AFOGADOS DA INGAZEIRA - MEMÓRIAS Guest Book

Caso você queira colocar seu registro, clique aqui!


 Registros de 4261 a 4290 do total de 5712 [Anterior] [Próximo]

Reportando-me ao texto de Magno Martins, permite-me a memória dizer o significado da sigla JAI: era Juventude de Afogados da Ingazeira. Clube localizado próximo à casa dos pais do meu ex-professor Rogério Oliveira e fronteiriço à casa Paroquial.

Tadeu Góes <jt.goes@bol.com.br>
Recife, PE Brasil - 13-março-2010 / 8:50:24

A felicidade está nas coisas simples da vida

Vendo esta foto em família dos tios Margarida e Gastão, ladeados por alguns dos seus filhos, nota-se o ar descontraído do ”bate-papo” familiar, informal, após o jantar, onde como o primo Magno falou abaixo (ele por sinal, muito parecido na foto com o seu pai), que ali “joga-se conversa fora” e fala-se (comenta-se) da vida alheia, no bom sentido, é claro!; relembra-se o passado, e que passado gostoso!, onde puxamos pela memória para buscar histórias que marcaram nossas vidas, na época de criança e depois na adolescência e vida adulta.

Dando um giro pela cidade de Afogados, notadamente neste horário de 19 as 22h, comumente encontramos dezenas de famílias sentadas em suas “espreguiçadeiras”, cadeiras de balanço, reunidas e relembrando, principalmente, as coisas boas que marcaram, como formatura, casamento, aniversários, promoção na firma ou entrada num novo emprego, passando pela economia, aspectos gerais e também dialogando sobre questões políticas, especialmente este ano de eleições majoritárias no país, sem falar na Copa do Mundo que está próxima.

Para encerrar, desejo a toda família MARTINS e CERQUINHA DA FONSECA que continue assim, sempre unida e servindo de referência e exemplo para todas as pessoas da nossa eterna e amada Afogados da Ingazeira.

Não há lugar melhor do que a nossa Afogados para este encontro salutar das famílias em plena calçada, em frente das suas casas.

Recentemente estive por aí em Afogados, inclusive visitamos o ilustre casal, e vi como é imensamente prazeroso conversar na calçada, coisa que não podemos fazer nas cidades grandes, como é o caso da nossa capital Recife, salvo algumas exceções.
Desejo a todos do site muita saúde e paz e que ponham JESUS no seu coração.

Manoel Antonio Martins de Moura <martinsmoura@hotmail.com>
Recife, PE Brasil - 12-março-2010 / 22:02:38

"A felicidade está nas coisas simples da vida

Quando vou ao sertão adoro reviver os velhos e saudosos tempos de uma prosa na calçada, em noite enluarada. Trata-se de um hábito salutar e prazeroso, principalmente quando se restringe aos familiares e amigos próximos. Quem conhece a vida mansa do interior e os papos intermináveis nas calçadas sabe do que estou falando. E bate palmas.

Na última segunda-feira, matei a saudade de tudo isso em Afogados da Ingazeira, flagrada na lente do blogueiro sertanejo Itamar França, que passou por acaso na frente da casa dos meus pais Gastão e Margarida. Ao lado deles, do meu irmão Tasso e sua Leninha e minha irmã adotiva Fernandinha e seu filhote Antônio, superei o estresse do dia quente de trabalho no sertão. Foi uma noite inesquecível, apesar de calorenta.

Adoro conversar com meus pais na calçada. Aos 88 anos, papai continua mais sábio do que nunca. Dá lições de política que fico de queixo caído. Conversar com ele é comprar um passe para a universidade da vida. Telúrico, romântico e doce, ele vai divagando no passado da nossa convivência de pai e filho. Mas, antes da prosa, ele vai à cozinha e prepara uma irresistível paçoca enquanto mamãe dá o trato no arroz mexido e no xerem com bode cozido. [Leia mais]

Fernando Pires
Recife, PE Brasil - 12-março-2010 / 19:53:21

Fé em Deus, mesmo assim...

O padre Jesus Flores, numa de suas excelentes crônicas, citou algumas das catástrofes ocorridas ultimamente pelo mundo afora. Segundo sua equilibrada avaliação, essas destruições e mortes nos trazem muita tristeza e dor; porém alerta a todos que crêem em Deus que não há necessidade de pânico generalizado pela população mundial. Deixou claro que a violência é mais grave que as chuvas excessivas, os terremotos e maremotos.
Isso me fez lembrar os anos de 1966 quando estudava no Seminário de Afogados da Ingazeira, supervisionado pela competente madre Imã. A alemã de nascimento, além de amiga dos alunos, primava muito pela educação e comportamento daquelas crianças e adolescentes com idade entre 11 e 15 anos.

Certa vez, sobre um conflito envolvendo turmas diferentes, juntou toda a Instituição e numa excelente e inesquecível explanação falou sobre violência. [Leia mais]

Carlos Moura Gomes
Afogados da Ingazeira, PE Brasil - 12-março-2010 / 15:04:34

Angelita de Oliveira Lima, 91 anos de idade

Filha de Dário Mascena Bastos e Constância Gomes dos Santos, nasceu em 13 de março de 1919 no sítio Covoadas, distrito de Tabira, então Afogados da Ingazeira.
Sendo de uma família católica, passou a ser evangélica após o casamento com o Sr. Domingos que professava aquela religião.
Sua vida, quando criança, foi de nômade, pois seu pai, homem simples, participava de frentes de trabalho do DER (Departamento de Estradas e Rodagem) naquela época de grandes secas, passando de uma cidade para outra, entre Iguaracy e Caruaru.
Aos 13 anos, finalmente, a família se estabeleceu na cidade de Afogados da Ingazeira, onde passou toda a sua juventude. Já uma moça, seus olhos encontraram o grande amor da sua vida e, em 27 de julho de 1944, se casou na Igreja Católica com o jovem Domingos Ferreira Lima. O padre oficiante da união foi Olímpio Torres. O casamento civil se deu em Sertânia, em virtude de o juiz daquela localidade estar respondendo, também, por Afogados da Ingazeira (...) [Leia toda a biografia]

Fernando Pires
Recife, PE Brasil - 12-março-2010 / 9:13:15

LEMBRANÇAS DA MINHA INFÂNCIA...

