AFOGADOS DA INGAZEIRA - MEMÓRIAS Guest Book

Caso você queira colocar seu registro, clique aqui!


 Registros de 4261 a 4290 do total de 4970 [Anterior] [Próximo]

Aos familiares de Raquel, particularmente à Dona Beta, dizemos da nossa profunda consternação em virtude do seu falecimento.

EDSON COSTA DE SIQUEIRA <edsoncsiqueira@yahoo.com.br>
CARUARU, PE Brasil - 13-Maio-2009 / 13:24:55
Mestre da sanfona, no Pajeú, faz 100 anos

Afogados da Ingazeira // Isaías Pacote mostra a importância de preservar o instrumento participando de festival

Não há como circular pelo Sertão pernambucano sem escutar um som bem típico: o da sanfona. Nos arrasta-pés Sanfoneiros e os tocadores de zabumba e triângulo da cidade são especialistas no mais tradicional forró pé de serra nos sítios, na zona rural, no meio das feiras livres e nas festinhas de fim de semana, o toque do instrumento celebrizado por Luiz Gonzaga é um dos mais escutados. Ao mesmo tempo em que anima os eventos sociais, a sanfona serve como meio de trabalho para vários sertanejos. Foi com ela que Isaías Amaral de Souza, o Isaías Pacote, sustentou mulher e quatro filhos. Prestes a completar cem anos em dezembro deste ano, ele ainda faz da sanfona a razão de viver. "É minha grande companheira", enfatiza Isaías Pacote.

O sanfoneiro, que é um dos grandes expoentes da cultura popular da Região do Alto Pajeú, leva uma vida simples, longe dos holofotes, no município de Afogados da Ingazeira, a 380 quilômetros do Recife.

Isaías Pacote é reverenciado apenas por colegas de ofício que invadem a casa onde ele mora para vê-lo tocar uma sanfona de oito baixos.

Apesar da pouca audição e da saúde fragilizada, o sanfoneiro tem orgulho em falar sobre os anos dedicados a tocar o instrumento. Uma das lembranças que o deixa mais feliz está relacionada ao Rei do Baião, com quem teve a chance de se apresentar e de quem diz ter recebido uma minúscula sanfona banhada a ouro. "Já toquei bem. Hoje, faço apenas um barulho que não tem futuro", comenta Isaías Pacote, em tom de brincadeira.

Sentado na cama, onde passa a maior parte do tempo, ele faz questão de puxar a célebre composição de Zé do Norte, Mulher Rendeira, numa sanfoninha que tem mais de 60 anos. No quarto também estão sete outras sanfonas, colecionadas ao longo da carreira."Aproveitei bem minhaprofissão", resume, sem parar de tocar velhos sucessos do ídolo Luiz Gonzaga.

Homenagem - Os cem anos do sanfoneiro serão reverenciados durante a vigésima edição do Festival Regional da Sanfona (Fersan), que acontece entre os próximos dias 29 e 31 deste mês em Afogados da Ingazeira.

O sanfoneiro quase centenário fará uma apresentação especialpara mostrar a importância de se preservar o instrumento. "O que seria da música se não houvesse a sanfona?", questiona Isaías Pacote. Afogados da Ingazeira é conhecida como Capital da Sanfona por revelar e abrigar um número expressivo daqueles que fazem do dedilhar da sanfona uma arte.

Aos sábados pela manhã, dezenas deles costumam reunir-se diante da Rádio Pajeú AM, onde produzem um programa musical. A emissora, por sinal, completa 50 anos de fundação.

Foto: Deyseanne Lima/Divulgação
Sebastião Araújo // Especial para o Diario de Pernambuco - Interior

Fernando Pires
Recife, PE Brasil - 13-Maio-2009 / 10:15:54
Sanfoneiros garantem a tradição

Principalmente nesta época do ano, com a proximidade dos festejos juninos, os sanfoneiros começam a ser procurados para tocarem nas festas de São João, que se estendem por todo o mês de junho no interior pernambucano. Nomes como Francisco Genu de Siqueira, 70, começam a se movimentar. Com o Trio Jacobina, do qual é mentor, Genu realiza os primeiros ensaios visando aos arrasta-pés e o acompanhamento das quadrilhas matutas pelo Sertão afora. "Faço uma zoada com 80 baixos", diz o sanfoneiro com modéstia.

