AFOGADOS DA INGAZEIRA - MEMÓRIAS Guest Book

Caso você queira colocar seu registro, clique aqui!


 Registros de 4321 a 4350 do total de 5714 [Anterior] [Próximo]

As camisas para o carnaval, da Rádio Pajeú, já estão disponíveis. Adquira-a por R$ 20,00 na secretaria da emissora ou reserve a sua pelo superpajeu@hotmail.com

Atenção! A tiragem é limitada.

Fernando Pires
Recife, PE Brasil - 10-fevereiro-2010 / 11:11:50

Fora do ar

O Sertão do Pajeú passou quase 23 horas sem serviço de telecomunicação. O roubo dos cabos de cobre que ficam em cima da caixa d’água de Afogados da Ingazeira “emudeceu” telefones móveis (Tim e Oi), fixo e deixou fora do ar a internet e rede bancária.

A primeira investida dos bandidos foi no sábado, quando parte da fiação foi furtada. Estimulados pela facilidade, eles voltaram no domingo e levaram o resto do material. O crime afetou dez municípios e os serviços só voltaram ao normal por volta das 16h de ontem. [JC OnLine - Cidades]

Fernando Pires
Recife, PE Brasil - 10-fevereiro-2010 / 10:41:28
Se existir um premio p/ quem valoriza sua cidade natal, esse premio, sem duvida alguma seria para FERNANDO PIRES. Vc é muito especial. Nós afogadenses temos uma página p/ comentar o que quiser, graças a você. Um abraço de mais uma admiradora do seu trabalho tão importante para a nossa cidade.

Goretti Neves - IP 187.59.244.193 <mariagbneves@hotmail.com>
Recife, PE Brasil - 9-fevereiro-2010 / 0:04:15

Misterioso caminho de pedras e flores

Já são mais de trinta dias de intensas chuvas que caem na capital paulista. Muitas famílias desabrigadas, várias vítimas fatais. Ultimamente tenho refletido muito sobre as catástrofes ocorridas pelo mundo afora. Isso mesmo! Alguém pode indagar: será que Nostradamus tinha razão quando divulgava, inclusive, data para o fim do mundo? Parece que essa teoria ganha força quando percebemos que as pessoas ficam sem esperança. Calma!

Parte da mídia tem certa parcela de culpa quando aceita e alimenta temas como: “a) as profecias mostram um futuro escuro; b) os cientistas, ou melhor, curiosos falam de sinais que nos deixam inquietos; c) livros antigos dizem que o terceiro milênio será decisivo; d) adivinhos vão à imprensa e proclamam fatos que vão acontecer”.

É certo que há quase dois milênios Jesus afirmava: “não passará esta geração antes que tudo isto aconteça”. [Leia mais]

Carlos Moura Gomes - IP 200.167.138.3 <carlosmouragomes@yahoo.com.br>
Afogados da Ingazeira, PE Brasil - 6-fevereiro-2010 / 13:04:08

Trânsito no interior

Com a expansão urbana, as médias cidades do interior começam a sentir reflexos da modernidade. Crédito fácil e ofertas mirabolantes têm levado a população, cada vez mais, a colocar mais carros e motos nas ruas. Com isso, municípios que antigamente desconheciam problemas de engarrafamento e disputa por espaço nas ruas começam a repensar os modelos de gerenciamento. Afogados da Ingazeira, no Sertão, por exemplo, com cerca de 35 mil habitantes, convocou o Departamento Estadual de Trânsito (Detran) e pediu apoio para reformular o disciplinamento de veículos na zona urbana. Até março, deve ser executado projeto, que prevê, entre outros itens, a instalação de semáforos.
[Jornal do Commercio - Cidades]

Fernando Pires
Recife, PE Brasil - 6-fevereiro-2010 / 10:27:58
Há um ano, em 5 de fevereiro de 2009, anunciávamos o falecimento de GISLAINE TADÉIA PIRES PEREIRA DE MOURA.

O seu passamento se deu próximo ao Carnaval, festa de que ela tanto gostava e que curtia todos os anos se travestindo de personagens engraçados.

DESCANSE EM PAZ, GISLAINE!

Fernando Pires
Recife, PE Brasil - 5-fevereiro-2010 / 17:49:52
Vejo nessa cidade de Afogados algo jamais visto, que é divulgação de seus vultos, pessoas valorosas que no passado fizeram a sua história, e outras que no presente também estão fazendo; pessoas, futebol, os magistrados, pessoas que são naturais dessa cidade, mas por condições de trabalho não mais residem no Município, mas divulgam, retornam nas eleições, finados, fim de ano, festas de época e etc.
Meus companheiros, o meu divertimento na internet é pesquisar cidades do meu Brasil. Essa cidade tem algo diferente que cultua os valores e seus vultos de ontem e de hoje. Continuem atualizando sempre, mostrando mais a cidade, para que possam atrair interesses de empresários, turistas e até novos moradores que queiram crescer com a cidade.
Amigos, o Brasil ainda é nosso.
Parabens, povo de Afogados da Ingazeira.

