AFOGADOS DA INGAZEIRA - MEMÓRIAS Guest Book

Caso você queira colocar seu registro, clique aqui!


 Registros de 321 a 360 do total de 5013 [Anterior] [Próximo]

Festejos Juninos 1988 - há 25 anos - Colégio Normal Estadual de Afogados da Ingazeira - CNE.

A qualidade da imagem e a técnica de filmagem estão ruinzinhas - digo isso, pois o autor dessa façanha, há 25 anos fui eu -, mas, pelo valor histórico, não poderíamos deixar de mostrar momentos importantes na vida desses jovens estudantes.

Fernando Pires
Recife, PE Brasil - 30-Agosto-2013 / 8:54:53

Juvina Alves Leite
* 23.08.1927
† 30.08.2013

Dona Juvina, viúva de Severino Alves Leite, faleceu nesta sexta-feira 30, às 5h da manhã, no Real Hospital Português, no Recife.
O corpo será trasladado para Afogados da Ingazeira, sua terra natal, onde será sepultada no cemitério São Judas Tadeu.

Fernando Pires
Recife, PE Brasil - 30-Agosto-2013 / 7:49:25


Festejos Juninos 1990 - Segunda parte
Colégio Normal Estadual de Afogados da Ingazeira - PE

Fernando Pires
Recife, PE Brasil - 27-Agosto-2013 / 21:37:15


Festejos Juninos 1990 - Primeira Parte
Colégio Normal Estadual de Afogados da Ingazeira - PE

Muitas dessas crianças, hoje - 2013, 23 anos depois - são pais e mães de família e profissionais nas mais diversas áreas.
Algumas das pessoas visualizadas já se encontram em outra dimensão.

Fernando Pires
Recife, PE Brasil - 27-Agosto-2013 / 14:40:47
Não há como mensurar a importância deste espaço para a história de Afogados da Ingazeira.
Parabéns Fernando Pires pelo belo trabalho. (Igor Sá Mariano)

_______________________________
Obrigado, Igor! (Fernando Pires)

Igor Sá Mariano <igor.mariano@yahoo.com.br>
Afogados da Ingazeira, PE Brasil - 26-Agosto-2013 / 12:37:27

Tragédia Anunciada...

Há quanto tempo essas figuras que mandam no governo não foram alertadas sobre a grave situação de Brotas...

Agora têm que fazer o "mea culpa...(*)" e assumirem as graves falhas da OMISSÃO!

"Mea culpa (em português, mea-culpa ) é uma frase latina que, em português, pode ser traduzida como "minha culpa", ou "minha falha". De forma a enfatizar a mensagem, o adjetivo mAxima pode ser inserido, resultando em mea maxima culpa, que poderia ser traduzido como "minha mais [grave] falha" ou "minha mais [grave] culpa". Consiste num pedido de perdão ou num reconhecimento da própria culpa" (WIKIPÉDIA)

Afogadenses e pajeuzeiros, ouçam o desabafo, a indignação do sr. Manoel sobre a iminente falta de água em Afogados e Tabira:

Fernando Pires
Recife, PE Brasil - 26-Agosto-2013 / 9:39:55

Faleceu o “Galego [de Bembém]…"

Era assim que o chamávamos... Sou capaz de apostar que só mesmo os de casa sabiam que seu nome de registro era Edson, no entanto, "Galego" era o nome que ele aceitava sem nenhuma restrição de sua parte. Era um nome dado por nós, seus conterrâneos, que expressava a realidade, pois ele tinha cabelos loiros no primórdio dos nossos dias. Vestia-se elegantemente e comportava-se de um modo agradável.

O sentimento de perda é grande para mim, pois éramos da mesma idade, separados por alguns meses.
Era comum ver o Galego bem como seus irmãos na Travessa Paulino Raphael, jogando bola de pano ou simplesmente batendo papo. Ele era parte do cenário das nossas vidas quando crianças e adolecentes na Afogados de outrora.
Sua ausência é sentida por mim, e todos os contemporâneos, porque nós éramos parte daquele cenário que relembro com muito carinho, e choro ao ver que se foi.

Depois de que saí de Afogados em 1950.. 1951, não tive mais oportunidade de vê-lo e isto foi uma perda de minha parte. Agora, com muita emoção, deixo aqui o meu tributo e o meu adeus ao caro conterrâneo.
A palavra de Deus nos dá um perfeito significado da nossa vida, no Salmo 90: 9 “: “Pois todos os nossos dias vão passando na tua indignação : acabam-se nossos anos como um conto ligeiro”. Isso é uma realidade cruel.
Que O Senhor Deus o tenha no seu seio e tenha misericórdia de nós.
Até breve, amigo!