Autodidata, como a maioria dos sanfoneiros interioranos, Francisco Genu é de uma época, como ele mesmo recorda, em que "ser músico era enfrentar muito preconceito por parte da sociedade". Por conta da falta de apoio dos pais, aprendeu a tocar sanfona, sozinho, depois de homem feito. "Durante muito tempo tive vergonha em tocar sanfona diante das pessoas. Somente quando um dia, por insistência da minha mulher, toquei Riacho do Navio, numa quermesse, e fui aplaudido, resolvi encarar a nova profissão", conta Genu.Companheiro de atividade, Marcilon Ataíde da Cruz, 54, também tem larga experiência com o instrumento. Vindo de uma família de músicos, dá-se ao trabalho de não apenas manter a tradição da família, preservando a sanfona, como se dedica a tocar apenas o autêntico forró pé de serra. "Faz parte das nossas raízes, não podemos deixar que se acabe", frisa.

Em Afogados da Ingazeira o que mais se vê são os trios de forró pé de serra. Junto com dois filhos e uma filha, o sanfoneiro Everaldo Leandro dos Santos, 44, mantém o Trio Carnaíba tocando nos eventos regionais. Apesar de também voltar-se para a agricultura, Santos diz tocar por prazer e que esta época do ano "garante uns trocados a mais" animando as festas no interior.

Tocador - Mas que ninguém pense que um sanfoneiro garante, sozinho, a fama de um trio pé de serra. Sem um bom tocador de triângulo e zabumba o forró não acontece. A região do Pajeú é também repleta de nomes conhecidos na zabumba e no triângulo, como Francisco Pedro de Alcântara, 62, o Chico da Castanha, que há 52 anos é triangueiro. "Se o triangueiro não souber acompanhar bem o ritmo do sanfoneiro o forró desanda", explica o músico.

Ao lado dele, o zabumbeiro Sebastião Ataíde da Cruz, 50, diz esmerar-se no jeito de tocar a zabumba para não perder o ritmo. "A zabumba faz parte da festa. Sem ela o forró fica incompleto", acentua.


Município terá três dias de atrações

Sanfoneiros de toda a Região do Pajeú e de cidades vizinhas da Paraíba marcam presença entre os dias 29 e 31 deste mês, na vigésima edição do Fersan. O evento, realizado pelo Grupo Frente Jovem (GFJ), acontece na Avenida Rio Branco, no centro de Afogados da Ingazeira.

Este ano, o festival terá algumas novidades como palestras, exposições e oficinas. Universitários da faculdade local assistirão palestra sobre a importância da sanfona no cancioneiro popular brasileiro. A coleção de sanfonas do sanfoneiro Isaías Pacote será exposta durante o festival e o zabumbeiro recifense Raminho, filho do sanfoneiro Arlindo dos Oito Baixos, ministrará oficina de zabumba.

O Fersan está incluído dentro das comemorações do centenário de Afogados da Ingazeira e do cinquentenário da Rádio Pajeú AM. O evento homenageará o recém-falecido sanfoneiro José Domingos Mendes, o Zé de Dão. Haverá premiação em dinheiro e troféus do primeiro ao terceiro lugar nas categorias melhor sanfoneiro, melhor música própria com letra e melhor músicainstrumental e melhor intérprete.

Foto: Deyseanne Lima/Divulgação
Sebastião Araújo // Especial para o Diario de Pernambuco - Interior

Fernando Pires
Recife, PE Brasil - 13-Maio-2009 / 10:09:57
Parabéns à Secretaria de Infraestrutura da Prefeitura Municipal de Afogados da Ingazeira por haver recuperado os dois bancos que haviam sido subtraídos da praça.

Estamos torcendo, agora, para a recuperação dos "espelhos" que ficam na parte inferior frontal dos bancos em toda a extensão da praça. Urge que as providências sejam rápidas para evitar o vandalismo na área onde já tem bancos soltos e passíveis de retirada por elementos que querem ver a bagunça generalizada.

Fernando Pires
Recife, PE Brasil - 12-Maio-2009 / 20:38:25
S.O.S...

AFOGADOS DA INGAZEIRA ESTÁ SE TORNANDO UMA CIDADE SUJA, LITERALMENTE!

Basta que você dê uma caminhada pela cidade e comprovará o que digo. Em todas as minhas idas à cidade, detenho-me à observação dos aspectos da cidade e comprovo, a cada visita, que os cuidados com a limpeza pública continuam no mesmo, ou seja, um descaso total.