São João do Meriti-RJ, 02.02.2010
Sampaio - Advogado

Jerusmar Sampaio de Freitas - IP 187.15.60.148 <sampaiofreitasadv@ibest.com.br>
São João do Meriti, RJ Brasil - 3-fevereiro-2010 / 21:31:25
Caro Fernando: Sempre que converso com amigos conterrâneos, pois tenho conterrâneos amigos, sempre me perguntam quando volto a Afogados da Ingazeira para morar. Até há poucos dias respondia que "nem morto!" Agora, diante dos últimos acontecimentos e levando em conta a antipatia da resposta, imponho apenas 3 condições: 1) Que não mais existam pistoleiros disfarçados de motociclistas, 2) Que chegue ao fim essa politica de pastoril que atravanca o senso de civilidade das pessoas que partidariza tudo, até o carnaval. 3) Que eu possa voltar da mesma forma que parti, de trem.

Gilberto Carvalho Moura - IP 201.86.22.225 <gcmouraadv@yahoo.com.br>
Curitiba, PR Brasil - 3-fevereiro-2010 / 17:46:20
O conterrâneo Nazário (foto) escreve para o Jornal do Commercio dizendo da sua insatisfação com o caos reinante em Afogados da Ingazeira no tocante ao abuso sonoro.

Barulho

"Houve em Afogados da Ingazeira a festa "Arerê" com trio elétrico na Avenida Rio Branco. O show teve início às 22h, mas até 3h da madrugada o som era de arrebentar. Achando pouco, o trio saiu desfilando e “gritando” pelas ruas centrais incomodando a todos. Deveria haver limites tanto para os decibéis como para festas desse tipo começar e terminar e não ficar abusando dos moradores. Afinal, já era de madrugada, hora de dormir. Na próxima vez, as autoridades tomem providências."

Joaquim Nazário - Teresina - nazariodeazevedo@yahoo.com.br

Fernando Pires
Recife, PE Brasil - 3-fevereiro-2010 / 11:10:38

A SAUDADE DOS TEMPOS QUE VIAJARAM NO TREM
E NÃO VOLTARAM...


No momento estou às voltas com a preparação de uma defesa para um Júri, porém, não consegui resistir e deixar passar em branco essa relíquia que nos foi presenteada pelo Fernando Pires... sempre ele! A chegada do trem na estação...
Quanta lembrança nos vem e quanta saudade. Isso sem falar na estupidez dos governantes que se dobraram diante das multinacionais e sucatearam até acabar com a malha ferroviária do Nordeste. Enquanto na Europa se dá prioridade ao transporte de trem, aqui no Brasil, a opção é pelas carretas que danificam as estradas, encarecem os preços dos fretes e ceifam milhares de vidas humanas nas estradas esburacadas desse imenso Brasil.

Mas, no meu livro - Relembrações - faço referência ao trem e a festa que era sua chegada todas as manhãs e tardes, na estação. Lá no livro eu digo assim:
Afogados era uma festa todas as tardes, quando o trem chegava à estação. Era como uma obrigação que tínhamos: ir para a estação às 09 horas da manhã e às 05 horas da tarde; não perdíamos o “bigú” naquele trem que fazia parte do nosso mundo de fantasias.
Quando o monstro de ferro dava partida, cada um de nós escolhia uma porta e, ali pendurado, dava um passeio” até que o comboio aumentasse a velocidade, quando saltávamos. O desafio era para ver quem saltava mais distante. Foi numa dessas que diante da velocidade já avançada, dois de nós fomos saltar lá no “Costa”, correndo o risco de sermos esmagados pelas rodas do trem.

O pátio da estação fervilhava de gente: eram vendedores de cocadas, bolos de mandioca, tapioca, cafezinho, frutas sazonais, enfim, aquele formigueiro humano só dispersava, ao sinal de partida, quando o trem seguia para Serra Talhada para voltar no outro dia pela manhã, com destino ao Recife.

À espera dos eventuais passageiros, formavam fileira os Ford-29 de Toreba, de Iraclides (meu pai), José Panqueta (meu tio), de Augusto (sacristão) e outros mais. Havia ainda o ônibus de Jola (de Tabira) e outro ônibus, o de Toreba, que faziam linha regular para a cidade de Tabira.

Até logo que o trem das recordações já vai partir...