Zezé de Moura <jojephd@yahoo.com>
Rosemead, CA EUA - 25-Agosto-2013 / 7:55:56

Érica Campos Góes Torres Simões Maia
(09/11/1981 - 24/08/2012

A Missa de UM ANO em memória de Érica será celebrada nesta segunda-feira 26, às 19h30, na Igreja de Nossa Senhora da Piedade, na rua do Lima, no Recife.

Fernando Pires
Recife, PE Brasil - 25-Agosto-2013 / 6:41:14
Há UM ANO...

No dia 24 de agosto de 2012
uma tragédia acontecia no nosso meio: a jovem e querida amiga Érica Torres havia sofrido um grave acidente, e escrevíamos no nosso Mural às 21h52:
“Tragédia! - Grave acidente ocorreu agora à noite nas imediações de Sertânia envolvendo dois automóveis, um dos quais de pessoas com familiares em Afogados da Ingazeira. A notícia que nos chega é a do falecimento de Érica Torres, filha de Graça/Erickson, além de algumas outras vítimas fatais do outro automóvel lotação de Sertânia.”

Magno Martins escreveu:

“A morte faz calar as palavras. São inúteis, não servem para nada. Ao ser informado, ontem, da morte da jovem advogada Érica Torres, filha do casal amigo Erickson e Graça Torres, de Afogados da Ingazeira, fiquei extremamente chocado.
Não sabia o que dizer, principalmente para minha amiga Branca, tia de Érica, com quem tenho uma relação de irmã. Compreendo os desígnios de Deus, sei que ele também permite as fatalidades.

Ao me calar diante da tragédia, um acidente de carro em Sertânia, que provocou a morte de mais três pessoas, recordei as palavras de Rubem Alves quando foi também informado da morte de um parente bem próximo.
Disse ele que somente os tolos tentam consolar, porque não sabem que as palavras de consolo, brotadas das mais puras intenções, são ofensas à dor da pessoal golpeada pela morte.
Porque elas, as palavras de consolo, são ditas no pressuposto de que têm poder para diminuir o vazio que a morte deixa.

Todos querem diminuir o sofrimento dos pais. Cercam-nos com palavras que, pensam eles, trarão algum consolo. Mas que palavra ou poema poderá substituir o filho que se foi? Nenhuma! São inúteis, volto a repetir.
A morte, por mais conhecimento e fé que tenho em relação à vida eterna, a vida após a morte, é uma dor que nenhuma palavra pode conter.

Érica era uma garota linda, cheia de vida, maravilhosa. Recentemente formada em Direito, tinha sonhos e projetos tão belos quanto ela. Fui ao seu casamento com Augusto Simões, vereador em Alagoinha, em janeiro passado, no Recife. E ali encontrei, no ambiente festivo, uma legião de amigos e admiradores dela e do seu marido.
Com o seu marido, um político jovem e sonhador, igualmente, Érica seguia ontem de noite para Afogados da Ingazeira quando a morte a levou num acidente envolvendo o seu carro e uma Caravan lotada de eleitores para um comício em Sertânia, que estourou o pneu e se chocou em sentido contrário com a Hillux conduzida pelo motorista do casal.

Só sabe o que é a dor aquele que a está sentindo, no presente. Nenhuma dor é a mesma. Cada dor é única. Dor não tem jeito de explicar, porque tudo que é sentimento é inexplicável. O estado normal da alma é não ter dor. Não há dor maior de quem perde um filho, porque a lei natural da vida é filho enterrar pai. Mas se Deus escreve certo por linhas tortas, a dor de Graça e Erickson vai cessar pela fé, porque quem se segura em Deus não permite que a dor fique de tocaia, mas que suma para sempre.

Não se trata de consolo aos pais, mas vai aqui e evocação de Adélia Prado, que disse: “O céu será igualzinho a essa vida, menos uma coisa: o medo”. Deus, na sua onisciência, estabeleceu um plano de salvação para os homens.”

