Brasil - 8-Março-2021 / 12:12:09

Nesta manhã recebi do amigo Tiziu a informação de que sua irmã Maria de Lourdes Veras de Medeiros veio a óbito no início deste domingo 7, aqui no Recife.
Há uma semana ela foi surpreendida pela doença.
Nos próximos dias estaria completando 57 anos de idade.
Ela deixa viúvo Roberto Medeiros Pena, e os filhos Diogo, Roberta, Pablo, Ícaro e Beatriz Eunice.
O sepultamento será realizado no Cemitério Morada da Paz, em Paulista, região metropolitana do Recife.

Fernando Pires <fernandopires1@hotmail.com>
Recife, PE Brasil - 7-Março-2021 / 8:33:14


Recebemos a informação de que nossa amiga Maria Elza Siqueira faleceu às 17h30 deste sábado, no Hospital dos Servidores do Estado de Pernambuco, aqui no Recife, aos 70 anos de idade.
O corpo será trasladado para Afogados da Ingazeira, onde será sepultado no cemitério São Judas Tadeu.

Fernando Pires <fernandopires1@hotmail.com>
Recife, PE Brasil - 6-Março-2021 / 19:23:16
Oi Fernando, este foi um fim de semana muito agradável, com sol. Tive o prazer de receber meus filhos e netos, noras e amigos para comemorarmos meu aniversário, marcando meus 86 anos de vida, com a graça de nosso bom Deus.
Foi muito agradável tê-los ao meu lado comendo feijoada que fizemos por haver sido solicitado por Igor meu primogênito. Usamos área por traz da casa que recebia o sol bem morno nesta época de inverno, quando temos flores muito lindas que alegram nosso viver e nos relembra de agradecermos ao Senhor pelas bênçãos.
Fazia já um bom tempo que comemorávamos a data, ou em restaurante ou ou na casa dos filhos; desta vez fiz questão de recebê-los aqui em nossa casa. Foi uma boa ideia que me deu muita alegria pois é como se tudo estivesse recomeçando.
Recebi também chamadas telefônicas da minha prima Zélia que reside no Recife, e do meu primo Eduardo que mora em Porto Alegre.
Como podes perceber, tudo isto me fez sentir abençoado por Deus, nosso Senhor, considerando que a maioria desta nação está debaixo uma camada de gelo.
Viva a Califórnia.

_____________________________________
Parabéns, Zezé, e que chegues aos 109 anos. (Fernando Pires)

_____________________________________

Zezé de Moura <jojephd@yahoo.com>
Rosemead - Califórnia, CA EUA - 24-Fevereiro-2021 / 16:04:57

Há pouco recebi a informação do amigo Paulão, informando o falecimento do seu pai EXPEDITO ARAÚJO DA SILVA, ocorrido nesta terça-feira 23.
Ele contava 92 anos de idade (28.05.1928 - 23.02.2021).
Fomos informados, também, que o sepultamento será realizado às 17h em Iguaracy, e, atendendo ao seu desejo, no túmulo da sua mãe.

Fernando Pires <fernandopires1@hotmail.com>
Recife, PE Brasil - 23-Fevereiro-2021 / 8:00:45
INALDO MARTINS DE MELO - Tendo acabado de assistir, pelo Youtube, à entrevista entre Fernando Pires e o Nego Inaldo, como ele era chamado por Seu Chico Berto, seus filhos, vizinhos e clientes da oficina, lembrei dum fato que poderá ser confirmado por minha irmã Socorro Góes, residente em Tabira.
Inaldo, na entrevista, disse que trabalhou na oficina e gozou da privacidade e do aconchego do lar de Seu Chico Berto e de Dona Eunice durante o período de 1956 a 1966. Foi nesse intervalo que Inaldo, numa atitude heroica e proativa, salvou a vida da minha referida irmã, que por um triz não foi atropelada por um carro de bois que descia, descontrolado, pela então Rua 13 de Maio. Não sei precisar, mas ela tinha talvez uns três anos e resolveu atravessar a rua.
Nós morávamos na terceira casa após a de Seu Chico Berto, subindo a ladeira. (Lembro dos nomes dos donos de todas as casas da vizinhança, subindo da de Seu Manoel Genésio, vizinha à antiga sede da Câmara dos Vereadores, até a da esquina com Cemitério Velho, onde morou Seu Severino do Motor. Posso listá-los, se preciso for). Inaldo estava sentado na calçada da oficina e, percebendo o risco, correu e evitou que a criança fosse atropelada dando-lhe, como único recurso, um chute na lateral do seu tórax, nas suas costelas.
Naquele tempo não existia o discurso racista de hoje. Obrigado, Nego Inaldo. Que Deus o mantenha sob a sua custódia.