LUCIANO BEZERRA - IP 201.12.129.226
Afogados da Ingazeira, PE Brasil - 2-fevereiro-2010 / 20:22:37
Luce Pereira, em sua coluna Diário Urbano do Diário de Pernambuco desta terça-feira 2, ironizou o disciplinamento do trânsito em Afogados da Ingazeira.

"Moderna // A Prefeitura de Afogados da Ingazeira (Sertão) está exultante com o resultado da reunião do prefeito Totonho Valadares (PSB) com representantes do Detran. O advento do semáforo vai chegar à cidade - dois, mais precisamente, que serão instalados em ruas do centro como parte de um "esperado projeto de trânsito".

Fernando Pires
Recife, PE Brasil - 2-fevereiro-2010 / 17:00:48

Vitória popular na luta contra o caos sonoro

Ao ler a notícia de que as autoridades resolveram ouvir o clamor popular contra a bagunça sonora, não pude me conter e gritei “aleluia!” A emoção que senti é nada mais nada menos do que uma reação de alegria ao testemunhar a vitória do cidadão afogadense, numa reafirmação de que o poder é do povo, vem do povo e é delegado pelo povo aos políticos e administradores da coisa pública, que consequentemente são serventes da comunidade.

Nossos conterrâneos estão de parabéns por haverem gritado um ressonante “basta à bagunça sonora!”. A participação individual e coletiva do cidadão é fundamental para que tenhamos uma sociedade democrática, onde o cidadão é ouvido e as leis respeitadas. Considere o fato de que as leis já existem, mas, está evidente que ninguém estava interessado na sua execução. Porque será? É a pergunta.

Vamos continuar a pressionar os responsáveis pela administração pública a fazer com que as leis sejam respeitadas. Não é suficiente assinar papéis ou fazer declarações públicas, vamos nos manter alertas para ficarmos certos de que as leis serão cumpridas e preservadas. Agora, mais do nunca, está provado que “o preço da liberdade é a eterna vigilância”. Se ficarmos apenas resmungando ou apontando o dedo pra esse ou aquele, nada será resolvido e estaremos marcando passo vendo o tempo passar.

É necessário convencermos nossos conterrâneos de que num sistema democrático o Povo é o Patrão. O poder de eleger e remover representantes está em nossas mãos. Vamos nos manter informados para poder tomar uma decisão sábia quando elegemos nossos representantes. Está provado que esta página é um importante veículo para disseminar informações, nos mantendo atualizados no que ocorre de bom e de mal na nossa terra. Vamos, portanto, agradecer novamente ao Fernando por sua contribuição contínua de nos educar com os fatos.
Ao se encontrarem, os escoteiros usam a saudação “sempre alerta!” Ela é aplicável hoje e sempre , em todas as circunstâncias da nossa vida. Fiquemos, pois, de olhos abertos para garantirmos o bem estar comum, pois haverá muita luta pela frente.

Até breve!

Zeze de Moura <jojephd@yahoo.com>
Rosemead - Califórnia, CA USA - 1-fevereiro-2010 / 21:00:33

Fernando Pires
Recife, PE Brasil - 1-fevereiro-2010 / 17:21:36

As drogas matam

Hoje pela manhã surpreendi-me ao receber telefonema de um velho amigo. Infelizmente deu-me uma triste notícia: seu filho mais novo, recém admitido na Petrobrás, sofreu grave acidente de moto e veio a óbito. O que mais nos deixou perplexos foi que o resultado dos exames constatou que o jovem engenheiro tinha álcool e cocaína no organismo.

Nem todos entram nas drogas por problema familiar, revolta pessoal ou frustração na vida. A maioria, segundo pesquisas, é por simples curiosidade ou até mesmo influência de terceiros. Seria muito importante que todas as escolas, de primeiro e segundo graus, incluíssem em seus planejamentos pedagógicos palestras periódicas sobre os efeitos nocivos das drogas. E, sendo as drogas um problema de saúde, é obrigação dos órgãos competentes das três esferas, mostrarem à população como estão trabalhando esse assunto tão sério que, inclusive, representa uma ameaça para essa nova geração de jovens e adultos.

Segundo os especialistas, droga é toda substância que, introduzida no organismo, altera suas funções normais. Então, o álcool também é uma droga. E uma das mais antigas da humanidade. O Brasil é um dos campeões mundiais em acidentes de trânsito e, a maioria, em consequência do uso de bebida alcoólica. Existe um Projeto de Lei, parado na Câmara dos Deputados, alterando para 21 anos a idade mínima para obter o direito a carteira de habilitação. Países como a Finlândia, Noruega e Massachusetts (USA) restringiram a venda e a propaganda de bebidas alcoólicas e os índices de acidentes e agressões diminuíram significativamente.