Fernando Pires
Recife, PE Brasil - 24-Agosto-2013 / 7:19:37

A juventude dos velhos
(Magno Martins (foto), no seu blog)

No belíssimo bolo dos 90 anos do meu pai, no ano passado, cravamos uma frase dele que nunca esqueço: “Não estou mais velho, estou um ano mais jovem que o ano que vem”.
Papai é o mais jovem da família. A velhice nunca bate à sua porta. Queria ser assim, mas sou daqueles que acham que cada idade tem os seus humores, os seus gostos, os seus prazeres.
E, como a nossa pele, a cada ano novo comemorado os nossos desejos vão se embranquecendo. Gostaria de ganhar o pão como cronista, mas tive que recorrer ao jornalismo para sobreviver.
Adoro crônicas. As faço como se estivesse compondo uma melodia, uma sinfonia suave aos seus ouvidos como as de Beethoven. A política, exercício diário da minha labuta jornalística, é insípida, não inspira.
Marcus Cícero disse que os homens são como os vinhos: a idade azeda os maus e apura os bons. Ao completar, hoje, 55 luas, fico mais convencido de que a infância é a idade das interrogações, a juventude a das afirmações e a velhice a das negações.
Não existe idade. A gente é que cria. Se você não acredita na idade, não envelhece até o dia da morte. A idade não depende dos anos, mas sim do temperamento e da saúde. Umas pessoas já nascem velhas, outras jamais envelhecem, como o meu pai.
Eu também não envelheço porque corre em mim o sangue da eterna juventude. A cada ano mais experiente, minhas veias distribuem o elixir da beleza. Nunca tive outra idade senão a do coração.
Solto minhas amarras. Por isso, sou feliz. Daqui a alguns anos, quando estarei repicando mais uma crônica, posso estar mais arrependido pelas coisas que não fiz do que mesmo pelas que fiz, porque sei agarrar o vento em minhas velas, sonhar e descobrir os portos seguros.
Vi em algum lugar que aniversário é uma festa para se lembrar do que resta. E o que resta a um cinquentão e meio com calibre de 40? Tudo, porque, como diz uma música de Zeca Pagodinho, eu deixo a vida me levar.
Concordo, assim, plenamente com Martinho Lutero: “Quem não for belo aos 20 anos, forte aos 30, esperto aos 40 e rico aos 50, não pode esperar ser tudo isso depois”.
Recorro também a Fernando Pessoa:
Não importa se a estação do ano muda...
Se o século vira, se o milênio é outro.
Se a idade aumenta...
Conserva a vontade de viver,
Não se chega à parte alguma sem ela.
E, por, fim, Mário Quintana:
“O tempo que tudo transforma, transforma também o nosso temperamento. Cada idade tem os seus prazeres, o seu espírito e os seus hábitos. Existe somente uma idade para a gente ser feliz, somente uma época da vida de cada pessoa em que é possível sonhar e fazer planos e ter energia bastante para realizá-los a despeito de todas as dificuldades e obstáculos.
Uma só idade para a gente se encantar com a vida e viver apaixonadamente e desfrutar tudo com toda intensidade sem medo nem culpa de sentir prazer. Fase dourada em que a gente pode criar e recriar a vida à nossa própria imagem e semelhança e vestir-se com todas as cores e experimentar todos os sabores e entregar-se a todos os amores sem preconceito nem pudor.
Tempo de entusiasmo e coragem em que todo desafio é mais um convite à luta que a gente enfrenta com toda disposição de tentar algo NOVO, de NOVO e de NOVO, e quantas vezes for preciso. Esta idade tão fugaz na vida da gente chama-se PRESENTE e tem a duração do instante que passa”.
Victor Hugo diz que o homem passa por três idades: a tolice da juventude, a luta da idade madura e os remorsos da velhice.
Prefiro acreditar na filosofia de que quarenta anos é a velhice dos jovens; cinquenta e cinco anos, a juventude dos velhos. (Magno Martins)

Fernando Pires
Recife, PE Brasil - 23-Agosto-2013 / 15:18:23


Há 25 anos - em 1988 - realizávamos a filmagem da Formatura do ABC dessas crianças, na quadra do Colégio Normal Estadual de Afogados da Ingazeira.
Finalmente localizei a versão completa - 51 minutos -, e com pouquíssimas falhas na imagem - a anterior tem somente 20 min.
Certamente todos irão querer ver as imagens de quando eram crianças...
Repassem o link: www.livrodevisitas.com.br/ler.cfm?id=18387/&count=30

Fernando Pires
Recife, PE Brasil - 23-Agosto-2013 / 6:07:20
Apesar do dia “D” pelo desassoreamento de Brotas estar marcado para ocorrer no dia 15 de Setembro, a Prefeitura de Afogados da Ingazeira antecipou os trabalhos tendo em vista a grande quantidade de serviço a ser feito até lá.
Com máquinas próprias e outras cedidas pelo IPA, em sistema de revezamento, todo o leito seco da barragem de Brotas começou a ser remexido. Uma grande quantidade de terra já foi retirada.