Em 26 de novembro de 2009, visitando o sr. Antonio Mariano Silvestre (Antonio Dondon, foto), em sua residência, colhi o seguinte depoimento sobre a nossa Afogados da Ingazeira de Ontem:

“Nasci no sítio Vaca Morta, situado na margem esquerda do lendário Rio Pajeú. Na Rua Barão de Lucena (*) me criei. Na Rua dos Turcos com meus amigos de infância eu brinquei, joguei pião, peteca e castanha. No poço (no Rio Pajeú) de Zeca Pereira eu tomava banho e pescava com os amigos. De cima de uma pedra que existia na beira do poço se saltava para um mergulho nas águas límpidas do Rio Pajeú.

A Rua dos Turcos recebeu essa denominação devido à grande quantidade de uma espécie vegetal (em extinção) da família das leguminosas com muitos espinhos, e poucos a conhecem.
Conheci a rua assim: no seu início, no lado direito, tinha apenas a casa da esquina (onde hoje funciona um Banco de Pagamentos de Flávio Almeida) e a usina de descaroçar algodão pertencentes ao Sr. Aparício Veras. Mais adiante, a Mercearia e Padaria do Sr. Pedro Batista Tavares, e umas poucas casas residenciais.
Do lado esquerdo havia a casa do Sr. João Teixeira, pai de meus amigos Ozael e Ozias, e um curral de gado do Sr. Aparício Veras. Esse logradouro se transformou na Rua Pedro Batista (**), depois na Avenida Manoel Borba, em homenagem ao ex-governador do Estado de Pernambuco (1915/1919). Hoje é um logradouro muito movimentado e visitado todos os dias pelos habitantes do vale fértil do Pajeú das cidades de Itapetim, Brejinho, Tuparetama, São José do Egito, Ingazeira, Iguaracy, Carnaíba, Flores, Bom Nome, Serra Talhada, Solidão e Quixaba, dentre outros, por ser o centro comercial de Afogados da Ingazeira.

(*)Henrique Pereira de Lucena - ex-governador de Pernambuco em 1890
(**) Pedro Batista Tavares um grande e conceituado comerciante residente naquele logradouro.”

Fernando Pires
Recife, PE Brasil - 11-março-2010 / 21:30:43
Prezado amigo Fernando: encontrei um site que julguei interessante e solicito que você avalie se vale a pena divulgar.

Para navegar no PORTAL, CLIQUE AQUI

Mª de Fátima Pereira da Silva - IP 189.120.149.14 <fbaiana53@hotmail.com>
São Paulo, SP Brasil - 11-março-2010 / 12:18:31


INFRAESTRUTURA DO MUNICÍPIO DE AFOGADOS DA INGAZEIRA - DESCASO

QUANDO HAVEREMOS DE TER ÁGUA PARA TODOS E ESGOTO ABERTO PRA NINGUÉM?

Carlos Moura Gomes escreveu há dias (2 de março) sobre esse "cancro" no logradouro citado e até o presente momento não foi atendido.

[Leia o texto]

Fernando Pires
Recife, PE Brasil - 11-março-2010 / 9:19:22

Dia Internacional da Mulher

PORQUÊ O DIA 8 DE MARÇO

”Neste dia, do ano de 1857, as operárias têxteis de uma fábrica de Nova Iorque entraram em greve, ocupando a fábrica, para reivindicarem a redução de um horário de mais de 16 horas por dia para 10 horas. Estas operárias que, nas suas 16 horas, recebiam menos de um terço do salário dos homens, foram fechadas na fábrica onde, entretanto, se declarara um incêndio, e cerca de 130 mulheres morreram queimadas. Em 1910, numa conferência internacional de mulheres realizada na Dinamarca, foi decidido, em homenagem àquelas mulheres, comemorar o 8 de Março como "Dia Internacional da Mulher". De então para cá o movimento a favor da emancipação da mulher tem tomado forma, tanto em Portugal como no resto do mundo.

O QUE SE PRETENDE COM A CELEBRAÇÃO DESTE DIA

Pretende-se chamar a atenção para o papel e a dignidade da mulher e levar a uma tomada de consciência do valor da pessoa, perceber o seu papel na sociedade, contestar e rever preconceitos e limitações que vêm sendo impostos à mulher.” [www.eselx.ipl.pt]

Fernando Pires
Recife, PE Brasil - 8-março-2010 / 17:48:51

PRAÇA MONS. ALFREDO DE ARRUDA CÂMARA

Premiados // O Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB) gostou muito do que viu em Afogados da Ingazeira (Sertão), e o resultado é que os autores do projeto de reurbanização da Praça Monsenhor Alfredo de Arruda, Múcio Jucá e Vera Freire, acabaram sendo premiados pelo instituto na categoria Paisagismo com um trabalho de jardinagem tido como impecável por muita gente. Havia 70 inscritos. [Diário de Pernambuco em 05.03.2010 - Nuce Pereirana na coluna Diário Urbano]

________________________

Projeto de praça no Sertão ganha prêmio

A Prefeitura de Afogados da Ingazeira, no Sertão, foi premiada pelo Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB) pelo projeto de reurbanização da Praça Monsenhor Alfredo de Arruda Câmara. A premiação, na categoria paisagismo, aconteceu em sessão solene no mês passado. O projeto é de autoria dos arquitetos Múcio Jucá e Vera Freire.