Nos meus 54 anos descobri, dentre muitas coisas boas que a vida nos oferece, que se como alguns supõem que “beber é bom? NÃO BEBER É INCONTESTAVELMENTE MELHOR”. Faço esse relato porque vivi momentos terríveis quando estava no enganador e assimétrico caminho das bebidas. Consumi álcool dos 15 aos 49 anos de idade. Foram, portanto, 34 anos de pura ilusão e desgaste à saúde. Consegui sair dessa prisão psicológica e social, isso mesmo. Torna-se um caso de ordem mental e social. Mais saí. E, certamente, além da minha própria vontade, contei com a ajuda de meus familiares e, principalmente, do meu Senhor.

Alerto a todos os jovens que por ventura estejam sendo atraídos para esse terrível e enigmático caminho das drogas e das bebidas que, por mais difícil que seja a batalha, por mais longínquo que um sonho possa estar, por mais acidentada que seja a estrada, há sempre uma forma de se chegar à vitória. Todos nós temos capacidade, inteligência, força e muita fé em Deus. Apostem em suas vontades e vencerão... Descubram a felicidade que existe dentro de vocês e curtam a vida sem vícios nem drogas.

Carlos Moura Gomes - IP 200.167.138.3 <carlosmouragomes@yahoo.com.br>
Afogados da Ingazeira, PE Brasil - 30-janeiro-2010 / 18:23:56

Ministério Público edita recomendação sobre perturbação sonora

Depois da polêmica envolvendo a propagação de sons irregulares em Afogados da Ingazeira, o Ministério Público editou recomendação solicitando às Polícias Militar e Civil e Prefeitura Municipal o cumprimento da legislação vigente federal, estadual e municipal no tocante aos abusos registrados em Afogados da Ingazeira. A legislação estadual, por exemplo, determina que nenhum veículo poderá alterar o seu sistema de som sem autorização do DETRAN, estipulando multas pesadas e até apreensão do veículo.

Uma Lei municipal, do vereador Pedro Raimundo, foi sancionada em agosto de 2009 pelo executivo e delimita com base nas demais leis o número de decibéis permitidos para não afetar a população.

A RECOMENDAÇÃO do MP é assinada pelo promotor Lúcio Luiz de Almeida Neto e teve por base o número de reclamações dos abusos no entorno do Afogareta 2010. Medidas similares foram ou serão tomadas por outros promotores no Pajeú.
[Do nilljunior.com.br]

Fernando Pires
Recife, PE Brasil - 30-janeiro-2010 / 14:59:20

COMERCIANTE ASSASSINADO NO CENTRO DE TABIRA

Arnaldo Boscoly Dantas Pires, 35 anos, casado, proprietário da loja Arnaldo Calçados, foi assassinado as 20h50 de ontem em Tabira quando fazia um lanche em um quiosque na frente da Escola Pedro Pires Ferreira.

Dois homens pilotando uma moto Titan 150 efetuaram o disparo contra Arnaldo atingindo-o na cabeça. Os acusados dispararam ainda contra o jovem Érickson de 18 anos, que estava com Arnaldo, e ele foi ferido com um tiro na perna. Os desconhecidos que cometeram o crime conseguiram fugir.
[Anchieta Santos no programa Rádio Vivo da Rádio Pajeú]

Fernando Pires
Recife, PE Brasil - 30-janeiro-2010 / 10:29:35
"De tanto ver triunfar as nulidades,

de tanto ver prosperar a desonra,

de tanto ver crescer a injustiça,

de tanto ver agigantarem-se os poderes

nas mãos dos maus,

o homem chega a desanimar da virtude,

a rir-se da honra,

a ter vergonha de ser honesto".

Rui Barbosa

Fernando Pires
Recife, PE Brasil - 30-janeiro-2010 / 9:21:24
Atendendo solicitação do Júnior Sá, divulgamos a programação do ASA NO FREVO, a seguir:

NO SÁBADO 13/02 - CONCENTRAÇÃO A PARTIR DAS 12 HORAS NO VISUAL SELF-SERVICE,

ÀS 17h SAÍDA PELAS PRINCIPAIS RUAS, AO SOM DA ORQUESTRA "ANOS DOURADOS" DE CARNAÍBA, COM O DESFILE DO ZÉ PEREIRA.

DOMINGO 14/02 - CONCENTRAÇÃO NO CLUBE CAMPESTRE AFOGADENSE

SEGUNDA 15/02 - VISITAS A DIVERSOS BARES, CONCENTRAÇÃO NO "BAR DO PILÃO"

TERÇA 16/02 - CONCENTRAÇÃO NA AABB, COM A ORQUESTRA “ANOS DOURADOS”

PARTICIPE E ADQUIRA SUA CAMISA NOS PONTOS DE VENDAS CENTER-SOM, CAVALCANTI ESPORTES E RESTAURANTE O VISUAL

Contato: 087-9922.1913, 81-9953.0059

Fernando Pires
Recife, PE Brasil - 29-janeiro-2010 / 21:11:48
Ótimo!