Paulo Andre <paulo@speletronica.com.br>
Afogados da Ingazeira, PE Brasil - 22-Agosto-2013 / 4:44:11
Queria ver o documentario completo do meu pai. (Giovanny)

________________________________
Giovanny, no dia 9 de abril de 2004, há 9 anos, entrevistei Geraldo Magela, teu pai, na sua residência.
Entreguei um DVD há uns 3 anos à sua mãe. Caso não o localize, informe que gravarei outro. (Fernando Pires).

Giovanny Neves Campos <giovannync@yahoo.com.br>
Afogados da Ingazeira, PE Brasil - 21-Agosto-2013 / 11:23:49


1989, 12 de outubro - há 24 anos - O Dia da Criança foi comemorado no Colégio Normal Estadual / CNE / de Afogados da Ingazeira.

Fernando Pires
Recife, PE Brasil - 21-Agosto-2013 / 11:02:02
Aos familiares de Edson Veras (in memoriam) apresento meus votos de pesar.

Edson Bigodão <edsoncsiqueira@yahoo.com.br>
Caruaru, PE Brasil - 20-Agosto-2013 / 8:31:03


Em 1989 - há 24 anos - fazíamos esse vídeo de "Formatura do ABC do Colégio Normal Estadual (CNE)", nas dependências do ACAI em Afogados da Ingazeira. Apesar da baixa qualidade do vídeo, considero um registro muito importante para essas pessoas verem momentos da sua infância. SUGIRO que compartilhem esse vídeo - no Facebook - com as pessoas e familiares que fizeram parte dessa "Formatura".

Fernando Pires
Recife, PE Brasil - 20-Agosto-2013 / 8:12:50
Irene Liberal Bezerra, amiga de minha mãe, será sempre lembrada em minhas orações. Pêsames à família!

Maria de Fátima Pereira da Silva <fbaiana53@hotmail.com>
São Paulo, SP Brasil - 20-Agosto-2013 / 1:05:03

Edson Veras Rosas
(Galego de Bembém)
*
† 19.08.2013

Faleceu na noite desta segunda-feira 19, no Hospital Regional Emília Câmara, aos 81 anos de idade, em Afogados da Ingazeira, Edson Veras, conhecido como Galego de Bembém.
O sepultamento será realizado amanhã - terça-feira 20 - no cemitério São Judas Tadeu.

Fernando Pires
Recife, PE Brasil - 19-Agosto-2013 / 22:12:00
Nossos votos de pesar pelo falecimento de D. Maria José Dias Marques, genitora da minha colega do BB, Margarida Dias.
A todos os familiares as nossas condolências e que Deus os conforte neste momento de dor.
Danizete e família.

Danizete Siqueira de Lima <danizete_siqueira@hotmail.com>
Recife, PE Brasil - 19-Agosto-2013 / 11:01:03


1995, 22 de junho - há 18 anos - Festejos Juninos infantis no BB Afogados da Ingazeira.

Fernando Pires
Recife, PE Brasil - 18-Agosto-2013 / 20:45:18


1992, 7 de setembro - há 21 anos - Desfile das escolas em Afogados da Ingazeira - 2ª parte (22 minutos).

Fernando Pires
Afogados da Ingazeira, PE Brasil - 18-Agosto-2013 / 18:37:17

Efemérides - Agosto/2013

2001 – 02 de agosto – há 12 anos falecia Ivanize Pereira de Menezes;
1975 – 05 de agosto – há 38 anos falecia Manoel de Sá Maranhão;
1915 – 07 de agosto – há 98 anos nascia o Padre Antônio de Pádua Santos;
1957 – 07 de agosto – há 56 anos nascia Luciano José de Veras Canto;
1930 – 10 de agosto – há 83 anos nascia Abílio Barbosa;
1895 – 10 de agosto – há 118 anos nascia Saturnino Francisco Brandão;
1896 – 12 de agosto – há 117 anos nascia Aurora Lopes de Moura;
1924 – 14 de agosto – há 89 anos nascia Raul Cajueiro de Albuquerque;
1973 – 14 de agosto – há 40 anos falecia Otávio Ferreira da Silva;
1910 – 15 de agosto – há 103 anos nascia Elpídio Nogueira de Lima;
1980 – 15 de agosto – há 33 anos falecia José Marques de Araújo (Zé Gago);
2011 – 16 de agosto – há 02 anos falecia Renato Bernardo Vieira;
2011 – 17 de agosto – há 02 anos falecia Enoque Marques dos Santos;
2009 – 19 de agosto – há 04 anos falecia Jonas P. Oliveira;
1892 – 21 de agosto – há 121 anos nascia Guardiato de Moraes Veras;
1995 – 21 de agosto – há 18 anos falecia João Francisco Ramos;
2001 – 21 de agosto – há 12 anos falecia Valdemar Alves de Siqueira;
1927 – 22 de agosto – há 86 anos nascia Severino Pereira Amorim (mestre Biu);
1961 – 24 de agosto – há 52 anos se realizava a ordenação episcopal de D. Francisco A. M. Filho;
2012 – 24 de agosto – há 1 ano falecia Érica Góes;
1978 – 26 de agosto – há 35 anos falecia Paulo Nelson de Oliveira;
1943 – 28 de agosto – há 70 anos nascia Roberto Nogueira Lima;
2011 – 28 de agosto – há 2 ano falecia Maria do Carmo Torreão