O prêmio teve como objetivo dar destaque à produção intelectual e profissional dos arquitetos de Pernambuco, que, hoje, rompem fronteiras e estão entre os que mais se destacam no segmento. A premiação contemplou arquitetos residentes no Estado, com projetos ou obras concluídas nos últimos dez anos. Foram inscritos 70 trabalhos, sendo 48 na categoria de arquitetura, sete de interiores, dois de paisagismo, três de urbanismo, dois de habitação de interesse social e oito de estudantes.

Para a arquiteta Vera Freire, a ideia inicial era não suprimir a vegetação já existente, manter o desenho da cruz, de grande representatividade para a população, mas, deslocando o eixo para a igreja com tratamento de pisos com materiais diferenciados. “Nosso trabalho reforçou ainda mais o monumento da Catedral do Senhor Bom Jesus dos Remédios com a colocação da fonte interativa, explorando os bolsões de verde para consolidar a circulação que os habitantes já traçavam inadequadamente e inserimos também equipamentos de lazer e esporte”, explicou.

As antigas ruínas da praça foram resgatadas e voltaram à praça em forma de monumentos. As peças de demolição, tão saudosamente lembrada pelos habitantes mais velhos, estão agora acompanhadas de poemas de artistas locais.

O prefeito da cidade, Totonho Valadares, recebeu a notícia da premiação com satisfação, pois é o segundo prêmio que o projeto da praça ganha. “Já foi motivo de exposição em Barcelona, na Espanha”, ressalta.

A Praça Monsenhor Alfredo de Arruda Câmara, construída nos meados da década de 40, fica no coração da cidade, é uma das mais belas do Estado. Chama a atenção por ser uma área de mil metros quadrados, arborizada e com trabalho de jardinagem impecável, além da fonte de água iluminada e da Catedral Senhor Bom Jesus dos Remédios, que ornamentam ainda mais o espaço. Foram investidos no projeto R$ 700 mil. [Jornal do Commercio – Cidades Paisagismo – em 06.03.2010]

________________________

DESCASO

NR - Se os arquitetos Múcio Jucá e Vera Freire voltassem hoje a Afogados da Ingazeira ficariam decepcionados/envergonhados com o estado/imagem da Praça que eles criaram. O poder público parece não ver o que ocorre no logradouro: descuido com a Jardinagem, a Limpeza, o Piso e os Assentos.

Este é o momento oportuno para que o gestor da cidade abra os olhos para o que está ocorrendo com um dos cartões postais de Afogados da Ingazeira, pois tem muita gente de olhos para a nossa cidade, querendo conhecê-la. Mas, certamente ficarão decepcionados com o estado em que se encontra a Praça Mons. Alfredo de Arruda Câmara, tão decantada! Os textos dos jornais de Pernambuco traçam Mil Maravilhas, mas, é lamentável que tenhamos que discordar, em parte.

Fernando Pires
Recife, PE Brasil - 7-março-2010 / 11:22:37

Caso Andréa Lucas

Polícia prende homem que assassinou mulher a mando do marido da vítima


A polícia prendeu na manhã desta sexta-feira (5) um homem acusado de assassinar uma mulher a mando do marido da vítima. O crime aconteceu no dia 25 de outubro do ano passado, na Rua Antônio Vidal de Freitas, em Afogados da Ingazeira, Sertão do Pajeú.

Segundo a polícia, Edson Martins de Lima, o Carioca, de 33 anos, é acusado de ter assassinado a tiros Andrea Maria Lucas de Siqueira, 40 anos. O homicídio teria sido encomendado pelo comerciante Nelson João de Siqueira Filho, 42, marido da vítima. A motivação do crime seria a partilha dos bens durante o divórcio.

A prisão de Edson aconteceu na sua residência, na Rua Valdecir Soares Leite, no Centro de Tabira, Sertão pernambucano. De acordo com o delegado Antonio Júnior, ele foi preso após testemunhas terem reconhecido o acusado, dentre elas, os dois filhos do casal, que são menores de idade e presenciaram o crime.

Edson será encaminhado à Cadeia Pública de Afogados da Ingazeira. Dois homens que também participaram do crime, Edmício da Silva Lima e Alexandre de Souza Siqueira, estão foragidos. A polícia já prendeu o ex-marido de Andrea. [JC OnLine - Cotidiano - Publicado em 05.03.2010, às 16h16]

Fernando Pires
Recife, PE Brasil - 6-março-2010 / 17:16:18

Homem e Mulher... Uma Só Carne

No início do livro do Gênesis há um relato que diz: “...Então o Senhor Deus fez cair pesado sono sobre o homem, e este adormeceu... Depois tomou uma das suas costelas e transformou-a numa mulher.” Continua o versículo: “Por isso deixa o homem pai e mãe, e se une à sua mulher, tornando-se os dois uma só carne.”