Conversei com o secretário de Infraestrutura e sugeri que, pelo menos aos domingos, escalasse um gari em sistema de rodízio para efetuar a LIMPEZA da área onde se localiza o Cartão Postal da cidade: Praça Mons. Alfredo de Arruda Câmara e a Catedral do Senhor Bom Jesus dos Remédios. Para tanto, seria dado, em troca, uma ou duas folgas durante a semana. A resposta recebida foi que nenhum Gari iria querer trabalhar aos domingos, pois a Legislação não permite.

Como sou leigo na área do Direito, gostaria de ouvir alguém que pudesse comentar essa possibilidade, pois, acredito que LIMPEZA é um serviço ESSENCIAL, e não vejo transgressão alguma em, como disse, convocar UM GARI A CADA SEMANA, em sistema de rodízio entre os 80 ou 100 existentes na Prefeitura Municipal de Afogados da Ingazeira, para realizar essa varredura.

Para ilustrar, desta vez fotografei, no último domingo 10 de maio, o lixo existente na esquina da Faculdade de Formação de Professores com a Pe. Luiz de Góes. Nessa área e em todos os canteiros defronte ao Colégio Normal, era um LIXO SÓ! É uma vergonha!

Entendo que este comentário, sendo uma crítica construtiva, é uma contribuição de alguém que quer ver a sua cidade se destacando positivamente, bonita e limpa!

Fernando Pires
Recife, PE Brasil - 12-Maio-2009 / 19:40:45
Nossos pêsames!

Sentimos muito a perda irreparável de Joseli, esposo de Dária.

Fé em Deus e muitas orações.

Geneci Almeida e família
Afogados da Ingazeira, PE Brasil - 12-Maio-2009 / 13:33:10
Há 130 anos, em 12 de maio de 1879, o Distrito de Afogados foi criado por força da Lei Provincial nº 1403. Essa mesma Lei transferiu para Afogados a sede do município e da freguesia.

Ingazeira passou a fazer parte integrante do município de Afogados que iniciava seu processo de emancipação.

Quatro anos depois, pela Lei nº 1761 de 5 de julho de 1883, o ato foi revogado. Essa situação foi revertida em 28 de julho de 1884, um ano após, pela Lei nº 1827, a sede da Freguesia e do Município retornaram para Afogados.

Em 21 de abril de 1893 - nove anos depois - o distrito de Afogados foi transformado em Município Autônomo, com base no art. 2º das Disposições Gerais da Lei Estadual nº 52 (Lei Orgânica dos Municípios de 3 de agosto de 1892);

O processo de emancipação se deu, finalmente, pela Lei Estadual nº 991 de 1º de julho de 1909 que elevou a sede do município à categoria de cidade;

Fernando Pires
Recife, PE Brasil - 12-Maio-2009 / 8:28:17
Pêsames à minha Professora Dária Pires, pelo falecimento do seu marido. Que Deus console a família!

Mª de Fátima Pereira da Silva - IP 189.121.192.112 <fbaiana53@hotmail.com>
São Paulo, SP Brasil - 11-Maio-2009 / 20:08:54
É com consternação que expresso a minha solidariedade aos familiares do amigo Joseli Torres. Aproveito a oportunidade para registrar que, há várias décadas, era salutar dividir uma "mesa" com aquela figura simpática e descontraída, num bate-papo agradável e diversificado. Os amigos de outrora, estão partindo!

EDSON BIGODÃO - IP 189.70.203.7 <edsoncsiqueira@yahoo.com.br>
CARUARU, PE Brasil - 11-Maio-2009 / 7:21:43
Faleceu nesta madrugada, às 4h, no hospital da Restauração, no Recife, Joseli Gomes Torres (foto), esposo de Dária Lúcia Pires Torres.

O velório será na Praça Miguel de Campos Góes, em Afogados da Ingazeira, na residência de Beta Pires, e o sepultamento nesta terça-feira 12, no cemitério de São Judas Tadeu.

Fernando Pires
Recife, PE Brasil - 11-Maio-2009 / 6:32:16
Maringá e Afogados da Ingazeira são campeões do Brasileiro Júnior de Handebol -

A Unimed / Maringá, do Paraná e o Português / AESO / Afogados da Ingazeira, de Pernambuco sagraram-se campeões do Brasileiro Junior Masculino e Feminino de Handebol, respectivamente. No total 16 equipes (oito de cada naipe) disputaram os títulos nacionais, entre terça e ontem (sábado), no Centro Esportivo Municipal Lúcio Luiz de Almeira, na cidade de Afogados da Ingazeira, em Pernambuco.