Fernando Pires
Recife, PE Brasil - 18-Agosto-2013 / 9:18:15


1992, 7 de setembro - há 21 anos - Desfile das escolas em Afogados da Ingazeira - 1ª parte (29 minutos).

Fernando Pires
Recife, PE Brasil - 17-Agosto-2013 / 23:53:42

"ABASTECIMENTO DE ÁGUA..."

Sobre a postagem da Compesa relatada abaixo, hoje verificamos que a empresa retirou-a da página.
Ótimo, pois não condiz com a realidade!

Fernando Pires
Recife, PE Brasil - 17-Agosto-2013 / 9:05:03


1993, 7 de setembro - há 20 anos - Desfile das escolas em Afogados da Ingazeira - (24 minutos).

Fernando Pires
Recife, PE Brasil - 17-Agosto-2013 / 8:46:02

Maria José Dias Marques
*
† 15.08.2013

Faleceu ontem - quinta-feira 15, aos 86 anos de idade, no Real Hospital Português, no Recife, dona Maria José, viúva de Luiz Gonzaga Marques (em memória).
O sepultamento foi realizado hoje, pela manhã no cemitério São Judas Tadeu, em Afogados da Ingazeira.

Fernando Pires
Recife, PE Brasil - 16-Agosto-2013 / 10:12:59
Achei estranho, mas alguém que esteja em Afogados poderá nos informar se já recuperaram (?) a barragem de BROTAS... Só um MILAGRE para recuperar esse reservatório em um ou dois dias...

Navegando no site da COMPESA (compesa.com.br), li essa informação:

ABASTECIMENTO DE ÁGUA

"O abastecimento no município foi reforçado com a instalação do sistema Zé Dantas, composto por 12 poços. O serviço foi orçado em R$ 1 milhão. Além dos poços, houve uma recuperação na barragem de Brotas, que contribuiu para aumentar a capacidade de armazenamento de água na região.

Situação da obra: CONCLUÍDA."

Fernando Pires
Recife, PE Brasil - 16-Agosto-2013 / 9:02:18
Aqui está um resumo dos campeões dos JEP's Mirim 2013, Fase Estadual. Na Rede Pública tivemos a seguinte classificação final: no Masculino: Campeão: José Canuto (GRE Barreiros), Vice-Campeão: Tereza Torres (GRE Afogados) e em Terceiro Lugar: Escola Lions (GRE Arcoverde); no Feminino: Campeão: Pedro Pires (GRE Afogados), Vice-Campeão: Estadual de Paulista (GRE Metro Norte) e em Terceiro Lugar: Devaldo Borges (GRE Vitória). Na Rede Particular tivemos a seguinte classificação final: no Masculino: Campeão: Colégio São Luis Marista (Recife) e no Feminino: Campeão: Colégio Boa Viagem (Recife), Vice-Campeão: Colégio Quinze de Novembro (Garanhuns) e em Terceiro Lugar: Colégio Dom Bosco (Tabira). Na manhã de hoje(13), se enfrentarão pelo direito de representar Pernambuco nos Jogos Escolares da Juventude 2013, em Natal (RN), no feminino: Escola Pedro Pires e Colégio Boa Viagem, e no masculino: Escola José Canuto e Colégio São Luis Marista, a partir das 10 horas.

Sidnei Pires
Recife, PE Brasil - 14-Agosto-2013 / 10:40:57

Parabéns ao Dr. Raul Cajueiro de Albuquerque,
que hoje completa seus bem vividos 89 anos de vida