Embora desconfie dessas datas fabricadas pelo mundo capitalista, respeito muito as aceitações, tendências e intenções populares. Até porque Dia Internacional da Mulher são todos os dias. Lembramos que há estudiosos e pesquisadores que duvidam, não só da época, mas até mesmo a existência da fábrica americana onde, possivelmente, teria ocorrido o episódio com as operárias que reivindicavam seus direitos. Ora, a luta que se trava ocorre todos os dias, então todo dia é Dia da Mulher, do índio, do negro, etc.... O 8 de março é apenas um símbolo. Bom, isso é o que menos importa. Na verdade, o que interessa é a valorização da mulher como ser humano dentro da sociedade. E essa conquista vem crescendo espetacularmente! [Leia mais]

Carlos Moura Gomes - IP 187.78.100.62 <carlosmouragomes@yahoo.com.br>
Afogados da Ingazeira, PE Brasil - 5-março-2010 / 11:41:12

ABANDONO DA RODOVIÁRIA II

Amigos, concordo em gênero, número e grau com o que a conterrânea ANTONIA LEANDRO falou a respeito da Rodoviária de Afogados da Ingazeira, logo abaixo. Realmente é uma SUJEIRA, uma fedentina horrível, bancos sujos, banheiros PODRES, baratas apostando corrida. Dá vergonha entrar na Rodoviária, hoje. Tive oportunidade de levar uns parentes agora no Carnaval de volta para o Recife, e chegando à Rodoviária vi logo uma ESCURIDÃO terrível no estacionamento.

No nome Afogados da Ingazeira na entrada estão faltando LETRAS, se não me engano está escrito A O G A D O S DA I G A Z E I RA, triste de se ver. Na hora ainda pensei em bater uma foto para mostrar para FERNANDO PIRES, mas esqueci de levar a câmara fotográfica. Lamentável, sob todos os aspectos, quando sabemos que a Prefeitura deve ter gasto uma boa grana para levar a BANDA PINGUIM no seu desfile de Bloco do Prefeito, quando do outro lado se vê estes DESCASOS que somente denigrem a imagem da cidade. Por favor, senhor Prefeito (e o vice, que inclusive é meu primo), sigam o conselho da amiga que postou sobre o assunto RODOVIARIA DE AFOGADOS DA INGAZEIRA.
São serviços estruturais, URGENTES, inclusive a LANCHONETE que somente tem PASTEL para vender, e mesmo assim, numa escuridão danada. É hora de revitalizar a RODOVIARIA, inclusive seu entorno, com pontos atrativos como FEIRINHA TÍPICA UMA VEZ POR SEMANA NO ESTACIONAMENTO (que nunca vive cheio), reunião da terceira idade, um restaurante bom e adequado (tipo uma churrascaria, com rodízio, etc). Criação de barraquinhas padronizadas para vender côco, sorvete, etc. Um parque infantil móvel, durante os finais de semana, enfim, criar algo para que a nossa RODOVIARIA 'viva', pois pelo que vi 'in loco', está um espaço praticamente morto, a não ser para receber os ônibus, que geralmente saem à noite com destino ao Recife.

Para concluir, lembro aos administradores, políticos, DNIT, etc, que no interior a RODOVIARIA é um ponto bastante movimentado durante 24h, porém, isto não é o que ocorre na RODOVIARIA DE AFOGADOS DA INGAZEIRA.
Parabéns à colega Antonia Leandro pela ótima ideia que teve de registrar esse DESCASO com que se encontra atualmente a nossa RODOVIARIA. Abraços a todos!

Manoel Antonio Martins de Moura - IP 187.78.41.186 <martinsmoura@hotmail.com>
Recife-PE, Brasil - 3-março-2010 / 12:59:49

ABANDONO DA RODOVIÁRIA

Tenho orgulho em ser dessa cidade querida onde vivi a minha saudável e inocente infância. Estive aí em dezembro passado onde permaneci quase 30 dias. A cidade realmente está muito bonita, com uma bela Praça, mas a Rodoviária (localizada na Rua Pe. Luiz de Góes) está completamente abandonada, suja, ou melhor, IMUNDA. Parece até que nunca foi limpa.
O nosso ônibus atrasou duas horas e tivemos que ficar esperando no meio da sujeira, em pé... Isso mesmo, duas horas em pé porque não tem um lugar limpo adequado para nos sentar. Os únicos bancos que tem, de cimento, são sujos e fedem a xixi. Os banheiros são horríveis.
Além disso, passamos fome porque a única lanchonete que ali existe só tem pastel...
Por favor, gostaria que o senhor prefeito pudesse visitar o local, como também o hospital onde faltam médicos, medicamentos, bem como o acesso a simples exames. Acho que de nada adianta aos afogadenses doentes ficarem a contemplar a bela Praça. Esse dinheiro seria melhor aproveitado na saúde.
É uma vergonha as pessoas ficarem indo para Serra Talhada, Arcoverde, Caruaru ou mesmo Recife para encontrar um especialista como um Neurologista porque ai não tem. Acorda, Prefeito!

NR - A imagem acima é de 1995, há 15 anos.

Antonia Leandro - IP 189.10.125.168 <antonialeandro@hotmail.com>
Brasília , DF Brasil - 3-março-2010 / 10:33:26

INFRAESTRUTURA DO MUNICÍPIO DE AFOGADOS DA INGAZEIRA - DESCASO

”A voz dos sedentos precisa ser ouvida quando falamos de água e esgoto como bem e serviço público universal.”


Para se ter uma ideia, no Brasil somos quase 200 milhões de habitantes; aproximadamente a metade não tem coleta de esgoto sanitário. MAS AFOGADOS TEM...