Ontem, na decisão do torneio masculino, a Unimed / Maringá (PR) venceu o Português / AESO / Afogados da Ingazeira (PE) por 27 a 24. Na disputa do terceiro lugar, o COPM (PB) levou a melhor diante do Náutico (PE), venceu por 30 a 25 e garantiu o bronze. O Ceufrn (RN) derrotou o PHC (MA) por 33 a 32 e ficou com a quinta colocação, enquanto o Grêmio CIEF (PB) ganhou do Pitangui (MG) por 29 a 22 e terminou com o sétimo lugar.

A final do torneio feminino foi ainda mais equilibrada. O time da casa, o Português / AESO / Afogados da Ingazeira (PE) conquistou o título ao vencer o duelo contra a UNC / Concórdia (SC) por 27 a 26. A medalha de bronze ficou com o COPM (PB), que ganhou do PHC (MA) por 21 a 19. Já, o Cecepa (AL) derrotou o Internacional (PE) e terminou na quinta posição e, finalizando, o Horizonte (CE) superou o Ipanema (AL) por 26 a 21 e ficou com a sétima colocação.

Confira a classificação:
Masculino
1º Unimed / Maringá (PR)
2º Português / AESO / Afogados da Ingazeira (PE)
3º COPM (PB)
4º Náutico (PE)
5º CEUFRN (RN)
6º PHC (MA)
7º Grêmio CIEF (PB)
8º Pitangui (MG)

Feminino
1º Português / AESO / Afogados da Ingazeira (PE)
2º UNC / Concórdia (SC)
3º COPM (PB)
4º PHC (MA)
5º Cecepa (AL)
6º Internacional (PE)
7º Horizonte (CE)
8º Ipanema (AL)

por Final Sports - www.finalsports.com.br

Fernando Pires
Recife, PE Brasil - 10-Maio-2009 / 19:40:09
Parabens, Afogados, és LINDA.

Socorro Galdino - IP 200.144.1.109 < Galdino@yahoo.com>
Sao Paulo, SP Brasil - 10-Maio-2009 / 12:30:35
“Se o povo calar, até as pedras clamarão...”

O jornalista Cláudio Castanha, semana passada, no pleno exercício de sua profissão, foi ameaço de morte por homens ligados a prefeitura de Gravatá. Logo, sinto-me obrigado a manifestar minha indignação sobre esse lamentável e covarde ataque.

Pude observar em “A imprensa e o dever da verdade” o quanto é espinhoso o caminho de quem pratica, defende e luta pela verdade. Nós, que formamos, na verdade, a estrutura principal de uma sociedade, temos o dever de colaborar, no mínimo, divulgando a importância e o papel da imprensa. Segundo o mestre Rui, “a imprensa é a vista na Nação. Por ela é que a Nação acompanha o que lhe passa ao perto e ao longe, enxerga o que lhe malfazem, devassa o que lhe ocultam e tramam, colhe o que lhe sonegam, ou roubam, percebe onde lhe alveja, ou nodoam, mede o que lhe cerceiam, ou destroem...” Jamais, devemos silenciar...

Nenhuma cidade salva a sua reputação com ataques covardes, com abafos, com capuzes e mantilhas da corrupção encapotada. Vale a adaptação desses tão inteligentes e belos textos do sábio baiano, principalmente quando cita que “Três âncoras deixou Deus ao homem: o amor da pátria, o amor da liberdade, o amor da verdade. Cara nos é a pátria, a liberdade mais cara; mas a verdade mais cara que tudo. Damos a vida pela pátria. Deixamos a pátria pela liberdade. Mas pátria e liberdade renunciamos pela verdade. Porque este é o mais santo de todos os amores. Os outros são da terra e do tempo. Este vem do céu, e vai à eternidade.”

É, portanto, fundamental a participação de todos nesse processo de informação e fiscalização. Função, não só de jornalista, mas de toda sociedade.

Permita-me plagiar a Águia de Haia: “Eis a questão. Eis o dilema. Ser, ou não ser. Ser ou não ser pelos mandamentos de Deus. Ser homem, ou animal. Ser espírito, ou coisa. Ser coração, ou ventre. Ser vontade, ou instrumento. Ser da minha pátria, ou da minha algibeira. Ser do Brasil, ser de Gravatá, ser de quaisquer cidades brasileiras, ou dos que as exploram...” Bom, sejamos, pois, mais que isso, sejamos nós mesmos e mesmas, não deixando que as pedras sofram e gritem por nossa omissão.
Carlos Moura Gomes / Gravatá / maio 2009

Carlos Moura Gomes - IP 201.45.104.4 <carlosmouragomes@yahoo.com.br>
Gravatá, PE Brasil - 10-Maio-2009 / 11:13:18
Quero me solidarizar com você, e neste espaço homenagenar a minha mãe BETA, irmã da sua, por mais esse dia tão especial. Iremos nos confraternizar, eu, meu filho, minhas irmãs e meus sobrinhos.