Filho de Antonio Cajueiro de Albuquerque e Maria Cândida de Albuquerque, nasceu em 14 de agosto de 1924 no sítio Cacimba da Mata, em Sertânia.
Até os 22 anos trabalhou no comércio e, em 1951, prestou concurso para Coletor Estadual na função de Inspetor Regional, exercendo-a no grande Recife.
Em 1953, com 29 anos de idade, foi designado para chefiar a Coletoria de Afogados da Ingazeira onde ficou por 30 anos. Em 1956, a jovem afogadense Lourdes Siqueira foi nomeada Auxiliar de Coletoria para exercer as funções na mesma coletoria.
Por ocasião de uma falta de energia no prédio da Coletoria, Raul chamou o eletricista Sebastião Marques de Oliveira (seu Sebas). Este, observador que era, percebeu o tratamento que o Coletor dispensava à jovem funcionária, e lhes disse: “Isso vai acabar em casamento”.
E, não é que no dia 20 de dezembro de 1960, foi realizado o casamento daquele casal pelo Pe. Antonio de Pádua Santos. Dessa união nasceram 5 filhos: Oto (casado com Maria Rita), Hugo (casado com Matilde), Jânio (casado com Givalda), Olga (viúva de Manoel Brás) e Tito (casado com Cristiane).
Encontrava-se entre os concluintes, em 1959, da primeira turma do Colégio Cenecista Mons. Pinto de Campos, juntamente com Luiz Justino, Jurandir Pires Galdino, Virgílio Amaral, Durval Galdino, Joaquim Nazário, Paulo Nelson de Oliveira, Quincas Nazário, Enoque Marques, José Nogueira, João Gomes, Zuzinha Nazário, José Geraldo de Moura, entre outros.
Atraído para a política, em 1982 foi convidado a ser candidato a prefeito com o apoio de José Rodrigues de Brito e correligionários. Perdeu a eleição por uma diferença de 36 votos para o Sr. João Alves Filho (Joãozinho Alves). A disputa mais apertada da história de política de Afogados da Ingazeira.
Foi presidente, secretário e tesoureiro do Lions Club em Afogados da Ingazeira e, como tal, deu ênfase ao auxilio na construção de casas para famílias carentes.
Dr. Raul é aposentado, octogenário, mas nunca deixou de trabalhar pelo povo mais humilde junto à Justiça, na Comarca do Município, no sentido de dar-lhe uma melhor condição jurídica.

Fernando Pires
Recife, PE Brasil - 14-Agosto-2013 / 10:08:44

Seja precoce

“Para quem deseja ingressar com sucesso na área, é importante botar a mão na massa desde cedo”, aconselha o estudante de ciência da computação Glauco Pires, 21 anos. Atualmente ele é líder de programação na Manifesto, estúdio localizado no Porto Digital.
O interesse pelos games surgiu durante a graduação, em uma disciplina onde precisou produzir um jogo simples. A motivação o levou além e Glauco publicou dois games de sua autoria, chamados Typix e JugglePix.
Hoje, está envolvido na produção de jogos para PC, Mac, tablets e advergames. “Um papel de grande importância numa equipe é o de game designer, que define todo o processo de desenvolvimento do game”, complementa Glauco.
(Do Diário de Pernambuco – Informática de 14.08.2013). Esse garoto, que estará se formando no próximo mês de setembro, é meu sobrinho, filho de minha irmã Tidinha.

Fernando Pires
Recife, PE Brasil - 14-Agosto-2013 / 9:04:32
Faleceu hoje, em Recife, onde será sepultada no cemitério Morada da Paz às 17 horas, OTÍLIA GOUVEIA DE LIMA, viúva de Antonio Gouveia.
Ela morou em Tabira e Afogados da Ingazeira (nesta última, manteve um pensionato para moças estudantes).
Mãe de Maria Luiza (Luizinha, já falecida), Luiz e Luciene.
OTÍLIA, de tradicional família do Pajeú, deixa muitos e muitos amigos, frutos de sua personalidade alegre e excelente caráter.

Sidnei Pires
Recife, PE Brasil - 13-Agosto-2013 / 12:09:33

"O que a vida quer da gente é coragem
[Magno Martins, foto]