Nunca é pouco lembrar que a ausência de saneamento nas cidades provoca problemas sérios de doenças na população. O SUS, Serviço Único de Saúde, registra que 85% das internações hospitalares são causadas por doenças relacionadas com a falta de saneamento, ou pela má conservação desses esgotos sanitários e similares. Vale dizer que esses canos, esses tubos passam bem próximo as nossas casas. Outro dado preocupante, segundo o mesmo SUS, é que morre uma criança por dia, exatamente pela falta de saneamento ou esgotos sem as devidas manutenções e fiscalizações. Leia mais

Carlos Moura Gomes - IP 187.78.146.215 <carlosmouragomes@yahoo.com.br>
Afogados da Ingazeira, PE Brasil - 2-março-2010 / 10:16:35
Caro Fernando, que tal enumerar as fotos abaixo - GALERIA DE PERSONAGENS DA NOSSA HISTÓRIA - colocando o nome de cada um deles para que possa ser resgatada a biografia de cada um com mais facilidade?
Como o tempo passa rápido, e as 'feições' das pessoas mudam com o tempo, e de forma às vezes mais intensa, com certeza, se colocar ao lado o nome da pessoa, quem sabe os internautas deste site não tenham informes e artigos relacionados a cada um deles?

Quanto aos 'vândalos' que depredaram a praça Mons. Arruda Câmara tem que pegar estes caras e que eles mesmos reconstruam o que danificaram e sirva de exemplo para que outros malfeitores pensem duas vezes antes de cometer tal maldade. Depois bota estes caras para fazer serviços comunitários nos hospitais, creches, lavar banheiro, carregar o lixo, etc.

Discordo de que as pedras sejam de 2ª categoria. Estive aí no Carnaval, sentei-me por várias vezes lá no Parque Infantil e vi que o material é excelente. Tem que ver 'in loco' para não cometer injustiça.
O problema é que foi mal 'sentado' - colocado de forma errada. Nesse caso, chamar o 'mestre de obra' para ele explicar a besteira que fez e refazer o trabalho, juntamente com os malfeitores.

No mais um bom dia para todos.

Manoel Antonio Martins de Moura - IP 187.78.170.235 <martinsmoura@hotmail.com>
Recife, PE Brasil - 2-março-2010 / 9:16:02
Muito obrigada pela homenagem ao meu pai José Barnabé Ramos (foto), que já ñ está entre nós. Ele amava sua cidade natal Afogados; sempre que podia estava retornando ao convívio com amigos e parentes. Gostaríamos muito que nos mandassem uma cópia da homenagem feita a ele em 2009 pela Rádio Pajeú, onde ele participou de um programa juntamente com outros antigos funcionários. Obrigada.
Adriana Góes Ramos
Caruaru, 23.02.2010

=============================

Resposta:
Adriana (a quem já enviei email) e amigos da página Afogados da Ingazeira Ontem & Hoje, escutem a última entrevista (60 minutos) dada por José Barnabé com os contemporâneos José Tenório, Toinho Xavier e Miguel Alcântara, quando das comemorações dos 50 anos da emissora, CLICANDO AQUI

Fernando Pires
Recife, PE Brasil - 1-março-2010 / 17:11:56
Vândalos depredam a Praça Arruda Câmara
Gilberto Carvalho Moura me escreveu comentando sobre o que ocorre na Praça.

Caro Fernando:
"Vendo as fotos dos bancos da praça, não descarto a ocorrência de algum descuido por parte dos usuários; entretanto, considero que o atual estado decorre de obra mal executada e material de péssima qualidade.
Basta ver a terceira foto onde as placas de granito descolam da estrutura e levantam uma contra a outra. Isso é apenas efeito da dilatação térmica do material que não encontrou espaço para se acomodar por falta de espaço, mais a baixa qualidade do cimento para fixação.
Gilberto

Fernando Pires
Recife, PE Brasil - 1-março-2010 / 15:11:10

DESCASO com a saúde em Afogados da Ingazeira
Nill Junior (foto) escreve em sua página, neste 1ª de março: "As três ambulâncias do HR Emília Câmara estão quebradas. O responsável pelo setor, Manoel Olímpio (Iguaracy) foi cobrado hoje pela Secretária Adjunta de Saúde, Sandra Regina (Afogados da Ingazeira) que taxou a situação de absurda. 'Uma gestante de risco estava com dificuldade de transferência porque no Regional não tinha uma ambulância disponível', reclamou." [nilljunior.com.br em 01.03.2010]

===================================

Choque e Feridos em PE
Choque de motos deixa 03 feridos em Afogados da Ingazeira. O acidente aconteceu na PE 320 às 16h de ontem na altura do sitio Poço de Pedra do município. Os pilotos das motos Marcio Elielton Rodrigues de Souza e José Nilton ficaram feridos levemente. O caso grave foi de Fabiana Alessandra Gomes, 17 anos, residente na Rua Manoel Lopes, que sofreu uma fratura no pé. Os feridos foram socorridos para o Hospital Regional de Afogados da Ingazeira. [Programa Rádio Vivo - Anchieta Santos - Rádio Pajeú, em 01.03.2010]

Fernando Pires
Recife, PE Brasil - 1-março-2010 / 9:35:39
Caro ZEZÉ,
Grato por retornar, e permita-me falar como se ora estivesse em nossa Afogados da Ingazeira. Chegaste no planeta em fevereiro de 1935, e eu um mês depois. Nossa escolaridade por aqui foi discreta, firme e equilibrada: minhas mestras foram respeitosamente, IONE GOES BARROS, AURORA LOPES DE MOURA, EVANGELINA SIQUEIRA LIMA e LETÍCIA CAMPOS GÓES, piamente dedicadas a boa formação, porque, além das disciplinas curriculares, nos ensinavam a Educação Moral e Cívica. Delas, ainda vive IONE, naturalmente a mais jovem professora da 'Cadeira Estadual nº 6”. Lembrando que nossas rotinas funcionais foram diferentes em atividades e localizações,não tivemos a sorte de nos vermos, sequer uma vez. Antes de 1961, todas as vezes que estive no Rio, era cursando ou participando de torneios esportivo-militares, sem tempo disponível para outros fins, sequer dar um bom passeio.
Por sorte minha, encontrei e constitui amizade com TARCÍSIO, teu irmão. Nos víamos muito quando morou na Ilha do Governador, bairro dos Bancários e no Cocotá. Depois da transferência e mudança para Belém do Pará, recebi uma carta nos indicando o novo endereço. Escrevi para ele, todavia, não tive resposta, mas gostaria de saber como e onde ele está. Lembro-me da formatura de ANDRÉ RICARDO na Aeronáutica, mas não sei onde e como está presentemente. Caso tenhas telefone ou endereço de TARCÍSIO, peço-te enviar-me, para fins de contato telefônico ou reencontro pessoal, pelo que for mais fácil.