Parabéns Mamãe, Que o Pai Celeste ilumine seus dias, um beijão no coração, para Tia Tida... um abraço

José de Sá Maranhão Júnior - IP 189.70.148.132 <jrfinfa@hotmail.com>
Afogados da Ingazeira/Recife, PE Brasil - 10-Maio-2009 / 11:02:44
Agradeço a Deus, todos os dias, pela MÃE maravilhosa que Ele me deu. Peço-Lhe, também, que não a leve tão cedo. Permita-nos, por mais alguns anos, a graça de tê-la junto a nós, seus filhos e amigos.

Neste segundo domingo de maio, Dia das Mães, agradeço ao Grande Arquiteto do Universo por mantê-la, mesmo doentinha, ao nosso lado.

Parabéns MAMÃE, hoje e todos os dias do ano, nós dedicamos a VOCÊ.

Parabenizo, também, à minha esposa Marluce e lhe agradeço pelos filhos maravilhosos que ela me deu. Estendo os parabéns às minhas irmãs e a todas as mães do mundo.

Selecionei este belo poema de Carlos Drummond de Andrade para esta data especial.

PARA SEMPRE

Por que Deus permite
que as mães vão-se embora?
Mãe não tem limite,
é tempo sem hora,
luz que não apaga
quando sopra o vento
e chuva desaba,
veludo escondido
na pele enrugada,
água pura, ar puro,
puro pensamento.


Morrer acontece
com o que é breve e passa
sem deixar vestígio.
Mãe, na sua graça,
é eternidade.
Por que Deus se lembra
- mistério profundo -
de tirá-la um dia?
Fosse eu Rei do Mundo,
baixava uma lei:
Mãe não morre nunca,
mãe ficará sempre
junto de seu filho
e ele, velho embora,
será pequenino
feito grão de milho.

Fernando Pires
Afogados da Ingazeira, PE Brasil - 10-Maio-2009 / 8:25:41
Hoje, Afogados da Ingazeira está se despedindo do Campeonato Brasileiro de Handebol Júnior. O pernambucano Português/Afogados participa das duas finais, feminina (17h) e masculina (20h).

O anfitrião e prefeito da cidade, Totonho Valadares, recebe na solenidade de encerramento e premiação o deputado federal, Gonzaga Patriota; secretário executivo de Esportes, Marcos Sanches; secretário de Agricultura e Reforma Agrária, Ângelo Ferreira; o gerente geral do Prorural, José Patriota e outros prefeitos da região. Além da pentatleta afogadense, Yane Marques, e do técnico da Seleção Brasileira de Handebol, Javier Cuesta. A cerimônia acontece às 21h, no Centro Desportivo Municipal Lúcio Luiz de Almeida.

Após tem forró com Lindomar Souza e Quarteto Forrozado.
Do site nilljunior.com.br

Fernando Pires
Afogados da Ingazeira, PE Brasil - 9-Maio-2009 / 12:45:35
O vandalismo está ocorrendo, também, nas Quadras Poliesportivas, conforme relata o Itamar França (foto) no seu blog:

"Moradores do Bairro São Cristóvão, Afogados da Ingazeira, reclamam da baderna e do vandalismo que vem ocorrendo na Quadra Poliesportiva. O espaço destinado a jogos esportivos e eventos culturais, está sendo utilizado para bebedeira e atos de vandalismo.
´Vem gente fazer baderna, vem gente beber cachaça, vem gente praticar vandalismo; acontece todo tipo de coisa errada durante a noite, exemplo disso é o contador de energia que quebraram a tampa, já teve deles que rasgou as redes; é um verdadeiro Deus nos acuda´, disse um morador."

Fernando Pires
Afogados da Ingazeira, PE Brasil - 9-Maio-2009 / 8:12:36
"Joana (foto) diz que médicos não cumprem carga horária nos PSFs - A Câmara de Vereadores começou a discutir e votar hoje sexta-feira (07) pela manhã, reajuste para os médicos dos PSFs (Programa de Saúde da Família) e também o aumento no número de ACS (Agente Comunitários de Saúde). O valor está definido no Projeto de Lei 02/2009, enviado pelo Poder Executivo para análise e votação do Legislativo.