Residente em Afogados da Ingazeira, meu pai, Gastão Cerquinha, 91 anos, veio matar a saudade dos filhos que residem no Recife. O tempo só passa para ele nas complexidades físicas, porque a cabeça e o seu espírito continuam jovens.
Bom de prosa, o levei, há pouco, para provar das iguarias de um típico restaurante mineiro. Refiro-me ao Receitas de Tradição, do meu amigo André, localizado na Rua Manoel Arão, 116, no Espinheiro, a 500 metros da redação deste blog.
Ali, num ambiente simples e agradável, que lembra muito os casarões sertanejos, é possível provar os mais irresistíveis pratos da culinária de Minas, como o leitão a pururuca.
Bom de garfo, meu pai aprovou o tempero de André. E enquanto degustava os pratos rememorava causos sertanejos. Apesar da idade avançada, meu pai ainda tem uma memória privilegiada.
O papo, provocado por mim, girou em torno do meu avô, uma figura que venceu todas as adversidades de vidas secas para criar e educar seus filhos.
Sua profissão? Sapateiro. E dos bons! Acordava cedo, antes de o sol raiar. Não chegava sozinho ao ateliê. Levava toda a prole dos herdeiros machos para ajudá-lo na árdua atividade, entre eles meu pai, que confessou verdadeira ojeriza ao cheiro da graxa e da tinta usada na confecção das sandálias e alpercatas.
“Eu não suportava o cheiro da graxa e por isso mesmo corri para abrir meu próprio negócio”, disse, referindo-se à padaria que abriu. Papai não correu sozinho da parada.
Tio Coió abriu uma mercearia; tio Paulo virou motorista; tio Benedito, bom cozinheiro, criou um restaurante e tio Vicente, mais conhecido como Cheiroso, ganhou o mundo, se fixando em São Paulo.
Resumo da ópera: meu avô, que adorava se apresentar como um dos maiores sapateiros na região, não fez seu herdeiro no ramo. Mas deixou a sua grife: Calçados Seixas.
Augusto, seu nome de batismo, usava o Seixas como sobrenome e não Cerquinha ou Fonseca. O meu Martins vem da minha mãe, nascida em Afogados da Ingazeira, mas criada entre Monteiro, na Paraíba, e Garanhuns.
Papai foi contando mais detalhes da sua vida. Revelou que casou em 31 de dezembro de 1949 e, no mesmo dia, ao invés de viajar em lua-de-mel, foi trabalhar na padaria, junto com minha mãe.
Só dormiram juntos, pela primeira vez, depois de atenderem ao último cliente na padaria. Não duvide! No passado, as coisas eram assim mesmo!
Como em Afogados da Ingazeira não tinha televisão, papai danou-se a fazer filhos. Caprichou, fez uma ninhada de meninos: nove ao todo, sendo cinco homens e quatro mulheres.
Apaixonado por política, meu pai foi eleito vereador e vice-prefeito do município. Quando estava preparando a beca para realizar um dos seus sonhos – prefeito da sua cidade – foi traído pelo cacique do seu grupo naquela época, o também comerciante José Rodrigues de Brito, o Zezé.
A partir dai se dedicou ao comércio, trocando a padaria pelo ramo de miudezas em geral. Meu pai é assim: a cada conversa, uma revelação. Por isso, adoro puxar prosa com ele, especialmente quando estou em Afogados da Ingazeira.
Ali, a gente remói o passado na calçada, olhando para a lua e sentindo a brisa da noite sertaneja.
Ao sugar da fonte paterna tanta sabedoria, relembrei um trecho de Guimarães Rosa, cuja obra meu pai tanto aprecia também:
'O correr da vida embrulha tudo.
A vida é assim: esquenta e esfria,
aperta e daí afrouxa,
sossega e depois desinquieta.
O que ela quer da gente é coragem'”.

Fernando Pires
Recife, PE Brasil - 7-Agosto-2013 / 17:56:05


Nem mesmo fios elétricos escaparam da ação de ladrões na cidade de Afogados da Ingazeira. O prédio do Lar do Idoso, que está em construção no Bairro Padre Pedro Pereira, em Afogados da Ingazeira, foi invadido e cerca de 60 metros de fios foram levados. Além da fiação elétrica, eles teriam num ato de vandalismo derrubado algumas paredes construídas durante a manhã. (informações do blogdoitamar)