Por falar de sorte minha, eu não conhecia esse Cavalheiro que é FERNANDO PIRES, até entrar no "site" www.afogadosdaingazeira.com e foi aí que agradáveis oportunidades aconteceram, sendo uma delas, saber de ti, onde vives e poder trocar essas mensagens que ora fazemos. Quanto a FERNANDO, curiosamente, quem conheceu HERMENEGILDO MARINHO DOS SANTOS, filho de JACOB MARINHO e passando tanto tempo distante deste torrão, não associaria PIRES com MARINHO.
Foi esta a causa da demora, mas, graças a ele li 18 crônicas tuas, inseridas na página "AFOGADOS DA INGAZEIRA Ontem & Hoje". Certamente virão outras para deleite dos leitores.

Quanto a mim, sou reformado do Corpo de Fuzileiros Navais. Minha última atividade foi de interesse da Marinha no âmbito Civil do Porto do Recife, e adido à Capitania dos Portos de Pernambuco, onde fui promovido, por merecimento, a Capitão de Mar e Guerra em 02 de maio de 1989, e passei para a Reserva Naval em 30 de abril de 1991, no Comando de Apoio do CFN, Rio de janeiro. Resido no Recife, à Rua Amaro Coutinho, Encruzilhada.

Aceite um fraterno abraço sertanejo, que a Graça de Deus te ilumine e o Senhor Jesus te abençoe abundantemente.

José Batista do Nascimento <batista.inga@globo.com>
Recife, PE Brasil - 1-março-2010 / 0:18:01
Ola Batista,
Acabo de ter uma boa conversa com o nosso caro amigo Fernando e ele me passou uma excelente foto sua ao lado de Eudes (de dona Bembém). Devo dizer que foi uma alegria muito boa poder visualizar pessoas que não vejo por 60 anos. É fantástico vivermos neste mundo moderno de instante comunicação. Desejo agradecer-lhe novamente pela foto e folha do Cruzador Barroso. Tem muito significado para mim. Permita-me ser curioso, onde moras atualmente? Como sabes, estou por aqui na America do Norte já faz 42 anos. Tem sido uma grande jornada.
Desejo ao amigo tudo do melhor. Abraço.

Zeze de Moura <jojephd@yahoo.com>
Rosemead - Califórnia, CA USA - 1-março-2010 / 0:16:10

“Maldade: Vândalos atacam lixão de Afogados da Ingazeira e queimam materiais coletados por catadores
Não bastassem as péssimas condições de vida e a falta de um tratamento digno por parte do poder público, catadores de lixo de Afogados da Ingazeira estão sendo vítimas dos “vândalos da madrugada”. Eles juntam os materiais recicláveis das 05h às 23h, mas pela madrugada vândalos ateiam fogo, causando prejuízo.

Sem nenhum tipo de equipamento de proteção, em meio às moscas e ao mau cheiro, famílias vivem instaladas no lixão de Afogados da Ingazeira, correndo sérios riscos de doenças. A preocupação, durante a madrugada, faz com que alguns catadores durmam no local no sentido de evitar furtos e vandalismo.

Por falta de opção, o lixo mesmo sendo um problema em Afogados da Ingazeira, está servindo como meio de sobrevivência para dezenas de famílias. Sem políticas públicas para resolver o problema, catadores, frequentam o local diariamente trabalhando com resíduos. É vergonhoso para a cidade Afogados da Ingazeira!

Os depoimento das vítimas do lixão você ouve no Programa Bafafá às 11h da manhã desta segunda-feira 1º de março, na Rádio Web Correio do Vale – www.blogdoitamar.com.br -, com reprise às 19h e 22h.” [por Itamar França (foto) em 28.02.2010]

====================================

“Não perca o Programa Bafafá desta segunda-feira 1º de março
O programa apresentado por Itamar França - às 11h, com reapresentações às 19h e 22h no www.blogdoitamar.com.br -, além de enfocar os Bastidores da Política, o Giro Policial e Entrevistas, terá várias broncas contra o prefeito municipal”

====================================

“Vândalos depredam a Praça Arruda Câmara
“A depredação parece que já faz parte da rotina de galeras no Sertão do Pajeú. Em Serra Talhada Pichadores e em Afogados da Ingazeira depredadores. No final de semana a nossa linda e maravilhosa Praça Arruda Câmara foi alvo da ação de vândalos.
Bancos foram depredados (quebrados) por desocupados, na tentativa de destruir o que tem de mais belo na cidade: nosso cartão postal. É preciso que a prefeitura registre Boletim de Ocorrência junto a Polícia Militar dos danos causados ao patrimônio.“ [por Itamar França (foto) em 01.03.2010]

Fernando Pires
Recife, PE Brasil - 28-fevereiro-2010 / 23:52:26

Operários sociais

A sociedade não se traduz apenas nos órgãos públicos e privados com seus empregados e funcionários. Na verdade o que realmente define essa expressão são todas as nossas ações que executamos diariamente. Estão envolvidos nessa tarefa todos os seres, independentemente de quaisquer extratos financeiros e status social. Quando nossos hábitos são aceitos, automaticamente são incorporados ao convívio social.