O projeto propõe ampliar o número de ACS (Agentes comunitários de Saúde) de 79 para 88 e aumentar o salário dos médicos que prestam serviço nos PSFs de (R$ 4.200,00) para (R$ 5.880,00) com uma gratificação de 30% adicionada no salário base. A vereadora Joana Darc (PT), disse que não vê nenhuma dificuldade em votar o projeto, mas primeiro quer ouvir da boca do Secretário Municipal de Saúde, Dr. Gilberto, a garantia de que as coisas vão melhorar em relação aos atendimentos nos PSFs por parte dos médicos.
´O que os médicos estão fazendo nos PSFs de Afogados da Ingazeira é um absurdo! Eles não cumprem horários, chegam rapidamente, atendem aquelas pessoas nas pressas porque têm outros vínculos e a comunidade está sendo prejudicada. Eu voto para ele ganhar até R$ 10 mil reais, agora ele tem que trabalhar, tem que mostrar serviço. O médico do PSF do Bairro Borges por exemplo vai apenas duas vezes por semana, o povo está dormindo no PSF para conseguir uma ficha, isso é papel de PSF? Reafirmo que voto no reajuste se ele trabalhar na íntegra´, concluiu."
Do Blog do Itamar

Fernando Pires
Afogados da Ingazeira, PE Brasil - 9-Maio-2009 / 7:53:57
HANDEBOL - A história contada por quem atuou nos fatos é por natureza muito mais legítima. O relato do amigo Marcelo Martins (Boíba) tem esta característica. Que os atletas atuais vejam com tudo nasceu. Obrigado amigo.

Ademar Rafael Ferreira <aherasa@ig.com.br>
Marabá, PA Brasil - 8-Maio-2009 / 12:07:00
Esse blog (http://conhecasertaodopajeu.blogspot.com) foi criado para divulgar e atrair turistas para conhecer esta terra maravilhosa do Sertão do Pajeú.

Wagner Dias Vasconcelos Galdino - IP 189.81.133.58 <wagnerdvg@yahoo.com.br>
Afogados da Ingazeira, PE Brasil - 7-Maio-2009 / 12:29:39
O amigo Ademar pediu, através deste mural, que eu escrevesse alguma coisa sobre o handebol de Afogados da Ingazeira; pois é, vou lhe dizer como era naquela época.

Por volta dos anos 70, mais precisamente em 1973, eu, Genecy (soldado), Del, Peitica e outros que não recordo, resolvemos formar uma equipe desta modalidade. Acontece que na época esse esporte era muito desconhecido na nossa cidade e a maioria dos jovens diziam que era esporte para mulheres, daí a dificuldade de selecionarmos uma certa quantidade de atletas para treinar e formar uma equipe.

Nossos treinos sempre eram contra as meninas que também tinha uma equipe. Lembro de Maflôr, Fátima Brandão, Lindinalva e outras boas atletas. A rapaziada sempre gozava com nossa cara por treinar com as mulheres. Havia na época uma ótima equipe da cidade de Sertânia-PE, que tinha um atleta chamado Giba que era o terror dos goleiros, com seu forte arremesso e jogadas diabólicas dentro da quadra. Nunca conseguimos ganhar deles, sempre éramos goleados, e o coitado do Genecy que era o goleiro levou muita bolada no rosto tentando salvar sua meta.

A quadra era no Industrial, geralmente a gente treinava a tarde. Quando era a noite geralmente o treino era após às 22 horas quando terminava as aulas, aí a gente completava com Sr. Luiz Alves, Louro professor, Luciano Alves, que por sinal era um trio carga pesada, dava porrada de tudo quanto era lado. Mas acho que nós plantamos a semente desta modalidade e ela frutificou.

Depois em 1975 fui morar no Rio de Janeiro e quando voltei em 1982 havia várias equipes formadas e com bons atletas. Hoje nossa querida Afogados é a capital brasileira do handebol, pois está sediando o campeonato brasileiro desta modalidade, com equipes do PR, SC, MG, PB, CE, PE, RN, MA, no ano do seu centenário, um orgulho para aquela geração que deu o pontapé inicial no handebol.

Gostaria muito de estar presente para apreciar com certeza grandes partidas, mas como não tenho essa grata satisfação, fico só no sonho de que o handebol, como também o voleibol o salão possa fazer parte desta geração, como naquela época, em que nossa cidade só tinha uma quadra que ficava no campo da cadeia, e depois a do Industrial, onde era disputadíssima por nós peladeiros.