Fernando Pires
Recife, PE Brasil - 7-Agosto-2013 / 12:15:48

A liberdade dos pássaros

No filme “O homem de Alcatraz”, baseado em fatos verdadeiros, Burt Lancaster interpreta um homem condenado injustamente à prisão perpétua. Isolado naquele labirinto de segurança máxima, descobre um frágil e pequenino pardal. Começa a cuidar daquela ave, mantendo-a sempre solta, como se fosse seu próprio filho. Mesmo na prisão, torna-se autodidata em comportamento dos pássaros e comove o mundo inteiro. A justiça nunca aceitou sua inocência e a dura luta que travou por sua justa liberdade ficou apenas nos registros da história. Morreu de desgosto por trás das grades e muralhas de concreto.
Segundo pesquisa realizada pela Universidade de Oxford, na Inglaterra, a inveja da liberdade dos pássaros é o principal motivo dos criadores de aves silvestres em cativeiro que, insensíveis, ainda insistem em manter essa prática covarde e desumana. Os cientistas concluíram que 93% das pessoas entrevistadas gostariam de voar livremente como as aves; fazer uma casa sobre frondosas e bonitas árvores; tomar banho de sol e chuva quando bem desejasse; não discriminar o próximo; não ter que ouvir comentários sobre corrupção, fome, violência e injustiças. Esse é o ambiente dos pássaros que vivem em seu habitat natural concedido pela sábia natureza que, com seus encantos e riquezas nos faz sentir, seguramente, mais próximos de Deus.
O sistema de cárcere existe desde 1.700 a.C, onde os egípcios mantinham sob custódia seus escravos. Os castigos para os que desobedeciam as ordens impostas dos faraós eram os mais aterrorizantes, iam da tortura até a morte. Esse modelo tirano e perverso acontecia com humanos que não tinham o direito de se defenderem. Hoje o sistema penal sofreu profundas mudanças e em muitos países os suspeitos de crimes tem o direito a ampla defesa. Então, pedimos mais empenho e maior autoridade do IBAMA agindo como Juiz Defensor da nossa fauna; esperamos que esse Instituto Brasileiro do Meio Ambiente seja mais ágil e severo no “julgamento” de muitos pássaros que cumprem pena de prisão perpétua sem cometerem nenhum crime. Assim, podemos corrigir uma injustiça cometida contra pequenos animais inocentes antes que essa crueldade sirva, também, como cenário para mais um triste filme da vida real. “Voa...voa minha liberdade”

Carlos Moura Gomes <carlosmouragomes@yahoo.com.br>
Afogados da Inhazeira, PE Brasil - 5-Agosto-2013 / 17:13:40

Fernando Pires
Recife, PE Brasil - 4-Agosto-2013 / 9:13:02
Aos familiares de Irene Liberal (in memoriam) digo da minha solidariedade neste momento de "partida", recordando que foi ela uma grande amiga e colega da minha prima Gessy.

Edson Bigodão <edsoncsiqueira@yahoo.com.br>
Caruaru, PE Brasil - 3-Agosto-2013 / 7:39:09

Irene Liberal Bezerra
* 18.03.1929
† 02.08.2013

Faleceu nesta sexta-feira 2, em Serra Talhada, aos 84 anos de idade, Irene Liberal. Era filha de José Pedro Bezerra e Eudócia Liberal Bezerra.

Fernando Pires
Recife, PE Brasil - 3-Agosto-2013 / 7:14:07
Fernando, venho parabenizar minha comadre Anna Theresa, por mais uma conquista. Menina guerreira, valente, e que não esquece suas raízes.
À você, minha comadre, muito sucesso hoje e sempre.
Deus te ilumine cada dia mais.
Um beijo de Pedro Paulo pra você.

Sunnye Rose Coelho Bezerra de Souza <sunnye@speletronica.com.br>
Afogados da Ingazeira, PE Brasil - 1-Agosto-2013 / 9:35:06
Afogados da Ingazeira vai realizar um mutirão de homens e máquinas para desassorear a barragem de Brotas. A expectativa é reunir 50 máquinas retroescavadeiras e caminhões caçambas para atuar na operação.
O desassoreamento será feito na imensa área que já não tem água e pode passar por manutenção. Foi contatado o Governador, a Compesa, a APAC, para que ajudem no mutirão. Também foram convocados sindicatos, ong’s, empresários, comerciantes, igrejas - para se engajar nessa luta. A data da operação será divulgada brevemente.
Representando os Prefeitos de Pernambuco, José Patriota participou de uma reunião, em Brasília, com o Ministro da Integração Nacional, Fernando Bezerra Coelho. O objetivo foi debater a grave crise hídrica que afeta a população nordestina. Durante a reunião, o Ministro anunciou a liberação de R$ 130 milhões para implantação de sistemas simplificados de abastecimento de água em 300 municípios do semiárido nordestino.

Paulo André <paulo@speletronica.com.br>
afogados da ingazeira, PE Brasil - 1-Agosto-2013 / 6:54:10
Um pajeuzeiro cabra macho! - Hoje, 30-07-2013, está completando 69 anos do falecimento do cangaceiro Antônio Silvino, lá em Campina Grande-PB. Ele nasceu à margem esquerda do riacho do curral na fazenda cajueiro, município de Afogados da Ingazeira.
Hoje, aos 95 anos, faleceu frei Fernando Rossi, o eterno companheiro de frei Damião de Bozzano. Ele nasceu no dia 20-07-1918.

Gonzaga Barbosa <gonzagabarbosa40@hotmail.com>
Afogados da Ingazeira, PE Brasil - 30-Julho-2013 / 10:00:18
[Anterior] [Próximo]

Volta

Livro de Visitas desenvolvido pela Lemon Networks