Conversando com um oficial de cartório, pude observar a enorme variação de inusitados nomes, incluindo os já conhecidos e famosos Joãos, Josés, Severinos, Marias, Lourdes e Josefas que engrossavam aquele volumoso livro. São nomes e sobrenomes que nos fazem companhia pelo resto de nossas vidas. [Leia mais]

Carlos Moura Gomes - IP 200.196.178.184 <carlosmouragomes@yahoo.com.br>
Afogados da Ingazeira, PE Brasil - 28-fevereiro-2010 / 10:32:08

DERRAME DE CÉDULAS FALSAS NO SERTÃO DO PAJEÚ

“Dinheiro falso aumenta no Pajeú e desafia polícia
O derrame de dinheiro falso na região chamou a atenção das autoridades policiais nas últimas horas. Três pessoas passaram despercebidas, receberam cédulas falsas e procuraram a Delegacia de Polícia Civil de Afogados da Ingazeira.
Segundo o Dr. Antonio Júnior, ontem (25) foi apreendido em poder de uma pessoa a quantia de R$ 450,00 com sequências repetidas. Falsificar, fabricar ou alterar moeda metálica ou papel moeda de curso legal no país é crime previsto no artigo 289 do Código Penal. A pena varia de três a 12 anos de prisão. ‘Tomando conhecimento de que está de posse de uma cédula falsa, procure a Delegacia de Polícia Civil para entregá-la, não tente recolocá-la em circulação porque irá praticar um crime da mesma forma de quem está usando ou fabricando estas notas. Quem assim o fizer estará cometendo o mesmo crime do falsário’.
Estará sujeito à mesma pena quem importar ou exportar, adquirir, vender, trocar, ceder, emprestar, guardar ou introduzir na circulação moeda falsa. Mesmo tendo recebido de boa fé, comete crime, com pena prevista de seis meses a dois anos e multa, quem a recebe e a mantém em circulação, repassando a outros.” [blogdoitamar.com.br, em 27.02.2010]

===================

"Mais casos de dinheiro falso na região são registrados
Comprovando o que disse a PM, três pessoas foram vítimas nas últimas 24 horas de distribuição de dinheiro falso em Afogados da Ingazeira. Isso prova que há um esquema de distribuição na região de cédulas falsas de R$ 50,00. Um dos acusados preso por policiais militares e entregue à polícia civil de Tabira, acusado de comandar o esquema foi solto há dois dias em Tabira. De lá para cá, os casos têm aumentado.” [nilljunior.com.br, em 26.02.2010]

===================

"PM prende e delegado solta acusado de comandar esquema de distribuição de Notas Falsas no Pajeú
Policiais militares que não quiseram se identificar estão indignados com a atuação do Delegado de polícia de Tabira, Dr Ubiratan. Ontem , prenderam em flagrante João Carlos da Silva Soares , 22 anos, acusado de circular com dinheiro falso em Tabira e outras cidades da região. Estavam com várias notas falsas de R$ 50,00 e havia informações de que com a prisão do primeiro acusado, se chegaria a um esquema de distribuição de dinheiro falso no Pajeú.
Após detidos pela polícia, foram simplesmente liberados pelo delegado em Tabira. A alegação passada a policiais militares foi a de que, como é um crime federal, só a Polícia Federal poderia mantê-lo detido.
Em entrevista à Rádio Pajeú, o advogado criminal Luis Carlos disse que, caso a falsificação seja de boa qualidade, entra de fato na esfera de julgamento da Justiça Federal, com base no teor do art. 289 do CP, diante do fato de que uma das vítimas do delito será sempre o Banco Central do Brasil, consoante dispõe o caput do art. 164 da Constituição.
"Já sendo a falsificação grosseira, identificável à primeira vista, a competência será da Justiça Estadual, visto que a fé pública, a ser protegida nestes casos pelo Banco Central do Brasil, não terá sido lesionada, mas sim a esfera patrimonial do particular, pela possível configuração do crime configurado no artigo 171 do Código Penal Pátrio." Mas disse o advogado, "nada justifica a soltura de um acusado sob a alegação de que se trata de crime federal".
As vítimas do golpe em Tabira e Afogados estão revoltadas. Procurado pela emissora, o delegado de Tabira não foi localizado para explicar o que de fato foi encaminhado no caso." [nilljunior.com.br, em 25.02.2010]

Fernando Pires
Recife, PE Brasil - 27-fevereiro-2010 / 10:03:00
Carnaval 2010 em Afogados da Ingazeira, com a participação do Bloco Asa no Frevo E OUTROS FLAGRANTES

[Veja as imagens]

Fernando Pires
Recife, PE Brasil - 25-fevereiro-2010 / 19:49:39

Brasil - Meio Ambiente

Ministério assina convênio com municípios para tratamento de resíduos


Brasília - O ministro do Meio Ambiente, Carlos Minc, entregou hoje (24) a 21 gestores de Estados e municípios termos de convênios que garantem a elaboração de planos de gestão para o tratamento dos resíduos sólidos urbanos. Os Pgirs (Planos de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos) têm o objetivo de organizar a gestão dos resíduos dentro das particularidades regionais, econômicas, geográficas, ambientais e sociais, com a meta de promover o desenvolvimento sustentável do ambiente urbano.