Um forte abraço ao amigo Ademar, que também foi um baluarte no futebol de salão a frente do glorioso Barcelona do meu irmão Magno.

Serra Talhada, 07 de maio de 2009.

Marcelo Martins - IP 189.70.125.243 <marceloboiba@hotmail.com>
Serra Talhada, PE Brasil - 7-Maio-2009 / 11:40:36
Foi muito bom rever as fotos e os comentários, sobre a terra que escolhi para estudar nos anos de 70 a 73. Época boa... guardo com carinho todas as amizades que aí conquistei. Um grande abraço!!!

Maria Medeiros - IP 189.59.212.135 <baya_fonseca@hotmail.com>
Salvador, BA Brasil - 6-Maio-2009 / 21:48:11
Ontem, 5 de maio, por volta das 15h30, durante uns 15 minutos caiu um "toró" aqui em Afogados da Ingazeira. A partir daí continuou "serenando" e choveu, também, durante a noite e madrugada.

As informações recebidas dão conta de que a precipitação foi de mais de 80mm aqui em Afogados da Ingazeira (1 mm de chuva equivale a 1 litro de água em 1 metro quadrado).

Fernando Pires
Afogados da Ingazeira, PE Brasil - 6-Maio-2009 / 7:49:21
Handebol: Campeonato Brasileiro Júnior inicia em Pernambuco -

Começa a ser disputada nesta terça-feira a fase final do Campeonato Brasileiro Júnior Masculino e Feminino, que terá seus jogos realizados no Centro Esportivo Municipal Lúcio Luiz de Almeira, na cidade de Afogados da Ingazeira, em Pernambuco. A competição é realizada pela Confederação Brasileira de Handebol (CBHb).

Oito equipes estarão na busca pelo título do feminino: UnC / Concórdia (SC), Ipanema Atlético Clube (AL), Internacional do Recife (PE) e PHC (MA) se enfrentam na Chave A, enquanto Português / AESO / Afogados da Ingazeira (PE), COPM (PB), Cecepa (AL) e Horizonte (CE) jogam pela Chave B.

No masculino, o mesmo número de equipes. No Grupo A estão Unimed / UEM / Maringá (PR), Português / AESO / Afogados da Ingazeira (PE), Pitangui (MG) e PHC (MA). Já no Grupo B, jogam Náutico (PE), Grêmio CIEF (PB), COPM (PB) e Ceufrn (RN).

Os jogos acontecem, sempre com quatro confrontos por dia, até o próximo sábado, quando será conhecido o campeão de cada naipe.

www.finalsports.com.br

Fernando Pires
Afogados da Ingazeira, PE Brasil - 5-Maio-2009 / 18:18:29
Maratona -

O prefeito de Afogados da Ingazeira, Totonho Valadares (PSB) (foto), também faz sua maratona para viabilizar projetos. Depois de passar por Itaiba (SP), para dar andamento à Escola de Habitação do município, o prefeito chega hoje em Brasília, junto com deputado Gonzaga Patriota (PSB), e reúne-se com diretores da Codevasf para tratar das obras do saneamento. Na quarta-feira, participa da Plenária do Comitê da Bacia do São Francisco, em Barreiros(BA) e na quinta-feira retorna a Brasília para audiência no Ministério da Integração Nacional.

Diário de Pernambuco - Diário Político/Marisa Gibson

Fernando Pires
Afogados da Ingazeira, PE Brasil - 5-Maio-2009 / 16:57:21
Você já passou pela Senador Paulo Guerra no dia de domingo? Se não passou, passe. Ali você vai ver o que é sujeira. Parece que o lixo que sobrou da feira do sábado foi apenas espalhado. Vale a pena conferir. Veja também aquele beco ao lado da casa de Edgar Cruz, bem em frente ao principal cartão postal da cidade - praça Mons. Arruda Câmara e Catedral.

Elvira de Siqueira - IP 200.167.138.3 <elvirradesiqueira@hotmail.com>
Afogados da Ingazeira, PE Brasil - 5-Maio-2009 / 14:22:08
Deficiência da limpeza pública chega às áreas nobres -

Neste domingo desci para um passeio pela Av. Rio Branco e Praça Mons. Alfredo de Arruda Câmara. Constatei que aqui em Afogados da Ingazeira lixo não é "privilégio" da periferia da cidade. Estes dois logradouros, acredito, são considerados áreas nobres, pois estão no centro da cidade, local de maior visibilidade.