Wesley Rodrigues Ramos - IP 187.12.45.202 <wesley.r.r@hotmail.com>
Água Branca, PB Brasil - 29-janeiro-2010 / 19:20:38

CARTA DE UM PAI AO FILHO

Amado Filho,

O dia em que este velho já não for o mesmo, tenha paciência e me compreenda.

Quando eu derramar comida sobre minha camisa e esquecer como amarrar meus sapatos, tenha paciência comigo e se lembre das horas que passei te ensinando a fazer as mesmas coisas.

Se quando conversa comigo, repito e repito as mesmas palavras e sabes de sobra como termina, não me interrompa e me escute. Quando era pequeno, para que dormisse, tive que contar-lhe milhares de vezes a mesma estória até que fechasse os olhinhos.

Quando estivermos reunidos e, sem querer, fizer minhas necessidades, não fique com vergonha e compreenda que não tenho a culpo disto, pois já não as posso controlar. Pensa quantas vezes quando menino, te ajudei e estive pacientemente a seu lado esperando que terminasse o que estava fazendo.

Não me reproves porque não queira tomar banho; não me chames a atenção por isto. Lembre-se dos momentos que te persegui e os mil pretextos que tive que inventar para tornar mais agradável o seu banho.

Quando me vejas inútil e ignorante na frente de todas as coisas tecnológicas que já não poderei entender, te suplico que me dê todo o tempo que seja necessário para não me machucar com o seu sorriso sarcástico. Lembre-se que fui eu quem te ensinou tantas coisas. Comer, se vestir e como enfrentar a vida tão bem com o faz, são produtos de meu esforço e perseverança.

Quando em algum momento, enquanto conversamos eu chegue a me esquecer do que estávamos falando, me dê todo o tempo que seja necessário até que eu me lembre, e se não posso fazê-lo não fique impaciente; talvez não fosse importante o que falava e a única coisa que queria era estar contigo e que me escutasse nesse momento.

Se alguma vez já não quero comer, não insistas. Sei quando posso e quando não devo.

Também compreenda que, com o tempo, já não tenho dentes para morder, nem gosto para sentir.

Quando minhas pernas falharem por estarem cansadas para andar, dá-me sua mão terna para me apoiar, como eu o fiz quando começou a caminhar com suas fracas perninhas.

Por último, quando algum dia me ouvir dizer que já não quero viver e só quero morrer, não te enfades. Algum dia, entenderás que isto não tem a ver com seu carinho ou o quanto te amei.

Trate de compreender que já não vivo, senão que sobrevivo, e isto não é viver.

Sempre quis o melhor para você e preparei os caminhos que deve percorrer.

Então pense que com este passo que me adianto a dar, estarei construindo para você outra rota em outro tempo, porém sempre contigo.

Não se sinta triste, enojado ou impotente por me ver assim. Dá-me seu coração, compreenda-me e me apóie como o fiz quando começaste a viver.

Da mesma maneira que te acompanhei em seu caminho, te peço que me acompanhe para terminar o meu. Dê-me amor e paciência, que te devolverei gratidão e sorrisos com o imenso amor que tenho por você.

Atenciosamente,
Teu Velho

[Autor: Levi da Silva Barreto]

Fernando Pires
Recife, PE Brasil - 29-janeiro-2010 / 10:10:08
Olá sr. Fernando Pires, tudo bem? Obrigado por ter explicado ao sr. Zeze Moura sobre meu site. E quem quiser entrar para ter uma ideia do trabalho que faço em Portugal, fique à vontade... Não esquecendo de que sou de Afogados da Ingazeira, filho de ZIL DA TOCA DA CODORNA E DE EDIT. Tenho muito orgulho de ser filho deles... AMO VCS MEUS PAIS!

Alexandre Jose de Oliveira Silva - IP 85.247.43.147 <chefe_alex@hotmail.com>
Lisboa, PT Portugal - 28-janeiro-2010 / 20:31:58
Gostaria aqui de parabenizar o Luciano Bezerra pelo extraordinário relato que fez em pequenos detalhes sobre cada um dos Aposentados na foto que o Fernando Pires exibiu abaixo.