José Tadeu de Góes <jt.goes@bol.com.br>
Recife, PE Brasil - 8-Fevereiro-2021 / 20:22:57
Nós tivemos uma semana de frio, chuva e neve, pois estamos no inverno. Ontem e hoje, no entanto, as coisas melhoraram como por mágica; as temperaturas se elevaram até 70 grau (fahrenheit) com um sol brilhante e bem morno e até mesmo calorento. Mas isto é de se esperar na Califórnia. As montanhas estavam se apresentando como bolos congelados, lindos; hoje somente as partes mais elevadas se apresentam como cone de gelo. Tudo isto é de uma beleza ímpar.
Vendo hoje a entrevista com Dr. Hermes e sua esposa, lembrei-me quando fomos convidados para uma recepção comemorando o aniversário da sua primogênita (Vânia); parece uma eternidade no tempo passado. Isto e só o que nos restam: lembranças que nos acalentam o coração e nos fazem rir ou até mesmo chorar.
O Senhor Deus tem sido misericordioso para comigo, dando-me quatro netos que são motivo de grande alegria para mim e minha esposa. Em junho próximo nosso neto Sean concluirá seus estudos com ‘US Navy’; é sem dúvida nenhuma a razão de muito orgulho, alegria e satisfação. Traz-me muitas lembranças dos meus tempos idos.
Com tudo isto só tenho que agradecer ao Senhor nosso Deus por tantas bençãos, e amigos como você.
Até a próxima.

Zezé de Moura <jojephd@yahoo.com>
Rosemead - Califórnia, CA EUA - 5-Fevereiro-2021 / 19:18:29

Veja todos os nossos vídeos no YouTube

Fernando Pires <fernandopires1@hotmail.com>
Recife, PE Brasil - 31-Janeiro-2021 / 11:37:11
SEVERINO PIRES FERREIRA é meu ancestral mais antigo de quem sei casou com sua sobrinha Cândida Pires de Freitas em dezembro de 1840 e que chegou ainda jovem às margens do Pajeú com um grupo de irmãos mais velhos cujas presenças nessa região dizem que se deu pela participação no movimento revolucionário conhecido como Confederação do Equador no qual seus parentes do Recife liderados por Gervásio Pires Ferreira tinham grandes interesses e convocaram esses familiares do ramo do outro irmão de nome José Pires Ferreira que era dono de grandes propriedades entre o Maranhão e o Piauí onde vivia (...)

Hercules Sidney Pires Liberal <sliberal@uol.com.br>
Recife, PE Brasil - 30-Janeiro-2021 / 8:52:08

Fomos informados, há pouco, que Josailda Rodrigues de Siqueira (dona Hilda) faleceu às 4h50 desta sexta-feira 22, aos 72 anos de idade, no hospital Emília Câmara, em Afogados da Ingazeira.
Aos familiares, nossa solidariedade.

Fernando Pires <fernandopires1@hotmail.com>
Recife, PE Brasil - 22-Janeiro-2021 / 12:16:02
Fernando amigo, esse portal está permitindo reviver uma das melhores fases de minha vida. O Renato Bernardo Vieira é uma das pessoas a quem nossa terra deve muito. Eu, especialmente, devo muito a ele, pois foi a pessoa que me convidou para trabalhar em Anderson Clayton, uma das melhores escolas de vida econômica que tive e da qual, ainda hoje, extraio muitas lições.
Que saudade dos verdadeiros amigos ... Continue, assim, que você vai terminar conquistando o direito de, um dia, ainda distante, ser recebido em bom lugar no céu, para relembrarmos a nossa terra...
_____________________________
Vai demorar, ainda, pois eu estarei lá a esperá-lo e eu só irei depois de vencer um século ou mais de vida...
Saúde e paz.

Alberico Batista <albericobsilva@yahoo.com.br>
Natal, RN Brasil - 22-Janeiro-2021 / 11:49:26
Fernando, como sempre, estou lhe devendo por sua ajuda através deste Mural em reencontrar um amigo do meu tempo de criança. Você não imagina como fiquei satisfeito ao receber a mensagem que o Alberico me prendou, me chamando para reviver nosso passado desde criança.
A última vez que o vi, acho que foi 1947/1948... Ao deixar aquele rincão foi quase que um funeral, pois eu sabia que não voltaria pra lá e que as mudanças ocorreriam e eu teria somente as recordações. Você me deu o impulso para rever e reviver coisas e momentos preciosos da minha vida na pessoa do Alberico, e finalmente ao entrar em contato com ele, podendo trocar ideias e novidades que se acumularam nos últimos 61 anos.
Você é realmente um amigo, bom amigo. Já respondi ao Alberico, e estou me preparando para as futuras.
Que o Senhor Deus te abençoe e guarde.
Um abraço e até breve.