A sujeira vista, acumulada pela movimentação da feira do dia anterior (sábado), lembra o que acontece em bairros mais distantes.

Pensarei duas vezes, agora, em convidar alguém para conhecer a nossa cidade, enquanto perdurar essa situação que vem se agravando a cada mês. Fiquei indignado com o descaso com o patrimônio público e a falta de limpeza em Afogados da Ingazeira pela administração municipal. Ou os garis não aprenderam, ou não receberam instruções de como realizar uma boa limpeza.

Ficaria dispendioso manter um gari constantemente realizando LIMPEZA em toda a extensão da Praça Mons. Alfredo de Arruda Câmara e nas áreas laterais da Catedral do Senhor Bom Jesus dos Remédios? Afinal, elas são o Cartão Postal de Afogados da Ingazeira.

Para verificar o que escrevo, não é necessário você ter boa visão. Basta que você tenha visão.

Hoje, terça-feira, passando pela Manoel Borba comprovei o que o dr. Luciano Bezerra falou em sua crônica de 15 anos atrás e que é bem atual. Aquele logradouro é uma “Zorra”. Isso tudo às vistas da autoridade policial que, diante de uma infração, mesmo que não seja a autoridade responsável, deveria agir, coibindo as irregularidades.

Outra infração grave é a movimentação de carroças de animais na contramão e, pior, estes animais fazem suas necessidades na pista de rolamento contribuindo com a sujeira da área. Seus proprietários deveriam ser obrigados a efetuar a limpeza, sob pena de perder a licença (se é que existe).

Senhor Secretário de Infra-Estrutura, por amor a Afogados da Ingazeira, sua terra, entre em ação para que Afogados não chegue a ser conhecida como uma Cidade Suja e Sem Política Séria em prol do bem estar dos seus moradores!

Desnecessário lembrar que estamos no ano do Centenário da Cidade e que o momento maior está há menos de 60 dias.

[Na foto, entre inúmeros percebidos na Av. Manoel Borba, dois flagrantes de irregularidades, coladinhos: Estacionamento na faixa de rolamento e Lixo em frente a uma casa comercial.]

Fernando Pires
Afogados da Ingazeira, PE Brasil - 5-Maio-2009 / 12:39:21
HANDEBOL - Sertão recebe o Brasileiro

Começa hoje, em Afogados da Ingazeira, no Sertão do Estado, o Campeonato Brasileiro júnior masculino e feminino de handebol, que terá seus jogos realizados no Centro Desportivo Municipal Lúcio Luiz de Almeida.

Mais de 300 atletas, de 16 delegações masculinas e femininas, divididas entre os Estados de Pernambuco, Paraíba, Rio Grande do Norte, Ceará, Alagoas, Maranhão, Minas Gerais, Santa Catarina e Paraná estarão presentes. Durante os cinco dias de competição, 40 partidas acontecerão no total.

Jornal do Commercio - Esportes

Fernando Pires
Afogados da Ingazeira, PE Brasil - 5-Maio-2009 / 11:44:01
ALÔ CONTERRÂNEOS, NASCI AÍ MAS MORO NA BAHIA. FIQUEI SUPER FELIZ EM VER COMO A NOSSA CIDADE ESTÁ LINDA. GOSTARIA MUITO DE ENCONTRAR PARENTES MEUS, FAMILIA NOGUEIRA LIMA. SUCESSO GENTEEE, MUITA PROSPERIDADE...

Iraci Nogueira Lima - IP 189.104.184.229 <ira-iracy@hotmail.com>
Vitoria da Conquista, BA Brasil - 3-Maio-2009 / 16:05:58
Celebração de uma data especial para uma pessoa especial. Rubro-negro do leão e ex vascaíno, ele se supera pela jovialidade. Seguidor com grande fervor à religião e política, esse é o meu irmão.
Conhecido entre os familiares por Wagner (foto maior), e pelos amigos de DUBIBOW, DUBIBOVISCK, DUBILALÊ, DUBIEDSON, DUBIZELDER... entre outros tantos de prefixo DUBI.

Este é o contemplado no dia 03 de maio de 1982. Parabéns!!!

Winícius Dias Vasconcelos Galdino - IP 200.167.138.15 <winiciusdvg@gmail.com>
Afogados da Ingazeira, PE Brasil - 2-Maio-2009 / 23:26:35
[Anterior] [Próximo]

Volta

Livro de Visitas desenvolvido pela Lemon Networks