Realmente, não conheço pessoalmente o Luciano, mas desde já aceite os meus cumprimentos pela excelente ideia de comentar sobre cada uma das figuras lendárias, com uma riqueza de detalhes impressionante, cujas pessoas tiveram e têm grande contribuição na cidade, quer no campo médico, quer jurídico, quer no comércio, quer na política, etc.. para a nossa Afogados da Ingazeira.
Para concluir, passo, a partir desta data, a admirar a memória extraordinária que o Luciano Bezerra possui e que DEUS lhe dê saúde e longa vida para enviar sempre suas crônicas, comentários, reportagens, passando para o mundo, via internet, o que Afogados tem de bom para seus filhos, conterrâneos, amigos e simpatizantes dessa metrópole Sertaneja.
Deixo aqui, também, minha admiração pelos colegas que aqui (mais) escrevem como: ADHEMAR RAFAEL, ZEZÉ DE MOURA, LUIZA MARTINS, NILL JUNIOR, ITAMAR LOPES, ELVIRA DE SIQUEIRA, GILBERTO C. MOURA, BOIBA, entre outros.
Saudações afogadenses !!!

Manoel Antonio Martins de Moura - IP 187.78.169.7 <martinsmoura@hotmail.com>
Recife-PE, PE Brasil - 26-janeiro-2010 / 23:44:32

SAUDEMOS A TURMA DO PIJAMA
E DO CHINELÃO...


A pujante e indomável Cachoeira de Paulo Afonso é cantada em versos pelo Rei do Baião, Luiz Lua Gonzaga, citando Delmiro Gouveia, Apolônio Sales, Eurico Gaspar Dutra e Getúlio Vargas.
No nosso caso, o “garimpeiro” Fernando Pires mergulhou a “bateia” e foi buscar no caudaloso rio de valores afogadenses as pepitas preciosas que contribuíam, cada um no seu segmento, para a formação dessa comunidade que tem muito a agradecer pelos relevantes serviços que prestaram às gerações posteriores.

Encabeçando a lista vemos o Zé de Góes, hoje um autêntico “bon vivant”, que preside as sessões do “Senadinho”, que se reúne todas as noites, ao lado da Catedral, onde são repassadas as notícias de destaque do dia. O Zé de Goes e seus parceiros de “senadinho” revivem as mesmas reuniões que aconteciam, na década de 60, na Praça Joaquim Nabuco, lá em Recife, para onde acorriam, todas as noites, impreterivelmente, os afogadenses residentes na capital e aqueles que estavam em trânsito, que levavam e traziam notícias dos filhos distantes. [Leia mais]

Luciano Bezerra - IP 201.12.129.226
Afogados da Ingazeira, PE Brasil - 26-janeiro-2010 / 15:43:56
Amigos Fernando e Luciano,

As figuras ilustres citadas no texto de Fernando, sobre o dia do aposentado, remeteram minha lembrança para o aprendizado que tive com algumas delas. Valeu, meu amigo.

Luciano, nem tudo está perdido. Vi pela TV BRasil o Programa Somnarural, gravado com Maciel Melo na Praça Arruda Câmara. Além da boa música tive oportunidade de rever as ruas de Iguaraci, onde caminhei com o próprio Maciel nos anos 70; Zeto e Antônio Marinho Neto, falando sobre São José do Egito; uma reportagem sobre a Escola de Música de Carnaíba e entre os presentes identificar Agripino e Celso Brandão. Saiba meu irmão o forró de Maciel tira todo "grude" das músicas fora do "nosso" padrão. Um grande abraço.

Ademar Rafael Ferreira - IP 189.82.101.211 <aehrasa@ig.com.br>
Belém, PA Brasil - 25-janeiro-2010 / 19:19:57

Descoberta arqueológica para obra no rio São Francisco em Pernambuco

Um sítio arqueológico com fragmentos cerâmicos e gravuras rupestres foi encontrado em um canteiro de obras da transposição das águas do rio São Francisco, em Custódia (que fica a 350 km de Recife).
Os vestígios, que podem ter 9.000 anos, foram achados em uma região de caatinga conhecida por Lage das Onças, no lote 10 da obra, a 40 km da cidade.

A descoberta surpreendeu especialistas também por sua conexão com outra região brasileira, esta na Paraíba, onde há pegadas de dinossauros. A área em Pernambuco abriga ainda ruínas de um engenho e até cartuchos de fuzil que podem ter ligação com o cangaço.
As gravuras, talhadas em pedra, não se assemelham à forma humana ou animal. Segundo os arqueólogos, os desenhos são de "grafismos puros", que nada representam da vida real.
Os fragmentos cerâmicos foram encontrados a aproximadamente cem metros de distância das gravuras, no exato local onde passará o canal do eixo leste da transposição.

A descoberta paralisou os trabalhos de terraplenagem numa área de aproximadamente 20 mil metros quadrados. Os tratores se afastaram e todo o trabalho precisou ser suspenso para que os arqueólogos pudessem resgatar as peças e iniciar o trabalho de avaliação do valor histórico do sítio e dos vestígios encontrados.
Segundo o Ministério da Integração Nacional, após o recolhimento dos fragmentos, a passagem das máquinas pelo local será retomada. Esse trabalho será monitorado pelos pesquisadores, para evitar que eventuais vestígios não recolhidos sejam destruídos --é um trabalho de monitoramento que pode levar vários meses.