O Ministério do Meio Ambiente destinará para cada município ou consórcio, formado por grupos de pequenos municípios, uma verba em torno de R$ 400 mil.

O prefeito do município de Ariquemes (RO), Confúcio Moura, disse que o programa vai reforçar os consórcios intermunicipais de saneamento ambiental. "O recurso do MMA se destina a melhorar a estrutura jurídica, fazer treinamento de pessoal e aquisição de equipamento para as estruturas existentes nos Estados", explicou.

Na cerimônia de entrega dos termos, foram distribuídas cartilhas intituladas Compromisso pelo Meio Ambiente, Saúde e Saneamento Básico. Nela, vem estipulada a meta de que, em dez anos, será dobrada a quantidade de esgoto coletado e tratado no Brasil. De acordo com Minc, os PGIRS serão um dos instrumentos para que essa meta seja alcançada.

DIRETRIZES O ministério do Meio Ambiente observou, ainda, que os gestores, por meio da assinatura do convênio, têm o compromisso de seguir as diretrizes do Plano de Mudanças Climáticas, assumido pelo presidente Lula em Copenhague, na mais recente Conferência das Partes das Nações Unidas sobre o tema, realizada em dezembro do ano passado.

"A captura do gás metano dos lixões e a transformação em energia renovável faz parte do plano de mudanças climáticas. Portanto, vocês saibam que, ao levar adiante o que nós estamos fazendo hoje, também estamos fazendo com que se cumpra a Lei de Mudanças Climáticas", disse.

Foram contemplados com a parceria os Estados de Goiás, Mato Grosso, Rondônia, do Paraná, de Pernambuco, da Paraíba, do Rio Grande do Norte e da Bahia, além dos municípios de Ariquemes (RO), de Sumaré e Amparo (SP), de Bagé e Capão da Canoa (RS), de Altamira (PA), de Afogados da Ingazeira e Palmeirina (PE), de Betim (MG), de Caicó (RN), de Casa Nova e Irecê (BA) e de Caxias (MA). [folhadaregiao.com.br]

Fernando Pires
Recife, PE Brasil - 25-fevereiro-2010 / 16:27:35
Boa noite para todos que compoem essa linda cidade. Quero desde já parabenizar o idealizador desse site! Todo conteúdo com muita propriedade está em perfeita ordem. Sinto vontade de conhecer essa cidade, pois, lhe confesso uma coisa, eu tinha uma namorada que é de Afogados. Nosso namoro começou em São Paulo SP. Por isso me lembrei que existe uma cidade com esse nome que, por sinal, vendo aqui na web, é linda.

Tudo de bom para todos os afogadenses.

Marcos Ferreira - IP 200.165.179.89 <marcos_agreste@gmail.com>
Belo Jardim, PE Brasil - 24-fevereiro-2010 / 23:06:57
Falar de Afogados é lembrar de toda uma infância de felicidade, uma adolescência de alegria e de muito prazer. É relembrar dos primeiros amores, primeiros beijos e todos os momentos felizes que alguém pode ter nesta fase. É voltar ao passado e poder ver como tudo foi se transformando ao longo dos anos, e como essa cidade maravilhosa foi transformada e modificada para melhor atender as necessidades alheias e próprias.
Valeu Afogados, sou teu filho com orgulho.

Rubens Barros - IP 189.62.126.204 <rubinho12345@yahoo.com.br>
São Paulo, SP Brasil - 24-fevereiro-2010 / 10:43:40

Relembrando os Cruzadores

Logo apos o café da manhã liguei o computador, abri o email, e qual não foi a minha surpresa ao ver o titulo de um deles, ”Cruzador Barroso”. O título me acordou imediatamente da sonolência matinal, e ao ver a foto daquele navio tendo o Pão de Açúcar de fundo, imediatamente voltei ao ano de 1952. Comecei a ouvir os apitos de comando, as vozes anunciando que era hora do “rancho” (refeição em linguagem marinheira.) para os que iriam entrar de serviço. Que após 1 hora da tarde haveria liberdade para irmos a terra, e mais uma torrente de recordações daqueles dias da minha juventude. Fiquei muito emocionado e as lágrimas começaram a rolar pelo meu rosto sem que eu pudesse controlar. O choque foi grande, pois receber notícias referentes ao velho Cruzador não registravam na minha mente. Desejo aqui agradecer a lembrança do conterrâneo José Batista do Nascimento por sua gentileza ao enviar-me tão preciosa lembrança. Muito obrigado.

Realmente o C11, Cruzador Barroso era motivo de orgulho para a Marinha do Brasil. Era um navio moderno, de grande poder de artilharia, bem como com tecnologia moderna de Radar e Sonar que nos maravilhava. Além do mais, era de presença imponente e belo em aparência, principalmente para nós que estávamos sendo introduzidos ao grande navio pela primeira vez. [Leia o texto completo]

Zeze de Moura <jojephd@yahoo.com>
Rosemead - Califórnia, CA USA - 23-fevereiro-2010 / 17:34:31
Muito obrigada pela homenagem ao meu pai José Barnabé Ramos (foto), que já ñ está entre nós. Ele amava sua cidade natal Afogados; sempre que podia estava retornando ao convívio com amigos e parentes. Gostaríamos muito que nos mandassem uma cópia da homenagem feita a ele em 2009 pela Rádio Pajeú, onde ele participou de um programa juntamente com outros antigos funcionários. Obrigada.

Adriana Góes Ramos - IP 189.70.208.99 <drygoes@hotmail.com>
Caruaru, PE Brasil - 23-fevereiro-2010 / 10:37:22
[Anterior] [Próximo]

Volta

Livro de Visitas desenvolvido pela Lemon Networks


5712