Zezé de Moura <jojephd@yahoo.com>
Rosemead - Califórnia, CA EUA - 17-Janeiro-2021 / 7:11:22
Caríssimo Fernando, como sempre, você me dá mais uma alegria, com a remessa desses comentários de Zezé. Vou entrar em contato com ele, através do e-mail e, quando o fizer, mandar-lhe-ei cópia.
Agradeço tudo o você tem feito em prol de nossa terra e de conterrâneos. Quero o livro do velho Pedro Pires, ferrenho construtor e defensor de Tabira, velha Espírito Santo. É com a participação de vultos como você e ele, Pedro Pires, que se reaviva a nossa história.
2021 com saúde, com vacina para nos tranquilizar e podermos pagar as nossas contas com a nossa gente e nossa terra.
Um grande abraço.

Alberico Batista
Natal, RN Brasil - 12-Janeiro-2021 / 20:40:35

Alberico e suas irmãs

Oi Fernando, demorei mas cá estou novamente para manter nosso contacto. Os acontecimentos destes últimos dias [nos Estados Unidos] é a continuação do que aconteceu e ainda acontece em outros estados. Grande número de desordeiros que foram identificados e apreendidos; isto é a demonstração de como os comunistas atuam.

Falemos agora de coisas mais agradáveis e boas. Gostei imensamente da entrevista com o Albérico e suas irmãs [no seu canal do YouTube]; foi uma visita ao meu passado com pessoas amigas que conheci e tive uma boa amizade que me toca o coração profundamente ao ouvir suas vozes e expressões. O Alberico tornou-se um intelectual, diria até um acadêmico. É a prova de que se aceitarmos as oportunidades, o desenvolvimento é vitorioso.

Rever o Alberico e suas irmãs Alaide e Aliete, é realmente um milagre da tecnologia moderna; podermos revê-los e ouvir suas vozes e movimentos, sao estas lembranças que nos acorda e nos leva a reviver velhas lembranças que já não nos visitavam no tempo distante. É como acordar depois de um longo sono.

Tenho boas lembranças de dona Doca e de toda família; inclusive Abelardo que, se não me engano, era o mais velho. Sem dúvida nenhuma o Alberico é um bom exemplo de perseverança, tenacidade e de capacidade intelectual; ele aceitou os desafios e oportunidades para o sucesso na vida que Deus lhe deu. Continuou marchando para frente, aceitando os desafios e foi vitorioso, sem dúvida alguma. Vieram as oportunidades e ele as aceitou sem desculpas, vindo a ser vitorioso. Ele e uma prova de que se tivermos perseveranca seremos vitoriosos. A vida e uma dadiva divina se nós nos mantivermos perseverantes seremos vitoriosos com a graça divina.

Parabéns ao Alberico. Que o Senhor o abençoe e guarde.
Louvado seja o Senhor nosso Deus.
Até a próxima!
Zezé de Moura, Janeiro 11 2021

Zezé de Moura <jojephd@yahoo.com>
Rosemead - Califórnia, CA EUA - 12-Janeiro-2021 / 7:35:58


O primo Pedro Pires Neto, através de WhatsApp, informa que será lançado no primeiro semestre deste ano o livro “Pedro Pires Ferreira, meu pai” de autoria da escritora e professora Nevinha Pires. É uma publicação “post mortem”.
A autora deixou manuscrita a história do seu pai, líder político, empresário e cidadão Pedro Pires Ferreira, que se confunde com a história de Tabira.
Era desejo da autora deixar essa obra para os tabirenses.

Fernando Pires <fernandopires1@hotmail.com>
Recife, PE Brasil - 6-Janeiro-2021 / 14:56:45

Caso queira, [INSCREVA-SE no meu Canal do YouTube] - "FernandoPires1" - e vc será informado todas as vezes que eu postar algum vídeo.

Ao clicar em qualquer um dos 220 vídeos, vc verá a opção "INSCREVER-SE".

Fernando Pires <fernandopires1@hotmail.com>
Recife, PE Brasil - 1-Janeiro-2021 / 9:35:57
Caro Fernando.
Não há muito o que falar... como frequentador diário do "Afogados da Ingazeira ontem & hoje", transmito-lhe os meus votos de um Ano Novo pleno de felicidades.

_____________________________________

Manoel, agradeço e retribuo, desejando-te, e aos teus, um 2021 com Paz, Saúde e Prosperidade. (Fernando Pires)

_____________________________________

Manoel Rodrigues Neto <manoelneto1946@gmail.com>
Rio de Janeiro, RJ Brasil - 31-Dezembro-2020 / 14:26:54


Gervásio Fioravanti (foto) é o nome de uma rua no Bairro das Graças, localizada entre a rua que denomina o bairro e a Rua da Amizade.
Valeu, Fernando e Sidney.

José Tadeu de Góes <jt.goes@bol.com.br>
Recife, PE Brasil - 29-Dezembro-2020 / 5:54:26
[Próximo]

Volta

Livro de Visitas desenvolvido pela Lemon Networks