O sítio de gravuras rupestres não será afetado pela obra, dizem os arqueólogos. As pedras --algumas com desenhos em forma de pequenos quadrados e com graduações cromáticas-- estão localizadas fora do eixo, no curso de um riacho não perene, sobre o paredão de uma pequena queda d'água que se forma em tempos de chuva.
Recomendada no Rima (Relatório de Impacto Ambiental) e patrocinada pelo ministério, a prospecção arqueológica abrange os dois eixos da transposição, os canais leste e norte.
Na primeira fase da pesquisa, que está acontecendo paralelamente à obra, um grupo de arqueólogos ligados à Univasf (Universidade Federal do Vale do São Francisco) já notificou cerca de 80 possíveis achados históricos e pré-históricos.

Além dos fragmentos cerâmicos e das gravuras rupestres, eles encontraram objetos e estruturas que remontariam ao período de atividade dos cangaceiros, como as ruínas de um antigo engenho e cartuchos de fuzil datados de 1912 a 1915.
As descobertas foram mapeadas, fotografadas, catalogadas e, quando possível, recolhidas, num processo conhecido como "salvamento".

Em fevereiro, uma nova equipe de especialistas, do Instituto Nacional de Arqueologia, Paleontologia e Ambiente do Semiárido do Nordeste, assumirá o trabalho de prospecção de toda a área do sítio arqueológico. Os vestígios já encontrados serão estudados.
"É uma oportunidade única de pesquisarmos a mais importante rota do Brasil em paleontologia", disse a coordenadora do instituto, a arqueóloga francesa Anne-Marie Pessis.

Segundo ela, a região tem conexão --apresenta as mesma condição de clima e solo-- com o chamado vale dos dinossauros, localizado em Sousa, município paraibano conhecido por suas inúmeras trilhas de pegadas fossilizadas de animais pré-históricos.
O Ministério da Integração Nacional afirma que os sítios serão preservados.
[FÁBIO GUIBU - da Agência Folha (de São Paulo), em Custódia (PE)]

Fernando Pires
Recife, PE Brasil - 25-janeiro-2010 / 18:12:24
CAMISAS DO CARNAVAL DA PAJEÚ. COMPRE A SUA!

Já estão à venda as camisas da Cobertura do Carnaval 2010 da Rádio Pajeú. Por apenas R$ 20,00 você participa do bloco e acompanha mais de perto a cobertura do Carnaval no Ritmo de Pernambuco!

Reserve agora a sua pelo (87) 3838-2790 ou pelo email superpajeu@hotmail.com.

Não se esqueça de deixar fone de contato e indicar o tamanho entre “M”, “G” ou GG

Fernando Pires
Recife, PE Brasil - 25-janeiro-2010 / 18:10:15
TENHO UM GRANDE AMIGO DA FAMÍLIA QUE NASCEU E RESIDE AÍ EM AFOGADOS - É EXPEDITO PEREIRA CAMPOS, COM 62 ANOS - QUE TRABALHA NA ANVISA. GOSTARIA QUE ELE PERTENCESSE A ESSA GALERIA PORQUE AQUI NO RIO DE JANEIRO É ELE QUEM MAIS DIVULGA ESSE MUNICÍPIO. E APRENDI A GOSTAR POR CAUSA DELE. EM BREVE IREI VISITAR A CIDADE.
COMO FAÇO PARA ENVIAR A FOTO DELE PARA A GALERIA?

Diego Louzada - IP 187.16.158.246 <diegolouzada12@hotmail.com>
Rio de Janeiro, RJ Brasil - 25-janeiro-2010 / 15:48:14

Hoje, 26 de janeiro, se homenageia O CARTEIRO

Reeditamos a homenagem que o nosso amigo Ademar Rafael prestou a esses profissionais em 25 de janeiro de 2002.
”Não há palavra que afira a importância dos seus serviços em um país continental como o nosso e com cidades desenhadas sem critérios urbanísticos.
Para falar sobre os desafios que o carteiro enfrenta em seu labor, carecia utilizar várias laudas. Citemos, no entanto, as três mais frequentes: Intempéries da natureza, Cães, e Mau humor das pessoas.
Quem de nós não recebeu uma grande notícia por meio de um carteiro? Ele, em conjunto com o Rádio, foi o maior divulgador dos acontecimentos no seio das famílias e pelo mundo afora. O rádio e a televisão sufocaram. O carteiro por nada é sufocado.

Com o advento da internet muitos pregaram o fim da atividade, diziam os apressados: Tudo agora será virtual e em tempo real. O tempo, porém, provou o contrário. São eles os entregadores das compras realizadas através da rede. No entanto, eles, como a grande massa trabalhadora do Brasil, recebem muito pouco pelo que realizam.
Os que mandam cartões para seus eleitores – à custa do erário público – não incluem os carteiros nos debates travados em nossas casas legislativas, sobre salários.

Demos um sorriso ou um simples cumprimento “humano” aos únicos brasileiros que honram a camisa “amarela” que vestem.”

Fernando Pires
Recife, PE Brasil - 25-janeiro-2010 / 9:16:35

A BABEL DO STRESS

Afogados da Ingazeira viveu nesse início de ano dois grandes eventos: o ARERÊ e, por último, o Encontro de Motociclistas. É indispensável ressaltar a importância de tais empreendimentos, do ponto de vista financeiro. Ambos trazem divisas para a cidade, movimentam hotéis, bares, o comércio em geral. Por outro lado levam a cidade, na lembrança dos participantes, para os mais distantes lugares. Isso é bom, aliás, é ótimo.
Ditos eventos, todavia, que crescem a cada ano, demonstraram, inequivocamente, que a Avenida Rio Branco já não comporta o volume de público que se concentra durante os dias de suas realizações. Não se pode exigir que o som seja baixo, ou que não se toque música. É contrariar a lógica e a própria essência daquelas manifestações. Por outro lado, não se pode usurpar o direito que têm as pessoas de dormir tranquilamente; isso sem falar que não só a Avenida Rio Branco, mas as ruas adjacentes, também, se transformaram em sanitários. A fedentina é uma só. Diga-se, a bem da verdade, que sanitários químicos foram instalados, mas existem aqueles que optam pela lei do menor esforço e, com isso, urinam na primeira árvore, na primeira porta que encontrar.[Leia mais]

Luciano Bezerra - IP 201.12.129.226 <lucianocamposbezerra@hotmail.com>
Afogados da Ingazeira, PE Brasil - 25-janeiro-2010 / 6:37:46

SALVE O DIA NACIONAL DO APOSENTADO – 24 DE JANEIRO

Homenageamos a todos os aposentados afogadenses através dos retratados nesta galeria:
José de Góes, Ione Góes Barros, Izaias Almeida, Dr. Hermes Canto, Genedy Magalhães, Aniceto Elias de Brito, Carmélia Marques, Sílvio Cruz, dr. Raul Cajueiro, Terezinha Canto, Luizinho Bezerra, João Olegário Marques, Coió, Andrelino Lucas, Gastão Cerquinha, Edvaldo Xavier de Albuquerque, dr. Aloísio Arruda, Sebas, Ivone Goes Arruda, Maria José Martins Brito, José Batista do Nascimento, Zezito Moura, João Morais de Almeida, Severino Oliveira, Antonio Dondon, Francisco Guimarães Neto,dr. José Humberto, Vicente de Paulo Cesar Veras

E, homenageando-os selecionamos algumas frases de aposentados ilustres:

*Nossa vida, livre de obrigações públicas, encontra palavras em árvores, livros em riachos, sermões nas pedras, e o bem em todas as coisas.
Willian Shakespeare, 1564-1616, dramaturgo inglês.

*Não pense em se retirar do mundo até que o mundo lamente sua retirada. Detesto quando um sujeito por orgulho, covardia ou preguiça, se recolhe a um canto e se limita a ficar sentado e resmungar. Que venha para fora e comece a ladrar, como eu.
Samuel Johson, 1709-1784, escritor inglês.

*Os homens e mulheres que se aproximam da aposentadoria deveriam ser reciclados para o trabalho social, e suas empresas deveriam pagar a conta. Não podemos mais afastar gente como se fosse refugo.
Maggie Kuhn, 1905-1990 escritora americana e ativista social.

*Eu tenho compromissos para toda a vida e pretendo cumpri-los. Espero morrer aos 110 anos, baleado por um marido ciumento.
Thurgood Marshall, 1908-1993, juiz americano.

*Nada sinto além da maldita felicidade que tem a vida inteira: a felicidade que vem enquanto a vida vai, a felicidade de ceder e sonhar em vez de resistir e fazer, a doçura da fruta que já amadureceu.
George Bernard Shaw, escritor irlandês.


A vida dos aposentados [alguns já idosos] seria bem melhor se tivéssemos algumas autoridades que, agindo com seriedade, cumprissem e fizessem cumprir as leis, não permitindo, entre outros, a falta de respeito com os idosos, como o que ocorre em Afogados da Ingazeira..

Fernando Pires
Recife, PE Brasil - 24-janeiro-2010 / 16:04:36
[Anterior] [Próximo]

Volta

Livro de Visitas desenvolvido pela Lemon Networks


5714